Projeto de Pesquisa

Bolsa de Inicia��o Cient�fica CNPq

 

Pluralismo Religioso na M�dia Eletr�nica

 

 

Pesquisadora Respons�vel:

Profa. Dra. Eliane Hojaij Gouveia

N�cleo de Pesquisa Religi�o e Sociedade - Nures

 

Alunas:

         Rita de C�ssia  A. Barbosa- Bolsista Pibic / PUC-SP/ CNPq

         Luana Ter� Rangel - Bolsista � Pibic / PUC-SP / CNPq

 

Este projeto de pesquisa � resultado de uma produ��o coletiva de professores de Gradua��o e P�s Gradua��o, mestrandos e doutorandos, que fazem parte da Linha de Pesquisa: Estudo das Institui��es e agentes institucionais, tanto sob o prisma de sua estrutura, organiza��o e ideologias espec�ficas como de sua interconex�o com a din�mica das classes sociais, do Estado e das pr�ticas culturais e, do N�cleo de Estudos e Pesquisa Religi�o e Sociedade (Nures)  do Programa de Estudos P�s-Graduados em Ci�ncias Sociais da Pontif�cia Universidade Cat�lica de S�o Paulo.

Fazem parte, do grupo de pesquisadores participantes do presente projeto: a Profa. Dra. Eliane Hojaij Gouveia, L�der do Grupo de Pesquisa e professora da Faculdade de Ci�ncias Sociais e da P�s-Gradua��o em Ci�ncias Sociais da PUC-SP; o Prof. Dr. Luis Mauro S� Martino, da Faculdade C�sper L�bero; Profa. Dra. Leila Marrach Albuquerque da Unesp - Rio Claro;   dois mestrandos do Programa de P�s Gradua��o em Ci�ncias Sociais.

Nosso objeto � a programa��o televisiva e os sites cat�licos e os sites recentemente criados pelas Comunidade do Santo Daime, de cuja origem  emana, aparentemente, da vertente do catolicismo popular de perfil marianista.

Tal compara��o tem por objetivo relacionar a presen�a da religi�o em novos meios de comunica��o de massa a um poss�vel impacto de tais programas televisivo-religiosos  nas atuais maneiras de formata��o de identidades religiosas, na sociedade brasileira. Para tanto, as programa��es   em canais abertos e a cabo e internet, ser�o monitoradas com o intuito de buscar diferen�as e semelhan�as no g�nero dos programas.

A pesquisa visa responder a dos questionamentos principais. O primeiro �: quais os impactos da programa��o televisiva e da linguagem virtual na forma��o da identidade e do sentido de perten�a religiosa?  O segundo �: qual trajet�ria dos fi�is e das respectivas Igrejas no atual campo religioso paulista.

Quais as transforma��es significativas, tempor�rias ou permanentes na vida das pessoas, ocasionadas pela convers�o, por meio, da experi�ncia religiosa n�o presencial; que tipo de altera��es no perfil religioso contempor�neo, em virtude do mundo virtual.

O estudo cria a oportunidade para que os Professores Pesquisadores do Nures os alunos de Inicia��o Cient�fica possam dar continuidade ao movimento de investiga��o da nova realidade religiosa virtual que movimenta o mundo contempor�neo.

No Brasil, o televangelismo chega tarde. Quando comparamos a instala��o do televangelismo brasileiro com pa�ses como os Estados Unidos, Europa e, alguns pa�ses da Am�rica Latina percebem uma hist�ria de resist�ncias e de conservadorismos, presente na sociedade brasileira, que tende a dificultar a ades�o da popula��o aos novos modelos de comunica��o dos servi�os da f�. Identificou-se, tamb�m, ser pequeno o n�mero de estudos desenvolvido sobre tal fen�meno. Al�m disso, as pesquisas existentes prendem-se as especificidades de um ou de outro, programa televisivo ou a forma��o das redes de canal aberto ou, ainda apenas sinalizam para a quest�o da Internet. (Gouveia, 1998)

Assim sendo, a investiga��o proposta dever� constitui-se possibilidade de agregar valor aos conhecimentos j� existentes de forma a reavaliar resultados de pesquisas j� realizadas.