A alocação dinâmica permite ao programador alocar memória para variáveis quando o programa está sendo executado. Assim, poderemos definir, por exemplo, um vetor ou uma matriz cujo tamanho descobriremos em tempo de execução. O padrão C ANSI define apenas 4 funções para o sistema de alocação dinâmica, disponíveis na biblioteca stdlib.h:
No entanto, existem diversas outras funções que são amplamente utilizadas, mas dependentes do ambiente e compilador. Neste curso serão abordadas somente estas funções padronizadas.
A função malloc() serve para alocar memória e tem o seguinte protótipo:
void *malloc (unsigned int num);
A funçao toma o número de bytes que queremos alocar (num), aloca na memória e retorna um ponteiro void * para o primeiro byte alocado. O ponteiro void * pode ser atribuído a qualquer tipo de ponteiro. Se não houver memória suficiente para alocar a memória requisitada a função malloc() retorna um ponteiro nulo. Veja um exemplo de alocação dinâmica com malloc():
#include <stdio.h> #include <stdlib.h> /* Para usar malloc() */ main (void) { int *p; int a; int i; ... /* Determina o valor de a em algum lugar */ p=(int *)malloc(a*sizeof(int)); /* Aloca a números inteiros p pode agora ser tratado como um vetor com a posicoes */ if (!p) { printf ("** Erro: Memoria Insuficiente **"); exit; } for (i=0; i<a ; i++) /* p pode ser tratado como um vetor com a posicoes */ p[i] = i*i; ... return 0; }
No exemplo acima, é alocada memória suficiente para se armazenar a números inteiros. O operador sizeof() retorna o número de bytes de um inteiro. Ele é util para se saber o tamanho de tipos. O ponteiro void* que malloc() retorna é convertido para um int* pelo cast e é atribuído a p. A declaração seguinte testa se a operação foi bem sucedida. Se não tiver sido, p terá um valor nulo, o que fará com que !p retorne verdadeiro. Se a operação tiver sido bem sucedida, podemos usar o vetor de inteiros alocados normalmente, por exemplo, indexando-o de p[0] a p[(a-1)].
A função calloc() também serve para alocar memória, mas possui um protótipo um pouco diferente:
void *calloc (unsigned int num, unsigned int size);
A funçao aloca uma quantidade de memória igual a num * size, isto é, aloca memória suficiente para um vetor de num objetos de tamanho size. Retorna um ponteiro void * para o primeiro byte alocado. O ponteiro void * pode ser atribuído a qualquer tipo de ponteiro. Se não houver memória suficiente para alocar a memória requisitada a função calloc() retorna um ponteiro nulo. Veja um exemplo de alocação dinâmica com calloc():
#include <stdio.h> #include <stdlib.h> /* Para usar calloc() */ main (void) { int *p; int a; int i; ... /* Determina o valor de a em algum lugar */ p=(int *)calloc(a,sizeof(int)); /* Aloca a números inteiros p pode agora ser tratado como um vetor com a posicoes */ if (!p) { printf ("** Erro: Memoria Insuficiente **"); exit; } for (i=0; i<a ; i++) /* p pode ser tratado como um vetor com a posicoes */ p[i] = i*i; ... return 0; }
No exemplo acima, é alocada memória suficiente para se colocar a números inteiros. O operador sizeof() retorna o número de bytes de um inteiro. Ele é util para se saber o tamanho de tipos. O ponteiro void * que calloc() retorna é convertido para um int * pelo cast e é atribuído a p. A declaração seguinte testa se a operação foi bem sucedida. Se não tiver sido, p terá um valor nulo, o que fará com que !p retorne verdadeiro. Se a operação tiver sido bem sucedida, podemos usar o vetor de inteiros alocados normalmente, por exemplo, indexando-o de p[0] a p[(a-1)].
A função realloc() serve para realocar memória e tem o seguinte protótipo:
void *realloc (void *ptr, unsigned int num);
A funçao modifica o tamanho da memória previamente alocada apontada por *ptr para aquele especificado por num. O valor de num pode ser maior ou menor que o original. Um ponteiro para o bloco é devolvido porque realloc() pode precisar mover o bloco para aumentar seu tamanho. Se isso ocorrer, o conteúdo do bloco antigo é copiado no novo bloco, e nenhuma informação é perdida. Se ptr for nulo, aloca size bytes e devolve um ponteiro; se size é zero, a memória apontada por ptr é liberada. Se não houver memória suficiente para a alocação, um ponteiro nulo é devolvido e o bloco original é deixado inalterado.
#include <stdio.h> #include <stdlib.h> /* Para usar malloc() e realloc*/ main (void) { int *p; int a; int i; ... /* Determina o valor de a em algum lugar */
a = 30; p=(int *)malloc(a*sizeof(int)); /* Aloca a números inteiros p pode agora ser tratado como um vetor com a posicoes */ if (!p) { printf ("** Erro: Memoria Insuficiente **"); exit; } for (i=0; i<a ; i++) /* p pode ser tratado como um vetor com a posicoes */ p[i] = i*i; /* O tamanho de p deve ser modificado, por algum motivo ... */
a = 100;
p = realloc (p, a*sizeof(int));
for (i=0; i<a ; i++) /* p pode ser tratado como um vetor com a posicoes */ p[i] = a*i*(i-6); ... return 0; }
Quando alocamos memória dinamicamente é necessário que nós a liberemos quando ela não for mais necessária. Para isto existe a função free() cujo protótipo é:
void free (void *p);
Basta então passar para free() o ponteiro que aponta para o início da memória alocada. Mas você pode se perguntar: como é que o programa vai saber quantos bytes devem ser liberados? Ele sabe pois quando você alocou a memória, ele guardou o número de bytes alocados numa "tabela de alocação" interna. Vamos reescrever o exemplo usado para a função malloc() usando o free() também agora:
#include <stdio.h> #include <stdlib.h> /* Para usar malloc e free */ main (void) { int *p; int a; ... p=(int *)malloc(a*sizeof(int)); if (!p) { printf ("** Erro: Memoria Insuficiente **"); exit; } ... free(p); ... return 0; }
AUTO AVALIAÇÃO
Veja como você está. Refaça os exemplos desta página, mas ao invés de trabalhar com um vetor de inteiros, use um vetor de strings (ou uma matriz de char, como você preferir). Faça leituras e apresente os resultados na tela.
Curso de C do CPDEE/UFMG - 1996 - 1999