SCHEDULE
13/nov
|
ABERTURA - Auditório Marquês
|
09:00
|
Sessão de Abertura
|
09:30
|
Markus Hohenwarter - Director of GeoGebra Project
Johannes Kepler University - Linz,Austria
Zsolt Lavicza - Cambridge University - UK
|
13/nov
|
Auditório MARQUÊS
|
Auditório CAIO PRADO
|
10:15 |
O uso do software GeoGebra como recurso didático para o ensino e aprendizagem de função. - Davidson Paulo Azevedo Oliveira, Maria Maroni Lopes
|
Sobre o Boxplot no GeoGebra - Péricles César de Araújo, Celina Aparecida Almeida Pereira Abar
|
10:30 |
Modelagem no Geogebra: uma introdução ao pensamento dedutivo na Escola Básica - Maria Alice Gravina, Melissa Méier
|
A aplicação do GeoGebra em cálculos algébricos - Ana Luiza Figueiredo, Érico Vinicius de Castro Alves, Laiane Paula Santos Oliveira,Ricardo Antônio Faustino da Silva Braz
|
10:45 |
Tecnologias Digitais Integradas em Investigações Geométricas em Grupo Online: geometria dinâmica, compartilhamento de tela, escrita colaborativa e chat. - Felipe Pereira Heitmann, Sueli Liberatti Javaroni
|
Professores de Matemática usando o GeoGebra: uma proposta dinâmica de formação continuada - Gerson Pastre de Oliveira
|
11:00 |
Desenvolvimento do protótipo do Book-GeoGebra - Bruno Santos Ferreira, Gilberto Lacerda, Jorge Cássio Costa Nóbriga, Luís Cláudio Lopes de Araújo, Renan de Lima
|
O uso do computador (GeoGebra) e do logotipo do McDonald's no estudo da função do 2º grau - Elda Vieira Tramm, Jussara Gomes Araújo Cunha
|
11:15 |
Coffee break
|
Coffee break
|
11:30 |
Criando conteúdos digitais interativos em matemática e em estatística com o uso integrado de tecnologias: GeoGebra, javaview, html, css, javascript e mathml - Humberto José Bortolossi
|
Geometria dinâmica GeoGebra - uma nova maneira de ensinar - André Krindges, Moiseis dos Santos Cecconello, Naiane Gajo Silva
|
11:45 |
Resolución de problemas geométricos con GeoGebra en la formación de profesorado de educación primaria: um estudio de casos - Natalia Ruiz López
|
Refletindo sobre o papel do software GeoGebra na produção de conhecimentos matemáticos construídos por um coletivo pensante formado por humanos e mídias - Daise Lago Pereira Souto
|
12:00 |
Desenvolvimento de um kit virtual de apoio com softwares GeoGebra e Wink - Ilydio Pereira de Sá, Júlio César da Silva, Wendel de Oliveira Silva
|
Possibilidades educacionais com utilização do GeoGebra no contexto de um computador por aluno - Camila Medeiros Mendes
|
12:15 |
Laboratorio GeoGebra Uruguay - Fabián Vitabar
|
Criação de micro-mundos com o software de geometria dinâmica GeoGebra - Rúbia Barcelos Amaral
|
12:30 |
A visão do GeoGebra voltada para a concepção de micromundo - Ana Paula R. Magalhães de Barros, Elen Priscila Stivam
|
A Manipulação e Análise de Padrões Fractais no Processo de Generalização do Conhecimento Matemático por meio do Software GeoGebra - Marcus Vinícius Maltempi e Rejane Waiandt Schuwartz Faria
|
12:45 |
Almoço
|
Almoço
|
14:15 |
Um estudo de Geometria Analítica e Álgebra Linear com o GeoGebra - João Emanuell Araújo Marciano, Maria Dalgeany de Araújo Domingos, Ricardo Antônio Faustino da Silva Braz, Sâmia Senna Diógenes
|
Exploração didática de registros semióticos no ensino do cálculo com apoio computacional - Francisco Regis Vieira Alves
|
14:30 |
El perfil didáctico de los profesores de matemática y su relación con las actividades que planifican con GeoGebra para sus aulas. - Fabián Vitabar
|
GeoGebra: uma ferramenta a favor do ensino e aprendizado da matemática - Anderson Messias Santana, Danilo Siqueira de Pontes, Graciela Aluizio Reali, Juliana Barcelos de Oliveira, Mario Henrique Rocha Azzolini, Murilo Cretuchi Delfino de Oliveira, Paulo Estevan Denadai, Rosemeiry de Castro Prado Maximian
|
14:45 |
Uso del GeoGebra como herramienta para mediar el tema de suma y multiplicación de fracciones en la Educación General Básica - Juan Pablo Serrano Echeverría
|
O ensino de geometria interligado a era digital: construindo a base média de um trapézio com auxilio do GeoGebra - Jeane do Socorro Costa da Silva, Laurizete Ferragut Passos
|
15:00 |
Explorando o uso das novas tecnologias para o estudo das transformações no plano - Kátia Vigo Ingar, Lúcia Helena Nobre Barros
|
O GeoGebra no Ensino de Matemática - Jonas Weverson de Araújo Silva, Karina Vicente de Oliveira, Keytt Amaral da Silva, Magna dos Reis Barbosa, Marcella Luanna da Silva Lima, Raquel Aline Oliveira Eloy, Severino Horácio da Silva, Soraya Martins Camelo
|
15:15 |
Significação de noções topológicas na transição do cálculo para a análise real com o GeoGebra - Francisco Regis Vieira Alves
|
Estudo das cônicas no ensino superior com a utilização do GeoGebra - Juracélio Ferreira Lopes, Wladimir Seixas
|
15:30 |
Coffee break
|
Coffee break
|
15:45 |
GeoGebra en la Formación Docente - Norma Susana Cotic
|
Conjeturas y demostraciones a partir del embaldosado con polígonos regulares - Luis Mario Dalcín Oliveira, Verónica Molfino
|
16:00 |
Perspectivas e estratégias de utilização do GeoGebra junto ao Moodle e outras ferramentas de comunicação virtual na Educação a Distância - William Vieira Gonçalves
|
Aprendendo matemática com o GeoGebra: um material de apoio a utilização do software em sala de aula - Jorge Cássio Costa Nóbriga, Luís Cláudio Lopes de Araújo
|
16:15 |
Contribuições do uso do GeoGebra no estudo de funções - Luis Havelange Soares
|
Construyendo, explorando y jugando con triángulos - Marcela Platero, Verónica Pagliaccio
|
16:30 |
GeoGebra: um trabalho concatenado entre a álgebra e a geometria no ensino superior - Karly Barbosa Alvarenga, Murilo de Medeiros Sampaio, Rafael Neves Almeida
|
O GeoGebra no estudo das Transformacoes Ortogonais - Tânia Maria Machado de Carvalho
|
16:45 |
Ensinar e aprender trigonometria com e a partir do uso do software GeoGebra – um olhar à formação inicial do professor de matemática - André Forlin Dosciati, Glaucia Regina Bieger, Isabel Koltermann Battisti, Marciele Aline Paslauski Pizotto, Vanessa Faoro
|
Estudo das funções polinomiais do 1.o e 2.o grau - Eloy Nicotera Junior, Mario Abbondati
|
17:00 |
Construção de utilitários com o software GeoGebra: uma proposta de divulgação da geometria dinâmica entre professores e alunos - Diego Eduardo Lieban, Thaísa Jacintho Muller
|
GeoGebra puente de construcción entre lo real y lo virtual - Guillermo A Enrich, Guillermo A Pérez Pantaleón, Jorge Gotay Sardiñas, Mabel Claudia Rodriguez Anido, María Amelia Plaza, María del Valle Guanuco, Molina Marta Lia, Rosa S Enrich
|
17:15 |
O GeoGebra na prática pedagógica dos professores de matemática: reflexões a partir dos registros de egressos de cursos - Cristiane Rodrigues de Jesus, Emerson Rolkouski
|
Una experiencia con estudiantes costarricenses en el uso del GeoGebra como recurso fundamental para la enseñanza de temas de geometria - Marco Vinicio Gutiérrez Montenegro
|
17:30 |
Visualizando desigualdades e propriedades de sequências racionais com apoio no GeoGebra - Francisco Regis Vieira Alves, Hermínio Borges Neto, Kátia Vigo Ingar
|
Disco de Poincaré: uma proposta de exploração de geometria hiperbólica no ambiente GeoGebra - Maria Alice Gravina, Ricardo Silva Ribeiro
|
17:45 |
GeoGebra en la Enseñanza de la Matemática - Ana Elena Gruszycki, Luis Norberto Oteiza, Patricia Mónica Mara
|
La enseñanza de la matemática con GeoGebra - Edith G.Abildgaard, Graciela Carmen Lombardo, Roxana V. Operuk, Silvia Caronía
|
18:30 |
Jantar
|
Jantar
|
14/nov
|
MESA REDONDA - Auditório Marquês
|
09:00
|
Agustin Carrillo de Albornoz - IGI Andalucía, Espanha
Celina A. A. P. Abar - PUCSP, IGI de São Paulo - São Paulo
Esteban Diaz - Cambridge University, UK
Humberto José Bortolossi - UFF - IGI, Rio de Janeiro
José Manuel dos Santos dos Santos - IGI de Porto, Portugal
Juan Pablo Serrano Echeverría - Ministério de Educación Pública, Costa Rica
|
14/nov
|
Auditório MARQUÊS
|
Auditório CAIO PRADO
|
10:15 |
As potencialidades do GeoGebra para a construção de material didático para o ensino de funções. - Iara Letícia Leite de Oliveira, Karine Angélica de Deus, Ricardo de Almeida Souza, Rosana Maria Mendes, Simone Uchôas Guimarães
|
Uso do GeoGebra 3D como estúdio de tonalização para análise das componentes dos coeficientes de reflexão do modelo de iluminação local - Roberto Scalco
|
10:30 |
Haciendo matemática en el aula con ayuda del GeoGebra - Verónica Pagliaccio
|
Ensinar e aprender geometria plana com e a partir do uso do software GeoGebra – uma vivência no contexto escolar - André Forlin Dosciati, Isabel Koltermann Battisti, Vanessa Faoro
|
10:45 |
Coffee break
|
Coffee break
|
11:00 |
Límites e Infinito con GeoGebra - José Bosch Betancor
|
Relato de experiência: o uso intensivo e integrado do GeoGebra nas disciplinas de pré-cálculo e cálculo I–A– da Universidade Federal Fluminense - Humberto José Bortolossi
|
11:15 |
Formação de professores de Matemática para uso de tecnologia em sala de aula por meio do GeoGebra - Agnaldo da Conceição Esquincalha, Bruna Moustapha Corrêa, Filipe Iório da Silva, Gisela Maria Fonseca Pinto
|
Funções trigonométricas - uma experiência com software GeoGebra na formação de professores - Loreni Aparecida Ferreira Baldini, Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino
|
11:30 |
Atividades com o GeoGebra: analisando duas possibilidades de aplicação - Bruno Lopes Santos, Claudinei de Camargo Sant´Ana
|
Integração de objetos construídos no GeoGebra a tecnologias de rapid learning e ao Moodle em um curso de derivadas - Guilherme Francisco Ferreira, Maurício Barbosa da Silva, Sérgio Carrazedo Dantas
|
11:45 |
As Transições do Seno - Bruna Karla Silva Reginaldo, Felipe Perereira Heitmann, Joicy Pimentel Ferreira
|
O GeoGebra na construção do significado do π(PI): Perímetro - Aline Dutra, Marcelo Ferreira, Ruth Ribas Itacarambi, Vanessa Righi
|
12:00 |
Explorando aspectos dinâmicos no ensino de funções reais com recursos do GeoGebra - Dirce Uesu Pesco, Humberto José Bortolossi, Wanderley Moura Rezende
|
Dar significado aos conceitos de trigonometria com o GeoGebra - Rogério Chaparin, Ruth Ribas Itacarambi
|
12:15 |
Resolução de Problemas geométricos no GeoGebra - Mônica Souto da Silva Dias
|
GeoGebrarte: uma atividade exploratória conectando a álgebra e a geometria por meio do GeoGebra - Alessandra Pereira da Silva, Cássio Luiz Vidigal, Pollyanna Fiorizio Sette
|
12:30 |
Quebra-cabeças Geométricos Digitais: do concreto ao virtual, explorando potencialidades do GeoGebra - Felipe Pereira Heitmann
|
GeoGebra e o método de Briot & Bouquet para resolução gráfica de equações cúbicas - Aguinaldo Robinson de Souza, Emília de Mendonça Rosa Marques
|
14:00 |
EXCURSÃO - JANTAR
|
15/nov
|
|
15/nov
|
Auditório MARQUÊS
|
Auditório CAIO PRADO
|
09:00 |
A construção dos conceitos domínio e imagem de uma função sob uma abordagem gráfica com o GeoGebra - Anna Karollynna Câmara de Araújo, Isla Licely Rodrigues Batista, Ricardo Antônio Faustino da Silva Braz, Rochanny Shiarlinny Silva Oliveira
|
Números Complexos: Representação no Plano e Significado das Operações (Translações, Rotações e Ampliações) com o uso do software GeoGebra - Anne Carine Lopes, Mariza Antonia Machado de Lima
|
09:15 |
Provocação de situações de aprendizagem em cálculo com o apoio do GeoGebra. - Ana Regina Gregory Brunet, José Carlos Pinto Leivas, Magda Leyser, Rosvita Fuelber Franke
|
O GeoGebra na alfabetização matemática de nível superior - Leonardo Silva Costa, Pedro Carlos Ribeiro Júnior, Tânia Maria Machado de Carvalho
|
09:30 |
Resolução de Problemas/Design Potencializando Processos Formativos de Professores que Aprendem e Ensinam Matemática no contexto das TIC – GeoGebra - Andriceli Richit, Rosana Giaretta Sguerra Miskulin
|
Categorias de arquivos produzidos com o GeoGebra na formação de professores de matemática - William Vieira Gonçalves
|
09:45 |
GeoGebra e a Família dos Números Metálicos - Chang Kuo Rodrigues, Estela Kaufman Faingulernt, Sônia Cristina da Cruz Mendes
|
As Transformações Isométricas no GeoGebra com a Motivação Etnomatemática. - Mitchell Christophers Sombra Evangelista
|
10:00 |
Perspectivas e potencialidades do processo investigativo na educação matemática com o uso do software livre-GeoGebra - Diego Eduardo Lieban, Julhane A. T. Schulz, Marcos Pinheiro de Lima
|
Funções polinomiais de 1º e 2º graus: uma abordagem computacional - Diana Maia de Lima
|
10:15 |
Geometría analítica con GeoGebra: aportes para su enseñanza - Analía Crippa, Liliana Prosperi, María Carmen Quércia, María Elina Vergara
|
Possibilidades didático-pedagógicas do software GeoGebra no estudo de conceitos de cálculo diferencial e integral: perspectivas na formação continuada de professores de matemática - Andriceli Richit, Rosana Giaretta Sguerra Miskulin
|
10:30 |
Análise do software GeoGebra e sua importância para o ensino da trigonometria - Ana Laura Bertelli Grams
|
O Professor Protagonista das Transformações na sua Prática através do uso do GeoGebra - Thais de Oliveira
|
10:45 |
Coffee break
|
Coffee break
|
11:00 |
GeoGebra no ensino de Trigonometria - Izaias Cordeiro Neri
|
Uso do GeoGebra como ambiente informatizado para manipulação e visualização das propriedades da função modular - Allan Rodrigo Fonseca Teixeira, Célio Roberto Melillo
|
11:15 |
O uso do software GeoGebra no Ensino da Matemática - Angela Mognon, Michele Carvalho de Barros
|
Contribuições do software GeoGebra no estudo de cálculo diferencial e integral: uma experiência com alunos do curso de geologia - Andriceli Richit, Marco Antonio Escher, Rosana Giaretta Sguerra Miskulin, Vanessa Cerignoni Benites
|
11:30 |
Saboreando palmitos: uma abordagem para planificação de cilindros truncados e parametrização de curvas - Diego Eduardo Lieban
|
GeoGebra: propostas, relatos e trocas de experiências - Isabela Cristina da Silveira e Silva, Leiliane Coutinho da Silva Ramos, Luciano dos Santos Rangel - Washington Rodrigues Jorge da Costa
|
11:45 |
Demostración sin palabras: una manera dinámica de aprender geometría. - Graciela Echevarría, Karina Olguín, Laura Aliaga, Nora Gatica e Marcela Natalia Baracco
|
O Método das Tangentes de Newton: uma abordagem que associa história e tecnologia com o uso do software GeoGebra - Marcio Vieira de Almeida, Naíma Soltau Ferrão, Silvio de Brito Marcelino
|
12:00 |
O uso do software GeoGebra na formação de professores de matemática - Davidson Paulo Azevedo Oliveira, Juliana Batista Faria
|
A prática do professor de matemática: inserção do software GeoGebra como recurso pedagógicos - Ana Paula Silva de Almeida, Claudinei de Camargo Sant´Ana, Gabriele Silva Carneiro
|
12:15 |
Outra parábola na igreja? - Leila Cristina Escudeiro Seifert, Marcia Maioli, Silvia Juliani Brandt, Silvia Vilela de Oliveira Rodrigues
|
Interações entre as linguagens envolvidas no processo de ensino e aprendizagem de matemática mediado pelo GeoGebra - Evandro dos Santos Paiva Feio, Luciano Augusto da Silva Melo
|
12:30 |
O uso do GeoGebra na sala de aula: uma reflexão na produção acadêmica do PPGECNM - Maria Maroni Lopes
|
Implicações pedagógicas do uso simultâneo do software GeoGebra e de um quadro interativo no ensino de construções geométricas num curso de licenciatura em matemática - Loreci Zanardini, Renata Voitena
|
12:45 |
Almoço
|
Almoço
|
14:30 |
Geometria dinâmica: explorando o conceito de ângulos - Gislaine Maria Rodrigues
|
Ensino da matematica para crianças com o auxilio do GeoGebra - Caio Augusto Monteiro da Silva, Dylson Junyer de Sousa Lopes, Felipe Andrade Mendes, Ricardo Antônio Faustino da Silva Braz
|
14:45 |
A utilização do GeoGebra no processo de ensino e aprendizagem da integral: uma articulação entre pesquisa e a docência - Alexandre Botelho Brito, Edson Crisostomo dos Santos, Janine Freitas Mota
|
Uso do GeoGebra para integração e cálculo de área-Júlio César da Silva, Marcos Guimarães Jr
|
15:00 |
Aprendizagem significativa de conceitos matemáticos: um estudo sobre o uso do GeoGebra como um organizador prévio - Angela Mognon, Lilian Akemi Kato, Michele Carvalho de Barros
|
As potencialidades do GeoGebra em processos de investigação Matemática: uma análise do desenvolvimento de objetos de aprendizagem da EaD no ensino presencial - Iara Letícia Leite de Oliveira, José Antônio Araújo Andrade, Simone Uchôas Guimarães
|
15:15 |
Grandezas e medidas - Mario Abbondati
|
Explorando a construção de mosaicos por meio do GeoGebra - Alberto Miranda Jorge, Beatriz Krabbe Laghetto, Paulo César Oliveira
|
15:30 |
GeoGebra: uma ferramenta auxiliar para explorar as propriedades das funções inversas - Daila Silva Seabra de Moura Fonseca, Kelly Maria de Campos Fornero Abreu de Lima Melillo
|
A implementação de novas tecnologias na produção de materiais didáticos para o ensino e aprendizagem da matemática em cursos de graduação - Alexandre Botelho Brito, Edson Crisostomo dos Santos, Elder Olinto, Janine Freitas Mota , Romulo Barbosa Veloso, Ronaldo Dias Ferreira
|
15:45 |
Clasificación particional de cuadriláteros como fuente de demostraciones y construcciones en la formación inicial de profesores- Luis Mario Dalcín Oliveira, Verónica Molfino
|
Iniciando el camino con GeoGebra- Ernesto Lopez, Jose I. Urretabizkaya, Pablo Coll, Rosa Maria Escayola, Valeria Borsani
|
16:00 |
Uso do software GeoGebra nas aulas de matemática do Ensino Fundamental II - Ana Lúcia Pintro
|
Taller sobre el software en la clase de matemática.Reflexiones sobre su influencia en el proceso de enseñanza y aprendizaje-María Elina Vergara, Martin Avila,Inés Cassetta
|
16:15 |
Coffee break
|
Coffee break
|
16:30 |
ENCERRAMENTO - Auditório Marquês
|
|