CURSO DE C

 

Declaração e Inicialização de Variáveis

As variáveis no C devem ser declaradas antes de serem usadas. A forma geral da declaração de variáveis é:

 tipo_da_variável lista_de_variáveis;

 As variáveis da lista de variáveis terão todas o mesmo tipo e deverão ser separadas por vírgula. Como o tipo default do C é o int, quando vamos declarar variáveis int com algum dos modificadores de tipo, basta colocar o nome do modificador de tipo. Assim um long basta para declarar um long int.

Por exemplo, as declarações

                char ch, letra;
                long count;
                float pi;

declaram duas variáveis do tipo char (ch e letra), uma variavel long int (count) e um float pi.

 Há três lugares nos quais podemos declarar variáveis. O primeiro é fora de todas as funções do programa. Estas variáveis são chamadas variáveis globais e podem ser usadas a partir de qualquer lugar no programa. Pode-se dizer que, como elas estão fora de todas as funções, todas as funções as vêem. O segundo lugar no qual se pode declarar variáveis é no início de um bloco de código. Estas variáveis são chamadas locais e só têm validade dentro do bloco no qual são declaradas, isto é, só a função à qual ela pertence sabe da existência desta variável, dentro do bloco no qual foram declaradas.  O terceiro lugar onde se pode declarar variáveis é na lista de parâmetros de uma função. Mais uma vez, apesar de estas variáveis receberem valores externos, estas variáveis são conhecidas apenas pela função onde são declaradas.

Veja o programa abaixo:

                #include <stdio.h>
                int contador;
                int func1(int j) {
                ...
                }
                int main()
                {
                  char condicao;
                  int i;
                  for (i=0; ...) 
                  {              /* Bloco do for */
                    float f2;
                    ...
                    func1(i);
                  }  
                  ...  
		  return(0);
                }

 

A variável contador e uma variável global, e é acessível de qualquer parte do programa. As variáveis condição  e i, só existem dentro de main(), isto é são variáveis locais de main. A variável float f2 é um exemplo de uma variável de bloco, isto é, ela somente é conhecida dentro do bloco do for, pertencente à função main. A variável inteira j é um exemplo de declaração na lista de parâmetros de uma função (a função func1).

 As regras que regem onde uma variável é válida chamam-se regras de escopo da variável. Há mais dois detalhes que devem ser ressaltados. Duas variáveis globais não podem ter o mesmo nome. O mesmo vale para duas variáveis locais de uma mesma função. Já duas variáveis locais, de funções diferentes, podem ter o mesmo nome sem perigo algum de conflito.

 Podemos inicializar variáveis no momento de sua declaração. Para fazer isto podemos usar a forma geral

 tipo_da_variável nome_da_variável = constante;

 Isto é importante pois quando o C cria uma variável ele não a inicializa. Isto significa que até que um primeiro valor seja atribuído à nova variável ela tem um valor indefinido e que não pode ser utilizado para nada. Nunca presuma que uma variável declarada vale zero ou qualquer outro valor. Exemplos de inicialização são dados abaixo:

 

                char ch='D';
                int count=0;
                float pi=3.141;

 


AUTO AVALIAÇÃO

Veja como você está:

Escreva um programa que declare uma variável inteira global e atribua o valor 10 a ela. Declare outras 5 variáveis inteiras locais ao programa principal e atribua os valores 20, 30, ..., 60 a elas. Declare 6 variáveis caracteres e atribua a elas as letras c, o, e, l, h, o . Finalmente, o programa deverá imprimir, usando todas as variaveis declaradas:

As variaveis inteiras contem os numeros: 10,20,30,40,50,60

O animal contido nas variaveis caracteres e o coelho


Página Anterior Índice da Aula Próxima Página


Curso de C do CPDEE/UFMG - 1996 - 1999