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O TUCA E OS MOVIMENTOS CULTURAIS





Desde sua inauguração em 1965, o TUCA , articulando a propostas do movimento estudantil ao engajamento político cultural, marcado pela atuação das propostas do Grupo TUCA, vai progressivamente assumindo importância na vida cultural da cidade. Naqueles anos, canalizando boa parte da resistência ao regime para a produção cultural de esquerda, a articulação entre as entidades dos estudantes e artistas e produtores culturais trazem para o teatro produções emblemáticas do contexto de politização e renovação cultural pelo qual passava o país e o mundo, com os movimentos de contracultura de 1968. Com a atuação do Grupo TUCA e de outros grupos amadores, universitários e profissionais ligados a produção de resistência no período, o TUCA transformou-se num espaço privilegiado para a renovação e experimentação teatral. Da mesma forma a articulação entre o movimento estudantil e os jovens artistas e compositores da musica popular engajada faria do teatro um espaço importante de afirmação da nova Música Popular Brasileira e seus principais compositores e cantores. Já no início dos anos 1970, por sua simbologia, localização e dimensões o teatro começa a ganhar projeção como um dos principais espaços da vida cultural paulistana. A atuação do SEC- Serviço de Extensão Cultural da universidade, o investimento numa política cultural e no desenho de um circuito universitário de cultura consolidam a importância cultural do TUCA para São Paulo e para o país.





Neste período, o Teatro sediou inúmeros shows da MPB e do movimento tropicalista, muitos deles resultantes de promoções dos Diretórios e Centros Acadêmicos da PUC e de outras universidades paulistas. Na programação do período, como indicam cartazes e notícias dos espetáculos, identificam-se shows diversos com artistas como Chico Buarque, Sérgio Ricardo, Elis Regina, Nana Caymmi, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Cláudia, Geraldo Vandré . Acontecimento marcante ainda no final da década, foi a o fato de o teatro ter sediado , nos dias 12,14 e 15 de setembro de 1968, as controvertidas eliminatórias do III Festival Internacional da Canção promovido pela Rede Globo, que contou com artistas como Geraldo Vandré, Os Mutantes, Gilberto Gil, os Beat Boys e a apresentação da música “É Proibido Proibir” cantada por Caetano Veloso. Na ocasião, Caetano Veloso apresentou, acompanhado dos Mutantes, a música “É proibido proibir” , um protesto não só aos militares e à ditadura, mas também ao conservadorismo da sociedade brasileira que gerou confusão entre o público suscitando o discurso inflamado do compositor.

No decorrer das décadas de 1970 e início dos anos 1980, a programação do teatro, já mais profissionalizada, é marcada pela atuação do recém organizado Serviço de Extensão Cultural da universidade , que tinha como principal responsabilidade a política cultural da universidade e definição dos usos dos espaços e da programação geral do teatro. Com a herança e a projeção obtida pela atuação do Grupo TUCA, o desenvolvimento do circuito universitário de cultura e a atuação do SEC - Serviço de Extensão Cultural, o TUCA transforma-se definitivamente numa referência da vida cultural paulistana e brasileira. Espaço de criatividade e experimentação cultural, no decorrer daqueles anos já de forma mais profissionalizada, integrando o circuito cultural da cidade o TUCA abrigou espetáculos teatrais e musicais de grande sucesso. Nestes anos grande parte dos compositores e cantores da MPB no país, assim como vários músicos e artistas latino-americanos fizeram shows e apresentações no TUCA, dentre os quais podemos citar: Caetano Veloso, Chico Buarque e Astor Piazola em 1972; Nara Leão, Maria Bethânia e Chico Buarque em 1973; Quinteto Violado em 1974; Toquinho e Simone em 1976; Mercedes Sosa em 1982. No decorrer dos anos 1970 até o incêndio em 1984, além de ter em sua programação espetáculos musicais e teatrais que marcaram o cenário cultural brasileiro daquelas décadas, o TUCA também sediou outros os eventos culturais de grande importância, dentre os quais se pode destacar: Espetáculo do Centro de Cultura Negra em 1972; I Congresso de Folclore e Literatura de Cordel Dezembro de 1973; 2° Festival Internacional de Teatro com a participação de importantes grupos europeus e Latino-americanos, em 1976; Encontro de Música Latino-Americano, 1981.