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Este Programa tem um compromisso especial com a cultura surda, na pesquisa e na formação. Diversos temas relacionados ao currículo surdo são pesquisados por estudantes ouvintes e, principalmente, por estudantes surdos. Os estudantes surdos têm assegurado o seu direito de serem acompanhados por intérprete de Libras em todas as suas atividades no Programa: aulas, sessões de orientação e eventos do Programa.
Estes são os sinais convencionais mais importantes, relacionados a este Programa:
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PUC-SP
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PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO
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ÁREA DE CONCENTRAÇÃO
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CURRÍCULO
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MESTRADO
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DOUTORADO
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PÓS-DOUTORADO
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LINHA DE PESQUISA
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GRUPO DE PESQUISA
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ORIENTAÇÃO DE PESQUISA
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CNPQ
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CAPES
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CÁTEDRA PAULO FREIRE
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REVISTA e-CURRICULUM
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SEMINÁRIO WEB CURRICULO
Coordenação
CoordenadorAlípio Casali |
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Vice-CoordenadoraMaria Elizabeth Bianconcini de Almeida |
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Assistente de CoordenaçãoMaria Aparecida da Silva Abi Rached |
Currículo não significa apenas “um conjunto de prescrições escolares formais”. O conceito de Currículo é dinâmico: implica tudo o que se passa na Escola, e está relacionado a disputas de interesses e direitos econômicos, sociais, políticos, científicos, tecnológicos e culturais. Por isso implica a História e seus conflitos. O Currículo se desenvolve na diversidade de sujeitos, grupos e ações.
São eixos temáticos onde se desenvolvem as Pesquisas nos Programas de Pós-Graduação. O Programa de Currículo tem 4 Linhas de Pesquisa:
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Currículo, Conhecimento e Cultura
Investiga fundamentos epistemológicos e culturais do Currículo, considerado como componente da cultura, ou seja, como instituição do saber que reproduz e recria significados e poderes. -
Formação de Educadores
Investiga a formação de educadores, numa abordagem interdisciplinar, relacionada com o currículo, culturas e o contexto social. -
Novas Tecnologias em Educação
Estuda fundamentos das tecnologias e suas articulações orgânicas com o conhecimento, o currículo, a cultura, as políticas públicas e seus principais componentes, como: formação de professores, ambientes de aprendizagem midiatizados pelas tecnologias, espaços curriculares e prática pedagógica. -
Políticas Públicas e Reformas Educacionais e Curriculares
Investiga as políticas de currículo analisando os condicionantes históricos, políticos e sociais, nacionais e internacionais, que estruturam o Estado brasileiro e seus Sistemas de Ensino.
Esta é a revista eletrônica e científica do Programa de Currículo. Ela estimula a publicação de estudos e pesquisas sobre Currículo, em nível nacional e internacional
O Programa realiza o Seminário Internacional Web Currículo, bienalmente, desde 2008. O Web Currículo congrega pesquisadores nacionais e internacionais que apresentam estudos e experiências sobre Currículo e Tecnologias.
Este é um evento científico bienal, que realizou sua 14ª edição em 2020, que congrega estudantes e egressos do Programa para compartilharem suas pesquisas.
A Cátedra Paulo Freire é um espaço acadêmico para estudos e pesquisas sobre a obra de Paulo Freire, que foi Professor deste Programa desde 1980 até sua morte em 1997
O Programa
O Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo realiza Pesquisas e faz Formação de Pesquisadores em nível de Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado, na área de Currículo
O Mestrado do Programa de Currículo foi criado em 1975. O Doutorado teve início em 1990. Em 45 anos de história: este Programa produziu mais de 1.500 Dissertações de Mestrado e Teses de Doutorado.
Manual do Estudante: é o Regulamento do Programa, em texto didático, resumido, para orientação geral dos Alunos acerca do Programa
Corpo Docente (Professores): sinais pessoais
Alípio Casali |
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Ana Maria Saul |
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Antônio Chizzotti |
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Branca Jurema Ponce |
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Fernanda Liberali |
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Fernando José de Almeida |
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Ladislau Dowbor |
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Maria da Graça Moreira da Silva |
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Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida |
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Marcos Masetto |
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Marina Feldmann |
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Mere Abramowicz |
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Nadia Dumara Ruiz Silveira |
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Neide Noffs |
O Programa de Currículo acompanha com muito interesse a produção intelectual e as atividades profissionais dos seus Egressos e os seus impactos sobre a Sociedade.
Estrutura Curricular
Todo Professor do Programa de Currículo pertence a um ou mais Grupo de Pesquisa cadastrado no CNPq, na condição de Líder, Vice-Líder ou Participante.
Projeto de Pesquisa é uma atividade de investigação sobre um tema, vinculado a uma Linha de Pesquisa do Programa e a um Grupo de Pesquisa (CNPq), desenvolvida individualmente por um Professor.
O Programa oferece, a cada semestre: Disciplinas Obrigatórias; Disciplinas Eletivas; Disciplinas Optativas; e Seminários.
Mais Informações
Há três tipos de Bolsas concedidas aos estudantes do Mestrado e do Doutorado:
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Bolsa CNPq: Bolsa Integral que paga as mensalidades à PUC-SP e acrescenta uma quantia mensal para o pesquisador. Exige dedicação exclusiva. ATENÇÃO: esta política de Bolsas do CNPq está em processo de mudança!
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Bolsas CAPES Modalidade 1: Bolsa Integral que paga as mensalidades à PUC-SP e acrescenta uma quantia mensal para o pesquisador. Exige dedicação exclusiva
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Bolsa CAPES Modalidade 2: É chamada de Bolsa Parcial ou “Taxa”. Ela paga as mensalidades à PUC-SP.
O processo de seleção de candidatos ao Programa (Mestrado e Doutorado) é semestral, seguindo três etapas:
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1ª etapa: análise e validação de documentação;
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2ª etapa: análise de mérito do projeto de pesquisa do candidato e entrevista individual com os selecionados;
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3ª etapa: após a entrevista, o candidato redige um texto acerca de um tema indicado pela banca;
É garantida presença de intérpretes de Libras na Entrevista.
A aprovação final dos candidatos é feita pelo Colegiado do Programa.
O processo de seleção de candidatos ao Pós-Doutorado é de fluxo contínuo, não tem prazos.