CURSO DE C
O comando return tem a seguinte forma geral:
return valor_de_retorno; ou return;
Digamos que uma função está sendo executada. Quando se chega a uma declaração return a função é encerrada imediatamente e, se o valor de retorno é informado, a função retorna este valor. É importante lembrar que o valor de retorno fornecido tem que ser compatível com o tipo de retorno declarado para a função.
Uma função pode ter mais de uma declaração return. Isto se torna claro quando pensamos que a função é terminada quando o programa chega à primeira declaração return. Abaixo estão dois exemplos de uso do return:
#include <stdio.h> int Square (int a) { return (a*a); } int main () { int num; printf ("Entre com um numero: "); scanf ("%d",&num); num=Square(num); printf ("\n\nO seu quadrado vale: %d\n",num); return 0; } #include <stdio.h> int EPar (int a) { if (a%2) /* Verifica se a e divisivel por dois */ return 0; /* Retorna 0 se nao for divisivel */ else return 1; /* Retorna 1 se for divisivel */ } int main () { int num; printf ("Entre com numero: "); scanf ("%d",&num); if (EPar(num)) printf ("\n\nO numero e par.\n"); else printf ("\n\nO numero e impar.\n"); return 0; }
É importante notar que, como as funções retornam valores, podemos aproveitá-los para fazer atribuições, ou mesmo para que estes valores participem de expressões. Mas não podemos fazer:
func(a,b)=x; /* Errado! */
No segundo exemplo vemos o uso de mais de um return em uma função.
Fato importante: se uma função retorna um valor você não precisa aproveitar este valor. Se você não fizer nada com o valor de retorno de uma função ele será descartado. Por exemplo, a função printf() retorna um inteiro que nós nunca usamos para nada. Ele é descartado.
AUTO AVALIAÇÃO
Veja como você está. Escreva a função 'EDivisivel(int a, int b)' (tome como base EPar(int a)). A função deverá retornar 1 se o resto da divisão de a por b for zero. Caso contrário, a função deverá retornar zero.
Curso de C do CPDEE/UFMG - 1996 - 1999