Clamor
Visando fomentar a pesquisa e o debate sobre a defesa dos direitos humanos no Brasil e em outros países do continente, O CEDIC traz a publico mostra virtual sobre o Fundo CLAMOR.
O CLAMOR
O Comitê de Defesa dos Direitos Humanos para os países do Cone Sul – CLAMOR foi criado em 1977 por um grupo de leigos cristãos preocupados em proporcionar proteção e assistência aos refugiados políticos dos países do Cone Sul. Com o apoio de Dom Paulo Evaristo Arns, Cardeal Arcebispo de São Paulo, da CNBB e da recém-formada Coordenadoria Ecumênica de Serviços – CESE, o Clamor atuou com sede em São Paulo, entre os anos de 1978 e 1991, como entidade vinculada à Comissão Arquidiocesana de Direitos Humanos e Marginalizados de São Paulo.
Naqueles anos, articulando-se à ação de algumas outras instituições congêneres na América Latina, o Clamor teve atuação destacada não só na proteção e assistência a refugiados como na informação e denúncia internacional sobre os crimes contra os direitos humanos cometidos por essas ditaduras. A importância da entidade na época pode ser medida pelo fato de que foi a primeira organização a denunciar a existência de campos de detenção clandestinos na Argentina; foi uma das primeiras a alertar para a cooperação entre forças de segurança dos países da região no sequestro, na tortura e no desaparecimento de pessoas, mais tarde conhecida como Operação Condor; e foi a primeira a descobrir o paradeiro de algumas das crianças sequestradas e desaparecidas na Argentina.
O FUNDO CLAMOR
Com o encerramento das atividades do Comitê, no início dos anos 1990, a documentação acumulada por ele durante mais de uma década de atividades voltadas para a defesa dos direitos humanos foi progressivamente transferida para a guarda do CEDIC.
A documentação organizada no Fundo Clamor é extremamente significativa para o estudo do período e contém inúmeros registros sobre dimensões fundamentais das lutas contra o terrorismo de Estado imposto por regimes ditatoriais nos países do Cone Sul bem como registros de lutas e ações em defesa dos direitos de presos e exilados políticos. O fundo é composto por uma grande diversidade de espécies documentais tais como agendas, boletins internos, cartazes, comunicados à imprensa, correspondência, depoimentos de refugiados e de parentes e amigos de desaparecidos e de presos políticos, dossiês de crianças desaparecidas, fichas de desaparecidos e de torturadores argentinos, fotografias de desaparecidos, informes, livros, publicações periódicas e relatórios de atividades. O acervo contém também milhares de cartas e documentos referentes ao período de 1978 a 1990, correspondência e informes de agências internacionais, embaixadas estrangeiras e entidades não governamentais de vários países de fora da América Latina, assim como um grande número de publicações periódicas ou não trazidas a público e recebidas pelo Comitê. Destaque-se que por sua importância como patrimônio documental, o Fundo Clamor é hoje um dentre os dez conjuntos documentais brasileiros que detém o Registro Internacional do Programa Memória do Mundo da UNESCO.
O BOLETIM CLAMOR
Entre 1978 e 1985, através do lançamento de 17 edições, o Boletim CLAMOR se firmaria como o principal órgão de imprensa do Comitê e teria repercussão efetiva junto aos movimentos de defesa dos direitos humanos em vários países da América Latina e outros continentes. Sem uma periodicidade regular, o Boletim CLAMOR foi editado em três línguas: português, espanhol e inglês e distribuído em mais de 40 países.
A coleção do Boletim CLAMOR integra a série documental periódicos e publicações do Fundo Clamor que é composta por publicações voltadas para a defesa dos direitos humanos trazidas a público ou recebidas pelo comitê no decorrer daqueles anos. Vale notar que esta série documental , composta por mais de 400 títulos e 3.000 exemplares de livretos, panfletos, boletins e outras publicações periódicas de uma grande quantidade de entidades de defesa dos direitos humanos de países da América do Sul, das Américas e do continente europeu, dá visibilidade a um conjunto bastante significativo do que se constitui como a imprensa de defesa dos direitos humanos que emergiu no continente no decorrer daquelas décadas e que cumpriu um papel fundamental na rede de denúncia e solidariedade contra as ditaduras então vigentes no continente.
O principal foco do Boletim CLAMOR nas suas dezessete edições foi sem dúvida a denúncia sobre as perseguições arbitrárias, os sequestros de pessoas, a existência de centros de detenção clandestinos, as torturas e sevícias de prisioneiros e a morte e o desaparecimento das vítimas e o sequestro de crianças. Contém também inúmeras notícias relativas a posição das igrejas, e principalmente, das igrejas latino-americanas, frente a situação de violência institucional e violação dos direitos humanos no continente e a articulação dos movimentos sindicais e de trabalhadores aos movimentos de defesa dos direitos humanos e de resistência às ditaduras nesses países. No contrapé das notícias sobre as vítimas, em vários momentos, traz reflexões sobre as relações entre a implantação e funcionamento dos sistemas políticos repressivos e a doutrina de segurança nacional no continente e sobre a colaboração conjunta e o trânsito ilegal através das fronteiras nacionais das forças repressivas dos vários regimes.
O boletim Clamor
Para saber mais, leia O BOLETIM CLAMOR: IMPRENSA DE DEFESA DOS DIREITOS HUMANOS PARA OS PAÍSES DO CONE SUL (1978-1985), pela Profa. Dra. Heloísa de Faria Cruz (Departamento de História/ PUC-SP).
Cartazes do Clamor
Para saber mais
Publicações CEDIC/ Educ/ Arq-SP
ANDRADE, Ana Célia Navarro de; CRUZ, Heloísa de Faria (Orgs). Clamor e ditaduras no Cone Sul: documentação, memória e pesquisa. São Paulo: Educ/ Associação de Arquivistas de São Paulo, 2020. Para saber mais: https://www.pucsp.br/educ/saiba-mais?livro_id=541
Outras publicações
ANDRADE, Ana Célia Navarro de. Inventário do Fundo Clamor: organização e descrição do Fundo Comitê de Defesa dos Direitos Humanos para os países do Cone Sul. Dissertação (Mestrado em História Social) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo. São Paulo, 2000.
ROCHA, Jan. Solidariedade não tem fronteiras. São Paulo: Outras Expressões, 2018.
Acervo CEDIC
Fundo Comitê de Defesa dos Direitos Humanos para os Países do Cone Sul
http://www4.pucsp.br/cedic/semui/fundos/comite_de_defesa.html?_ga=2.55933993.389851634.1620056303-1926397785.1538506328
Fundo Centro de Defesa dos Direitos Humanos de Osasco
https://www.pucsp.br/cedic/semui/fundos/centro-de-defesa-dos-direitos-humanos-de-osasco.html
Coleção Movimentos pelos Direitos Humanos
http://www4.pucsp.br/cedic/semui/colecoes/movimento_pelos_direitos.html?_ga=2.116921476.389851634.1620056303-1926397785.1538506328
Coleção de Periódicos
https://www.pucsp.br/cedic/periodicos
Nos 75 anos da PUC-SP | Memória e Direitos Humanos
https://www.youtube.com/watch?v=7iTZGoEZOME
Portais de informações (Institutos, Comissões, Associações)
Argentina
Abuelas de Plaza de Mayo
Arquivos abertos da ditadura Argentina
https://www.argentina.gob.ar/defensa/archivos-abiertos
Asociación Madres de Plaza de Mayo
CELS - Centro de Estudios Legales y Sociales
Instituto de Políticas Públicas em Derechos Humanos/ IPPDH – Argentina/ Guia de fondos documentales – dados sobre o Clamor
http://atom.ippdh.mercosur.int/index.php/comite-de-defesa-dos-direitos-humanos-para-os-paises-do-cone-sul-clamor;isad?page=3
Memoria Abierta
https://www.memoriaabierta.org.ar/wp/
Museo Sitio de Memoria ESMA
http://www.facebook.com/SitiodeMemoriaESMA
SERPAJ - Servicio de Paz y Justicia
https://serpaj.org.ar/
Brasil
Arquivos da ditadura Brasil
http://memoriasdaditadura.org.br/?gclid=Cj0KCQiAhP2BBhDdARIsAJEzXlGMdrr1gRWPVHmyus5WYiXOJdVNB6ZdO6gSrSKE9xwUz0qbC8pPvRIaAmu7EALw_wcB
Brasil Nunca Mais Digital
http://bnmdigital.mpf.mp.br/
Memorial da Resistência
http://memorialdaresistenciasp.org.br/
Memórias Reveladas – Arquivo Nacional
http://www.memoriasreveladas.gov.br/
Nominação de patrimônio da humanidade do Fundo Clamor.
http://mow.arquivonacional.gov.br/index.php/not%C3%ADcias/57-acervos-brasileiros-reconhecidos-como-patrim%C3%B4nio-da-humanidade.html
Chile
Comision Nacional de Verdad y Reconciliación del Chile
https://pdh.minjusticia.gob.cl/comisiones/#:~:text=El%20Decreto%20Supremo%20N%C2%B0,fuera%20en%20el%20pa%C3%ADs%20o
Museo de la Memoria y los Derechos Humanos
https://ww3.museodelamemoria.cl/
Parque por la Paz – Villa Grimaldi
https://villagrimaldi.cl/
SERPAJ - Servicio Paz y Justicia
https://www.serpajchile.cl/web/historia/
Paraguay
Arquivos del Terror Paraguay
https://archivosdelterrorpy.weebly.com/
Comision de Verdad y Justicia del Paraguay
https://codehupy.org.py/verdadyjusticia/
Museo de las Memorias: Dictadura y Derechos Humanos
https://sitiosdememoria.org/pt/institucion/museo-de-las-memorias-dictaduras-y-derechos-humanos_pt-2/
Uruguay
Centro Cultural y Museo de la Memoria – MUME
https://mume.montevideo.gub.uy
Grupo de Trabajo por Verdad y Justicia del Uruguay
https://www.gub.uy/secretaria-derechos-humanos-pasado-reciente/politicas-y-gestion/grupo-trabajo-verdad-justicia
Madres de Familiares de Uruguayos Detenidos Desaparecidos
https://desaparecidos.org.uy/
Vídeos (eventos científicos):
EDUC - Clamor e Ditaduras no Cone Sul 10/03/2021.
https://www.pucsp.br/pucplay/video/educ-clamor-e-ditaduras-no-cone-sul-10032021
Heranças da ditadura: justiça de transição
Semana de Relações Internacionais PUC-SP
Ano: 2014
https://www.youtube.com/watch?v=LhsAZFQ9zAI
Vídeos (documentários para saber mais sobre as ditaduras):
Argentina
500 - Os Bebês Roubados Pela Ditadura Argentina/ Coleção Filmes Projeto Marcas da Memória
https://youtu.be/51OgIATvuPA
Brasil
Playlist Canal Comissão de Anistia/ Ministério da Justiça – Brasil
https://www.youtube.com/channel/UC1FrSYRs9G-y1xRy3UsC7Cg
Playlist Projeto Marcas da Memória
https://www.youtube.com/channel/UCjsANBV7fNQsj2WBRiiPsPQ
Verdade 12518
Direção: Paula Saccheta
https://www.youtube.com/watch?v=tqVEYtOEkI4
Chile
A Batalha do Chile Parte I - A Insurreição da Burguesia
Direção: Patrício Guzmán
https://youtu.be/pgBh5SiIEg4
A Batalha do Chile Parte II O Golpe de Estado
Direção: Patrício Guzmán
https://youtu.be/UEw7aL1jjcI
A Batalha do Chile Parte III O Poder Popular
Direção: Patrício Guzmán
https://youtu.be/LoXNBJ2X4Ck
Paraguay
Dictadura En Paraguay/ Programa "35" Capitulo 1: Stronismo.
Direção: TV Publica Paraguay
https://youtu.be/3EGaTVouuY4
Dictadura En Paraguay. Programa "35" Capitulo 2: EL ARCHIVO DEL TERROR
Direção: TV Publica Paraguay
https://youtu.be/02-U0EdlKUE
Dictadura En Paraguay. Programa "35" Capitulo 3: DESAPARECIDOS
Direção: TV Publica Paraguay
https://youtu.be/IRFYIZ_j3VU
Créditos
Coordenação: Profa. Dra Heloísa de Faria Cruz
Pesquisa e texto: Profa. Dra. Heloísa de Faria Cruz
Imagens: Rodrigo Campos
Desenvolvimento: DTI/ PUC-SP