PROCESSO
Inicialmente cada um de vocês deverá assistir ao vídeo
que irá prepará-los para a tarefa.
Em seguida, discutam entre vocês se estão conscientes
sobre o que se pode
fazer com o lixo de forma a contribuir
para a preservação do meio ambiente.
Escolha um dos quadros abaixo para sua tarefa individual.
É importante, para o sucesso de seu grupo, que você cumpra sua missão da melhor forma possível. Boa sorte!
Agenda 21 |
Os 3 R's |
Destino do Lixo |
Vamos agora para os próximos passos:
Trabalhando em grupo e com o informações já obtidas,
tentem responder às questões abaixo.
Observem que vocês poderão aproveitar as respostas na construção de seu folheto!Qual fato ou notícia sobre danos causados pelo lixo ao ambiente você achou mais impressionante?
Que tipo de material causa maior dano à natureza?
Que tipo de material reciclável pode ser melhor aproveitado?
Que objetos podem ser construídos com material reciclável?
http://www.mimospresentes.com.br/reciclad.htm
Que materiais foram utilizados para estes objetos?
Os órgãos públicos estão colaborando para preservar a natureza?
Cada um de vocês deve ter preferência por um tipo de produto
para ser construído. Discutam entre si e decidam qual produto desejam fazer. Levem em consideração as facilidades para se obter o material, para seu transporte, para seu tratamento, assim como a importância desta escolha para a preservação da natureza.
Escolham o material que o grupo poderia utilizar para construir
um utensílio doméstico. Por que foi feita esta escolha?
Obtenham a aprovação do professor e consulte-o sobre apossibilidade de experimentar a construção do produto na sua escola.
O próximo passo será estudar o critério de avaliação.
Estejam certos de que estão atendendo aos itens especificados.
Descrevam o processo de fabricação de seu produto.
Elaborem o folheto.Se foi construido um produto semelhante
a algum produto já existente, incluam no folheto referências aos sites onde se encontra a idéia original.
Revejam o critério de avaliação para verificar todos os
aspectos do folheto.