O movimento de Recursos Educacionais Abertos (REA) tem ganhado uma importância significativa nas discussões sobre educação aberta na atualidade. Num cenário educacional mundial onde a necessidade de se ampliar o acesso à educação superior com custos reduzidos é uma constante, os REA aparecem como um modelo para práticas inovadoras. (...) |
|
Aprendizagem em ambientes virtuais: teorias, conectivismo e MOOCs Este artigo explora alguns exemplos de teorias da aprendizagem que podem servir como fundamentação para a aprendizagem em ambientes virtuais, com ênfase no conectivismo e nos MOOCs (Massive Open Online Courses, ou Cursos Online Abertos Massivos). (...) |
|
A criação de atos de currículo no contexto de espaços intersticiais Com a intensificação dos usos do digital em rede e dos dispositivos móveis, apresentamos neste artigo a criação de atos de currículo a partir das noções de mobilidade e espaços intersticiais (Santaella, 2010), trazendo as tecnologias móveis como interfaces desses espaços constituídos pela ubiquidade e conectividade. (...) |
Considerando a polêmica que cerca a categoria de autor e o contexto contemporâneo cheio de transformações midiáticas, nosso estudo visa refletir sobre essa categoria dentro do contexto atual, em específico a sociedade digital e o universo da web. (...) |
|
Os signos como educadores: Insights peircianos De acordo com C. S. Peirce, está na natureza do signo criar, como seu interpretante, “um signo talvez mais desenvolvido" e dessa forma “passar mais informação “ quanto ao objeto que ele representa (CP 2.228, 2.231; 1897, 1910). Essas premissas semióticas têm implicações educacionais. Não apenas a comunicação é fundamentalmente educativa, mas os signos através dos quais nos comunicamos também são. (...) |