Pagina Inicial Contato Sites da PUC

Você sabia que o uso dos anabolizantes pode engrossar a voz?

Maria Fernanda P. Bittencurt e Marta Assumpção de Andrada e Silva

Os anabolizantes são produtos elaborados a partir de um hormônio masculino, a testosterona. No corpo do homem esse hormonio é produzido naturalmente, também está presente no corpo da mulher, mas numa quantidade bem menor. Elé é responsável pelo crescimento dos pelos (barba, bigode, axilas e etc.), do pênis, dos ossos entre outros; ele também é o responsável pelas mudanças na voz (que ocorrem na época da adolescência). Algumas pessoas podem não ter uma produção adequada desse hormônio, e nesses casos, geralmente um médico endocrinologista deve indicar se há necessidade de tomar esteróides anabolizantes para regular as taxas de hormonio do corpo.

O uso dessas substâncias, sem prescrição médica, pode gerar diversas alterações no indivíduo, como: aumento da agressividade, aumento da massa muscular, impotência sexual entre outras.

O aumento muscular que ocorre nos braços e nas pernas pode, também, estar presente nas pregas vocais (popularmente conhecidas como cordas vocais), que são formadas pelo músculo vocal. Esse aumento de massa pode gerar mudanças no tom da voz principalmente no sentido de agravar a voz. Assim a voz tende a ficar mais “grossa”, e em alguns casos até mesmo rouca. A pessoa também pode sentir cansaço para falar e perceber a diminuição da tessitura vocal (para aqueles que cantam). Mesmo após a interrupção do uso do medicamento é comum observarvar que a voz continua alterada. Cuidado!! Essas substâncias podem trazer diversos males à saúde.

Apoio:
 

Compartilhe:


 

Mídias Sociais:


Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Desing: DTI-NMD