Uma arqueologia da ciberliteratura e da cibercrítica. Estudo sobre as antecipações vanguardistas da literatura e da crítica ultra-contemporâneas
Profa. Dra. Leda Tenório da Motta
Pesquisador do CNPq Nível 2
Projeto realizado no quadro de uma Bolsa de Produtividade em Pesquisa do CNPQ para o período de 2008/ 2011
Título do Projeto: “Uma arqueologia da ciberliteratura e da cibercrítica. Estudo sobre as antecipações vanguardistas da literatura e da crítica ultra-contemporâneas”
RESUMO
Na intersecção entre as comunicações e as artes, o projeto enfoca as experimentações textuais que se realizam hoje no computador, sob muitas denominações, dentre as quais preferiu-se a denominação mais geral “ciberliteratura”. Busca não apenas descrever a variedade dessas práticas, ainda não devidamente mapeadas, nem profundamente criticadas, mas fornecer subsídios para tal tomada crítica, referindo-as à tradição, e tomando como parâmetro as vanguardas históricas e suas escrituras já híbridas e randômicas. Em paralelo, investiga o florescimento atual das revistas literárias eletrônicas e o impositivo surgimento de uma cibercrítica, que nos chega no declínio da crítica jornalística de qualidade. O trabalho ampara-se na fartura de estudos em torno da cultura das novas mídias e nas histórias do texto, do livro, dos leitores e da leitura. Faz-se ênfase naquelas que estabelecem pontes entre a imprensa _ não apenas no sentido gutenbergüiano _ e a internet. Outra vertente teórica são as histórias e estudos da crítica, inclusive cultural, na diferença de seus paradigmas.
Palavras Chave
Cibercultura Ciberliteratura Cibercrítica Vanguardas