|
Divisão de Educação e Reabilitação dos Distúrbios da Comunicação (Derdic)
veja mais fotos +
A Divisão de Educação e Reabilitação dos Distúrbios da Comunicação (Derdic) teve início em 1954, quando um grupo de pais e amigos de surdos fundou uma escola para crianças surdas: o Instituto Educacional São Paulo (Iesp).
Em 1969, sem condições de levar o projeto adiante, o grupo decidiu doá-lo. Por sugestão do então diretor e professor da PUC-SP Mauro Spinelli (1935-2005), o Instituto passou a fazer parte da Universidade.
Segundo o professor Antonio Tabith, atual diretor da Derdic, Spinelli considerou que a incorporação à PUC-SP traria a possibilidade de enriquecimento do trabalho já realizado, por meio do desenvolvimento acadêmico.
Atualmente, a Derdic presta serviços, atendimento clínico, forma profissionais, produz conhecimentos na área de distúrbios da comunicação e realiza consultorias. A educação, reabilitação e a prevenção ligadas às alterações de audição, voz e linguagem são a base do trabalho da Derdic. Entre os seus principais se destaca o de dar acesso a serviços e educação especializada e de qualidade àquela camada da população menos favorecida economicamente.
Derdic em números
Cerca de 40 mil atendimentos, em média, são realizados anualmente pela Clínica de Audição Voz e Linguagem Prof. Dr. Mauro Spinelli, em procedimentos de diagnóstico, avaliação e terapia. Já o Centro de Audição na Criança (Ceac) realiza outros 2 mil procedimentos clínicos por ano.
A Derdic beneficia ainda 178 crianças e jovens surdos, nos cursos regulares de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens Adultos. Nos cursos de capacitação profissional em rotinas de Escritório e Panificação, são mais 50 jovens.
|
Além disso, há os programas educacionais complementares que levam os serviços da Derdic a mais 1.200 pessoas, anualmente.
Em formação de pessoal, a Derdic serve de campo para estágios supervisionados das faculdades de Fonoaudiologia e Pedagogia, além de desenvolver cursos de aprimoramento em Fonoaudiologia e Psicanálise. Vale também destacar que a Derdic promove o uso da Língua Brasileira de Sinais (Libras).
Futuro
A construção de um novo prédio no terreno da atual sede da Derdic, na Vila Clementino, está entre os planos da Divisão para os próximos anos. Ele deverá abrigar a clínica de reabilitação, biblioteca, brinquedoteca e o auditório, além de permitir a conclusão das obras do Ginásio de Esportes Osmar Santos.
Este é um dos itens do projeto Derdic Futuro, criado em 2000 para divulgar ações e captar recursos para o local. A iniciativa já rendeu frutos como as instalações do Centro de Audição na Criança (Ceac), cobertura do Ginásio de Esportes Osmar Santos e criação do Centro de Capacitação nas áreas de Hotelaria e Gastronomia, além de possibilitar, recentemente, o início das atividades de um serviço de capacitação em informática.
Derdic
Rua Neyde Aparecida Sollitto, 435
Vila Clementino – São Paulo – SP
(11) 5908-8000
www.derdic.pucsp.br
derdic@pucsp.br
Leia mais sobre a Derdic
http://www.pucsp.br/imprensa/jornal/2_edicao/img/pag_8.pdf
http://www.pucsp.br/fono/conteudo/derdic.htm
http://www.pucsp.br/imprensa/noticias/varias_noticias/07_07_derdic.htm
Saiba mais +
.::voltar::. |