Português - English - Español
Orientações

Trabalhos Apresentados

Submissão do Trabalho
Trabalhos Apresentados


Markus Hohenwarter - Director of GeoGebra Project - Johannes Kepler University - Linz,Austria
Zsolt Lavicza- Cambridge University - UK
Agustin Carrillo de Albornoz - IGI Andalucía, Espanha
Celina A. A. P. Abar - PUCSP, IGI de São Paulo - São Paulo
Esteban Diaz - Cambridge University, UK
Humberto José Bortolossi - UFF - IGI, Rio de Janeiro
José Manuel dos Santos dos Santos - IGI de Porto, Portugal
Juan Pablo Serrano Echeverría - Ministério de Educación Pública, Costa Rica
1 A aplicação do GeoGebra em cálculos algébricos Ana Luiza Figueiredo
Érico Vinicius de Castro Alves
Laiane Paula Santos Oliveira
Ricardo Antônio Faustino da Silva Braz
2 A implementação de novas tecnologias na produção de materiais didáticos para o ensino e aprendizagem da matemática em cursos de graduação Alexandre Botelho Brito
Edson Crisostomo dos Santos
Elder Olinto de Morais
Janine Freitas Mota
Romulo Barbosa Veloso
Ronaldo Dias Ferreira
3 A Manipulação e Análise de Padrões Fractais no Processo de Generalização do Conhecimento Matemático por meio do Software GeoGebra Marcus Vinícius Maltempi
Rejane Waiandt Schuwartz Faria
4 A prática do professor de matemática: inserção do software GeoGebra como recurso pedagógicos Ana Paula Silva de Almeida
Claudinei de Camargo Sant´Ana
Gabriele Silva Carneiro
5 A utilização do GeoGebra no processo de ensino e aprendizagem da integral: uma articulação entre pesquisa e a docência
Alexandre Botelho Brito
Edson Crisostomo dos Santos
Janine Freitas Mota
6 A visão do GeoGebra voltada para a concepção de micromundo
Ana Paula R. Magalhães de Barros
Elen Priscila Stivam
7 Análise do software GeoGebra e sua importância para o ensino da trigonometria
Ana Laura Bertelli Grams
8 Aprendendo matemática com o GeoGebra: um material de apoio a utilização do software em sala de aula
Jorge Cássio Costa Nóbriga
Luís Cláudio Lopes de Araújo
9 Aprendizagem significativa de conceitos matemáticos: um estudo sobre o uso do GeoGebra como um organizador prévio
Angela Mognon
Lilian Akemi Kato
Michele Carvalho de Barros
10 As potencialidades do GeoGebra em processos de investigação Matemática: uma análise do desenvolvimento de objetos de aprendizagem da EaD no ensino presencial
Iara Letícia Leite de Oliveira
José Antônio Araújo Andrade
Simone Uchôas Guimarães
11 As potencialidades do Geogebra para a construção de material didático para o ensino de funções
Iara Letícia Leite de Oliveira
Karine Angélica de Deus
Ricardo de Almeida Souza
Rosana Maria Mendes
Simone Uchôas Guimarães
12 As Transformações Isométricas no GeoGebra com a Motivação Etnomatemática
Mitchell Christophers Sombra Evangelista
13 As Transições do Seno
Bruna Karla Silva Reginaldo
Felipe Perereira Heitmann
Joicy Pimentel Ferreira
14 Categorias de arquivos produzidos com o GeoGebra na formação de professores de matemática
William Vieira Gonçalves
15 Clasificación particional de cuadriláteros como fuente de demostraciones y construcciones en la formación inicial de profesores
Luis Mario Dalcín Oliveira
Verónica Molfino
16 Conjeturas y demostraciones a partir del embaldosado con polígonos regulares
Luis Mario Dalcín Oliveira
Verónica Molfino
17 Construção de utilitários com o software GeoGebra: uma proposta de divulgação da geometria dinâmica entre professores e alunos
Diego Eduardo Lieban
Thaísa Jacintho Müller
18 Construyendo, explorando y jugando con triángulos
Marcela Platero
Verónica Pagliaccio
19 Contribuições do software GeoGebra no estudo de cálculo diferencial e integral: uma experiência com alunos do curso de geologia
Andriceli Richit
Marco Antonio Escher
Rosana Giaretta Sguerra Miskulin
Vanessa Cerignoni Benites
20 Contribuições do uso do Geogebra no estudo de funções
Luis Havelange Soares
21 Criação de micro-mundos com o software de geometria dinâmica GeoGebra
Rúbia Barcelos Amaral
22 Criando conteúdos digitais interativos em matemática e em estatística com o uso integrado de tecnologias: GeoGebra, javaview, html, css, javascript e mathml
Humberto José Bortolossi
23 Dar significado aos conceitos de trigonometria com o GEOGEBRA
Rogério Chaparin
Ruth Ribas Itacarambi
24 Demostración sin palabras: una manera dinámica de aprender geometría
Graciela Echevarría
Marcela Natalia Baracco
Maria Laura Aliaga
Nora Gatica
Rita Karina Olguín
25 Desenvolvimento de um kit virtual de apoio com softwares GeoGebra e Wink
Ilydio Pereira de Sá
Júlio César da Silva
Wendel de Oliveira Silva
26 Desenvolvimento do protótipo do Book-GeoGebra
Bruno Santos Ferreira
Gilberto Lacerda
Jorge Cássio Costa Nóbriga
Luís Cláudio Lopes de Araújo
Renan de Lima
27 Disco de poincaré: uma proposta de exploração de geometria hiperbólica no ambiente GeoGebra
Maria Alice Gravina Ricardo Silva Ribeiro
28 El perfil didáctico de los profesores de matemática y su relación con las actividades que planifican con GeoGebra para sus aulas
Fabián Vitabar
29 Ensinar e aprender geometria plana com e a partir do uso do software GeoGebra – uma vivência no contexto escolar
André Forlin Dosciati
Isabel Koltermann Battisti
Vanessa Faoro
30 Ensinar e aprender trigonometria com e a partir do uso do software GeoGebra – um olhar à formação inicial do professor de matemática
André Forlin Dosciati
Glaucia Regina Bieger
Isabel Koltermann Battisti
Marciele Aline Paslauski Pizotto-
Vanessa Faoro
31 Estudo das cônicas no ensino superior com a utilização do GeoGebra
Juracélio Ferreira lopes
Wladimir Seixas
32 Estudo das funções polinomiais do 1.o e 2.o grau
Eloy Nicotera Junior
Mario Abbondati
33 Exploração didática de registros semióticos no ensino do cálculo com apoio computacional
Francisco Regis Vieira Alves
34 Explorando aspectos dinâmicos no ensino de funções reais com recursos do GeoGebra
Dirce Uesu Pesco
Humberto José Bortolossi
Wanderley Moura Rezende
35 Explorando o uso das novas tecnologias para o estudo das transformações no plano
Kátia Vigo Ingar
Lúcia Helena Nobre Barros
36 Formação de professores de Matemática para uso de tecnologia em sala de aula por meio do Geogebra
Agnaldo da Conceição Esquincalha
Bruna Moustapha Corrêa
Filipe Iório da Silva
Gisela Maria Fonseca Pinto
37 Funções polinomiais de 1º e 2º graus: uma abordagem computacional
Diana Maia de Lima
38 Funções trigonométricas - uma experiência com software GeoGebra na formação de professores
Loreni Aparecida Ferreira Baldini
Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino
39 GeoGebra e a Família dos Números Metálicos
Chang Kuo Rodrigues
Estela Kaufman Faingulernt
Sônia Cristina da Cruz Mendes
40 GeoGebra e o método de Briot & Bouquet para resolução gráfica de equações cúbicas
Aguinaldo Robinson de Souza
Emília de Mendonça Rosa Marques
41 GeoGebra en la Enseñanza de la Matemática
Ana Elena Gruszycki
Luis Norberto Oteiza
Patricia Mónica Maras
42 GeoGebra en la Formación Docente
Norma Susana Cotic
43 Geogebra no ensino de Trigonometria
Izaias Cordeiro Neri
44 Geogebra puente de construcción entre lo real y lo virtual
Guillermo A Enrich
Guillermo A Pérez Pantaleón
Jorge Gotay Sardiñas
Mabel Claudia Rodriguez Anido
María Amelia Plaza
María del Valle Guanuco
Molina Marta Lía
Rosa Susana Enrich
45 GeoGebra: um trabalho concatenado entre a álgebra e a geometria no ensino superior
Karly Barbosa Alvarenga
Murilo de Medeiros Sampaio
Rafael Neves Almeida
46 GeoGebra: uma ferramenta a favor do ensino e aprendizado da matemática
Anderson Messias Santana
Danilo Siqueira de Pontes
Graciela Aluizio Reali
Juliana Barcelos de Oliveira
Mario Henrique Rocha Azzolini
Murilo Cretuchi Delfino de Oliveira
Paulo Estevan Denadai
Rosemeiry de Castro Prado Maximiano
47 GeoGebra: uma ferramenta auxiliar para explorar as propriedades das funções inversas
Daila Silva Seabra de Moura Fonseca
Kelly Maria de Campos Fornero Abreu de Lima Melillo
48 GeoGebrarte: uma atividade exploratória conectando a álgebra e a geometria por meio do GeoGebra
Alessandra Pereira da Silva
Cássio Luiz Vidigal
Pollyanna Fiorizio Sette
49 Geometría analítica con Geogebra: aportes para su enseñanza
Analía Crippa
Liliana Prosperi
María Carmen Quercia
María Elina Vergara
50 Geometria dinâmica GeoGebra - uma nova maneira de ensinar
André Krindges
Moiseis dos Santos Cecconello
Naiane Gajo Silva
51 Geometria dinâmica: explorando o conceito de ângulos
Gislaine Maria Rodrigues
52 Grandezas e medidas
Mario Abbondati
53 Haciendo matemática en el aula con ayuda del GeoGebra
Verónica Pagliaccio
54 Implicações pedagógicas do uso simultâneo do software geogebra e de um quadro interativo no ensino de construções geométricas num curso de licenciatura em matemática
Loreci Zanardini
Renata Voitena
55 Iniciando el camino con GeoGebra
Ernesto Lopez
Jose I. Urretabizkaya
Pablo Coll
Rosa Maria Escayola
Valeria Borsani
56 Integração de objetos construídos no GeoGebra a tecnologias de rapid learning e ao moodle em um curso de derivadas
Guilherme Francisco Ferreira
Maurício Barbosa da Silva
Sérgio Carrazedo Dantas
57 Interações entre as linguagens envolvidas no processo de ensino e aprendizagem de matemática mediado pelo GeoGebra
Evandro dos Santos Paiva Feio
Luciano Augusto da Silva Melo
58 La enseñanza de la matemática con GeoGebra
Edith G.Abildgaard
Graciela Carmen Lombardo
Roxana V. Operuk
Silvia Caronía
59 Laboratorio GeoGebra Uruguay
Fabián Vitabar
60 Límites e Infinito con Geogebra
José Bosch Betancor
61 Modelagem no Geogebra: uma introdução ao pensamento dedutivo na Escola Básica
Maria Alice Gravina
Melissa Meier
62 Números Complexos: Representação no Plano e Significado das Operações (Translações, Rotações e Ampliações) com o uso do software GeoGebra
Anne Carine Lopes
Mariza Antonia Machado de Lima
63 O Geogebra na construção do significado do p(PI): Perímetro
Aline Dutra Ramos
Marcelo Lucio Ferreira
Ruth Ribas Itacarambi
Vanessa Righi Castilho
64 O GeoGebra na prática pedagógica dos professores de matemática: reflexões a partir dos registros de egressos de cursos
Cristiane Rodrigues de Jesus
Emerson Rolkouski
65 O Geogebra no Ensino de Matemática
Jonas Weverson de Araújo Silva
Karina Vicente de Oliveira
Keytt Amaral da Silva
Magna dos Reis Barbosa
Marcella Luanna da Silva Lima
Raquel Aline Oliveira Eloy
Severino Horácio da Silva
Soraya Martins Camelo
66 O GeoGebra no estudo das Transformacoes Ortogonais
Tânia Maria Machado de Carvalho
67 O Método das Tangentes de Newton: uma abordagem que associa história e tecnologia com o uso do software Geogebra
Marcio Vieira de Almeida
Naíma Soltau Ferrão
Silvio de Brito Marcelino
68 O Professor Protagonista das Transformações na sua Prática através do uso do GeoGebra
Thais Oliveira
69 O uso do computador (GeoGebra) e do logotipo do mcdonald's no estudo da função do 2º grau
Elda Vieira Tramm
Jussara Gomes Araújo Cunha
70 O uso do GeoGebra na sala de aula: uma reflexão na produção acadêmica do ppgecnm
Maria Maroni Lopes
71 O GeoGebra na prática pedagógica dos professores de matemática: reflexões a partir dos registros de egressos de cursos
Davidson Paulo Azevedo Oliveira
Maria Maroni Lopes
72 O uso do software GeoGebra na formação de professores de matemática
Davidson Paulo Azevedo Oliveira
Juliana Batista Faria
73 O uso do software GeoGebra no Ensino da Matemática
Angela Mognon
Michele Carvalho de Barros
74 Outra parábola na igreja?
Leila Cristina Escudeiro Seifert
Marcia Maioli
Silvia Juliani Brandt
Silvia Vilela de Oliveira Rodrigues
75 Perspectivas e estratégias de utilização do GeoGebra junto ao Moodle e outras ferramentas de comunicação virtual na Educação a Distância
William Vieira Gonçalves
76 Perspectivas e potencialidades do processo investigativo na educação matemática com o uso do software livre-GeoGebra
Diego Eduardo Lieban
Julhane A. T. Schulz
Marcos Pinheiro de Lima
77 Possibilidades didático-pedagógicas do software GeoGebra no estudo de conceitos de cálculo diferencial e integral: perspectivas na formação continuada de professores de matemática
Andriceli Richit
Rosana Giaretta Sguerra Miskulin
78 Possibilidades educacionais com utilização do Geogebra no contexto de Um Computador por Aluno
Camila Medeiros Mendes
79 Professores de Matemática usando o GeoGebra: uma proposta dinâmica de formação continuada
Gerson Pastre de Oliveira
80 Provocação de situações de aprendizagem em cálculo com o apoio do GeoGebra
Ana Regina Gregory Brunet
José Carlos Pinto Leivas
Magda Leyser
Rosvita Fuelber Franke
81 Quebra-cabeças Geométricos Digitais: do concreto ao virtual, explorando potencialidades do GeoGebra
Felipe Pereira Heitmann
82 Refletindo sobre o papel do software Geogebra na produção de conhecimentos matemáticos construídos por um coletivo pensante formado por humanos e mídias
Daise Lago Pereira Souto
83 Relato de experiência: o uso intensivo e integrado do GeoGebra nas disciplinas de pré-cálculo e cálculo i –a– da universidade federal fluminense
Humberto José Bortolossi
84 Resolução de Problemas geométricos no Geogebra
Mônica Souto da Silva Dias
85 Resolução de Problemas/Design Potencializando Processos Formativos de Professores que Aprendem e Ensinam Matemática no contexto das TIC – GeoGebra
Andriceli Richit
Rosana Giaretta Sguerra Miskulin
86 Resolución de problemas geométricos con GeoGebra en la formación de profesorado de educación primaria: um estudio de casos
Natalia Ruiz López
87 Saboreando palmitos: uma abordagem para planificação de cilindros truncados e parametrização de curvas
Diego Eduardo Lieban
88 Significação de noções topológicas na transição do cálculo para a análise real com o GeoGebra
Francisco Regis Vieira Alves
89 Sobre o Boxplot no Geogebra
Celina Aparecida Almeida Pereira Abar
Péricles César de Araújo
90 Taller sobre el software en la clase de matemática.Reflexiones sobre su influencia en el proceso de enseñanza y aprendizaje
Inés Cassetta
María Elina Vergara
Martín Avila
91 Tecnologias Digitais Integradas em Investigações Geométricas em Grupo Online: geometria dinâmica, compartilhamento de tela, escrita colaborativa e chat
Felipe Pereira Heitmann
Sueli Liberatti Javaroni
92 Um estudo de Geometria Analítica e Álgebra Linear com o GeoGebra
João Emanuell Araújo Marciano
Maria Dalgeany de Araújo Domingos
Ricardo Antônio Faustino da Silva Braz
Sâmia Senna Diógenes
93 Una experiencia con estudiantes costarricenses en el uso del GeoGebra como recurso fundamental para la enseñanza de temas de geometria
Marco Vinicio Gutiérrez Montenegro
94 Uso del Geogebra como herramienta para mediar el tema de suma y multiplicación de fracciones en la Educación General Básica
Juan Pablo Serrano Echeverría.
95 Uso do Geogebra 3D como estúdio de tonalização para análise das componentes dos coeficientes de reflexão do modelo de iluminação local
Roberto Scalco
96 Uso do GeoGebra como ambiente informatizado para manipulação e visualização das propriedades da função modular
Allan Rodrigo Fonseca Teixeira
Célio Roberto Melillo
97 Uso do GeoGebra para integração e cálculo de área
Júlio César da Silva
Marcos Guimarães Jr
98 Uso do software GeoGebra nas aulas de matemática do Ensino Fundamental II
Ana Lúcia Pintro
99 Visualizando desigualdades e propriedades de sequências racionais com apoio no GeoGebra
Francisco Regis Vieira Alves
Hermínio Borges Neto
Kátia Vigo Ingar

 

 

 

+ 55 (11) 3124-5714
+ 55 (11) 7326-4355
+55(11) 5072-3359
geogebra@pucsp.br

Apoio:


Realização:

Copyright® GeoGebra / PUC-SP. Todos os direitos reservados. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Desenvolvido por DTI - Núcleo de Mídias Digitais