Edição Ano 6 - Número 14 - Janeiro / Abril 2010

 

Religião: questões de fronteira

 

 

Lee Marsden - University of East Anglia/UK
 
Na palestra de abertura do Encontro "Religião: Questões de Fronteira", Lee Marsden, da Universidade de East Anglia, explica como elementos religiosos se articulam com forças políticas nos Estados Unidos e como isso interfere na interpretação que os americanos tem de si mesmos e de seu posicionamento no mundo como algo mais do que uma nação entre outras



Migrações islâmicas após o 11 de setembro

Silas do Carmo Delfino - PUC/MG
 
Os fluxos migratórios contemporâneos constituem um desafio para os governos no que se refere à adoção de políticas de imigração organizadas. Após os atentados terroristas de 11 de setembro de 2001, os governos dos EUA e da União Européia adotaram políticas neste sentido. O Objetivo deste trabalho consiste em verificar o que aconteceu com as migrações islâmicas para os EUA na primeira década do século XXI. 

Fé, Ciência e Ética: Uma discussão sobre células-tronco do ponto de vista do Espiritismo
Luzia Márcia Resende Silva / Ana Cecília Moreira Elias - Universidade Federal de Goiás
 

O objetivo deste artigo não é discorrer sobre a interferência das instituições religiosas no poder do Estado e avanço ou não da Ciência. Almeja, sim, compreender o posicionamento ético, em especial do Espiritismo codificado por Alan Kardec, sobre o uso de células – tronco. Sendo o motivo da elaboração desta pesquisa o fato que esta doutrina posiciona-se como filosofia, ciência (positivista) e religião (cristã) unificadas, indagamos como reagiram seus integrantes, perante a delicada situação, já que uso de tais células é condenado pelas outras matrizes religiosas cristãs, em especial a igreja católica; além disso, como ficaria a posição cientifica, já que os mesmo seguem o conceito tradicional de ciência.



O dado e o construído: Esboço de uma teoria da religião entre os Kalankó
Alexandre Herbetta / PUC-SP

Os Kalankó são descendentes de um dos povos que viveram no aldeamento de Brejo dos Padres/Pe. Neste cenário, deu-se também a emergência de uma forma de catolicismo popular particular, que acabou sendo operadora central deste universo cultural. Hoje, os Kalankó parecem viver em constante relação de contraste com esse catolicismo. Este texto apresenta um esboço da teoria da religião entre eles, analisando aspectos de seu campo e sistema religiosos, essenciais para entendermos o processo de invenção da realidade lá.


Comunidade Ucraniana: Suas Fronteiras Étnicas e a Religião
Sandra Mara Tenchena / PUC-SP

Max Weber (1999), ao discutir as relações comunitárias étnicas, conceitua a etnicidade como algo que ultrapassa a idéia de cultura ou raça. O autor aponta para o fato de não ser conveniente procurar na posse de traços fixos a fonte da etnicidade. O conceito abordado pelo autor se mostra muito útil na investigação para a compreensão da comunidade ucraniana no Brasil, que está localizada na cidade de Prudentópolis/Pr, onde se vale de certas características para marcar sua singularidade. Nossa analise se volta para averiguar, além de outras, se essa singularidade tem sua origem num fenômeno de identidade étnica.


 


 

 

Em busca de
uma identidade

Luis Mauro Sá Martino

 

mostra caminhos e dimensões da Igreja Anglicana além da Inglaterra







Para ler os artigos é necessário instalar o AdobeReader

Clique para fazer o download gratuito