O grupo de pesquisa LERTE (Literatura, Religião, Teologia) da PUC-SP estará realizando sua I Jornada de Estudos, coincidindo com o IV Colóquio Latino-Americano de Literatura e Teologia da ALALITE (Associação Latino-Americana de Literatura e Teologia), com o tema: Teologia e Literatura em diálogos e provocações.
O grupo LERTE (Literatura, Religião, Teologia) da PUC-SP foi constituído em 2009 por iniciativa do professor Antonio Manzatto e hoje está devidamente registrado no Cnpq. Sua pesquisa baseia-se no fato de que "a busca do transcendente e/ou Deus é característica do ser humano e é elaborada também pela arte e nela se expressa; narrações a respeito de mitos e de tradições culturais dos povos passam pela produção artística, sobretudo a literária. Embora esta aproximação entre a arte e a religião, ou entre a teologia e a literatura, seja afirmada e estabelecida por muitos estudos, suas relações permanecem como novo mundo a ser explorado, cheio de promessas e possibilidades".
A ALALITE é uma associação sem fins lucrativos que reúne atualmente pesquisadores de Universidades do Brasil, do Chile e da Argentina, além de contar com o interesse de pesquisadores que atuam na Uruguai, Costa Rica, Estados Unidos, Espanha, Portugal e Alemanha. Seu objetivo é promover a pesquisa e a reflexão de caráter interdisciplinar entre a Teologia e a Literatura. Fundada no ano de 2006, a ALALITE promove encontros, jornadas, congressos e outros eventos de caráter acadêmico, organiza também grupos de trabalho e publicações diversas. Atualmente, possui cerca de 70 associados e é presidida pela Profa. Eliana Yunes, da PUC-RJ.
O evento em foco será um colóquio científico internacional que se realizará nos dias 01, 02 e 03 de outubro de 2012, no campus da PUC-SP no bairro do Ipiranga. Contará com a participação de pesquisadores (professores e estudantes) de diversas universidades do Brasil, da Argentina, do Chile, e da Bélgica, promovendo a reflexão e o intercâmbio de pesquisas entre a Teologia e a Literatura, e favorecendo as relações entre os pesquisadores participantes, dando visibilidade ao trabalho que vem sendo desenvolvido.
O tema geral do evento, "Teologia e Literatura em diálogos e provocações", será trabalhado a partir de 3 eixos:
• Provocações teológicas à literatura: poéticas e narrativas latino-americanas, narratividade, elementos de crítica literária, literatura comparada, personagens, temporalidade, imaginários e composição literária.
• Quando a literatura provoca a teologia:estética, mística, teopoética, literatura sagrada, arte e religião, ecumenismo, justiça e paz, ecologia, espiritualidades, leituras de escritores.
• Hermenêuticas teo-literárias a partir de Paul Ricoeur: métodos, epistemologias, questões de linguagem, literatura e dogmática, antropologia e desafios que tenham como base teórica o pensamento ricoueriano.
A programação englobará conferências e mesas de debates compostas por conferencistas convidados, provenientes de diferentes países e instituições, além de possibilitar sessões de comunicação para apresentação de trabalhos individuais ou com, no máximo, três autores. Esses trabalhos deverão ser inscritos previamente e serão selecionados pelo Comitê Científico do evento. Todos os trabalhos apresentados, bem como as conferências e as colocações dos participantes das mesas redondas serão reunidos e publicados nos Anais do evento. Além da programação científica, o evento contará com uma programação cultural, apresentação de livros e artistas de diferentes proveniências.
|