Conheça o Grupo de Pesquisa “Estudos de Poética: interconexões diacrônico-sincrônicas na poesia brasileira e portuguesa” do Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária da PUC-SP

O Grupo de Pesquisa Estudos de Poética: interconexões diacrônico-sincrônicas na poesia brasileira e portuguesa iniciou suas atividades no Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária da PUC-SP em abril de 2005, tendo o professor doutor Fernando Segolin como seu primeiro líder e a professora doutora Maria Aparecida Junqueira, como vice-líder. Desde o princípio, o Grupo tem como principal finalidade a reflexão crítico-teórica sobre processos de criação e, simultaneamente, análise das diferentes manifestações do texto poético em interconexão com seus respectivos contextos histórico-culturais. Nas palavras da professora Maria Aparecida Junqueira, coordenadora do Programa e atual líder do Grupo: “Pretende-se estudar a poesia não apenas enquanto texto, mas também enquanto prática comprometida em diálogo com a história e com a cultura”.
As pesquisas do Grupo têm por fundamento diferentes tendências teóricas, sem se comprometerem com uma linha teórica ou metodológica privilegiada de antemão, objetivando-se uma abertura de reflexão, análise e crítica. Fundamentados numa ótica da analogia, os trabalhos de pesquisa do Grupo desvinculam-se de pressupostos racionalistas e/ou cientificistas, buscando, antes, apreender o universo imagético criado pela poiesis, que põe continuamente em processo o dinamismo da escritura poética, o homem, a natureza, a história, a cultura - a multiplicidade de saberes.


Com foco em representantes ora da tradição, ora da modernidade, as pesquisas empreendidas pelo Grupo investem, igualmente, tanto na proposição teórica quanto na experiência de leitura crítica. Do ponto de vista teórico, buscam discutir e sistematizar a natureza e o funcionamento do poético entrevendo, no debate de ideias, o modo de ser da consciência poética do passado e do presente, assim como seu compromisso com o futuro. Do ponto de vista crítico, visam evidenciar as produções mais significativas de diversas correntes e épocas, ressaltando padrões criativos e experiências individuais fecundas e inovadoras dos mais diferentes poetas. Segundo Junqueira: “As pesquisas tratam de repensar a poesia em perspectivas estético-analógicas e histórico-culturais, com a finalidade de desenvolver investigações comprometidas com um enfoque multidisciplinar em linguagem poética”.
Desde 2012, o Grupo organiza Jornadas com o objetivo de refletir sobre a temática envolvida em seus estudos. A professora doutora Annita Costa Malufe, atual vice-líder, comenta: “O Grupo já realizou seis jornadas, que são encontros trazendo pesquisadores, poetas e professores de diferentes partes do Brasil. A cada ano, os eventos ocorrem em torno do tema que estamos debatendo no Grupo, como por exemplo: a questão da subjetividade na poesia, da performance, da relação da poesia com as outras artes etc. Atualmente, os debates têm se detido em textos acerca da imagem, buscando diferentes pontos de vista sobre esse conceito. A professora Maria Aparecida Junqueira e eu lançamos um livro, reunindo ensaios de alguns de nossos convidados nessas jornadas, intitulado Poesia: entre-lugares (Editora Dobradura, 2016), e nossa intenção é preparar outras publicações, reunindo também ensaios dos participantes do Grupo”.


Acompanhando o debate atual da poesia contemporânea, os estudos e as Jornadas do Grupo têm enfatizado temas como performance, teatralidade, subjetividade, imagem. Em 2019, o Grupo está envolvido com as relações entre poesia e imagem, logo, sua VII Jornada tratará desta problemática, retomando, mais uma vez, a sua meta, que é: fortalecer o debate por meio do diálogo entre pesquisadores e poetas, cuja produção na área é destaque no panorama nacional.

 

Para saber mais sobre o Grupo de Pesquisa “Estudos de Poética”, acesse o site do Programa: http://www.pucsp.br/pos/lcl


Menu
PUC-SP
J.PUC-SP
Sou PUC