CURSO DE C
Já vimos que, na linguagem C, quando chamamos uma função os parâmetros formais da função copiam os valores dos parâmetros que são passados para a função. Isto quer dizer que não são alterados os valores que os parâmetros têm fora da função. Este tipo de chamada de função é denominado chamada por valor. Isto ocorre porque são passados para a função apenas os valores dos parâmetros e não os próprios parâmetros. Veja o exemplo abaixo:
#include <stdio.h> float sqr (float num); void main () { float num,sq; printf ("Entre com um numero: "); scanf ("%f",&num); sq=sqr(num); printf ("\n\nO numero original e: %f\n",num); printf ("O seu quadrado vale: %f\n",sq); } float sqr (float num) { num=num*num; return num; }
No exemplo acima o parâmetro formal num da função sqr() sofre alterações dentro da função, mas a variável num da função main() permanece inalterada: é uma chamada por valor.
Outro tipo de passagem de parâmetros para uma função ocorre quando alterações nos parâmetros formais, dentro da função, alteram os valores dos parâmetros que foram passados para a função. Este tipo de chamada de função tem o nome de "chamada por referência". Este nome vem do fato de que, neste tipo de chamada, não se passa para a função os valores das variáveis, mas sim suas referências (a função usa as referências para alterar os valores das variáveis fora da função).
O C só faz chamadas por valor. Isto é bom quando queremos usar os parâmetros formais à vontade dentro da função, sem termos que nos preocupar em estar alterando os valores dos parâmetros que foram passados para a função. Mas isto também pode ser ruim às vezes, porque podemos querer mudar os valores dos parâmetros fora da função também. O C++ tem um recurso que permite ao programador fazer chamadas por referência. Há entretanto, no C, um recurso de programação que podemos usar para simular uma chamada por referência.
Quando queremos alterar as variáveis que são passadas para uma função, nós podemos declarar seus parâmetros formais como sendo ponteiros. Os ponteiros são a "referência" que precisamos para poder alterar a variável fora da função. O único inconveniente é que, quando usarmos a função, teremos de lembrar de colocar um & na frente das variáveis que estivermos passando para a função. Veja um exemplo:
#include <stdio.h> void Swap (int *a,int *b); void main (void) { int num1,num2; num1=100; num2=200; Swap (&num1,&num2); printf ("\n\nEles agora valem %d %d\n",num1,num2); } void Swap (int *a,int *b) { int temp; temp=*a; *a=*b; *b=temp; }
Não é muito difícil. O que está acontecendo é que passamos para a função Swap o endereço das variáveis num1 e num2. Estes endereços são copiados nos ponteiros a e b. Através do operador * estamos acessando o conteúdo apontado pelos ponteiros e modificando-o. Mas, quem é este conteúdo? Nada mais que os valores armazenados em num1 e num2, que, portanto, estão sendo modificados!
Espere um momento... será que nós já não vimos esta estória de chamar uma função
com as variáveis precedidas de &? Já! É assim que nós chamamos a função scanf().
Mas porquê? Vamos pensar um pouco. A função scanf() usa chamada por referência
porque ela precisa alterar as variáveis que passamos para ela! Não é para isto mesmo
que ela é feita? Ela lê variáveis para nós e portanto precisa alterar seus valores.
Por isto passamos para a função o endereço da variável a ser modificada!
AUTO AVALIAÇÃO
Veja como você está:
Escreva uma função que receba duas variáveis inteiras e
"zere" o valor das variáveis. Use o que você aprendeu nesta página para
fazer a implementação
Curso de C do CPDEE/UFMG - 1996 - 1999