NETS - Bem-vindo(a)
O Núcleo de Estudos Transnacionais da Segurança (NETS) se dedica à compreensão dos processos e atores transnacionais envolvidos com o tema contemporâneo das drogas e da segurança.
O NETS, criado em 2019, é vinculado ao Programa San Tiago Dantas de Pós-Graduação em Relações Internacionais da Unesp/Unicamp/PUC-SP e ao Mestrado Profissional em Governança Global e Formulação de Políticas Internacionais da PUC-SP. Suas atividades envolvem a produção de artigos e outros materiais acadêmicos, a participação em eventos científicos e em diversos tipos de mídias, a organização de palestras, workshops e minicursos sobre temas contemporâneos das suas duas linhas de pesquisa, bem como parcerias com variados atores nacionais e internacionais. A condução do NETS é realizada por docentes pesquisadores e envolve discentes de diferentes áreas do conhecimento e em diferentes graus acadêmicos (graduação, mestrado e doutorado).
O NETS se organiza em torno de duas linhas de pesquisa:
Compreender as drogas em sua dimensão sócio-histórica, normas de regulação domésticas e estrutura global de controle. Analisar o impacto das relações capitalistas no desenvolvimento do mercado de drogas lícitas e ilícitas. Problematizar as diferentes percepções sobre as drogas, relacionadas à saúde e à segurança pública e internacional. Revelar a importância das disputas de poder entre os atores nacionais e internacionais na governança das drogas: organismos internacionais, agências nacionais de saúde, corporações farmacêuticas, órgãos de aplicação da Lei, grupos criminosos, entre outros. Refletir sobre os principais dilemas e perspectivas da regulação das drogas para o continente americano e para o Brasil, com destaque para a cannabis e para os temas de justiça social, reparação, racismo, desigualdade e desenvolvimento.
Compreender os novos arranjos contemporâneos de "governança da segurança", levando em consideração as complexas redes de atores públicos e privados; locais e globais que se conectam e interagem nos diversos espaços sociais na gestão da violência e na formulação de políticas de vigilância e policiamento. Identificar os circuitos transnacionais que conectam profissionais da área, incluindo os caminhos para a formulação e circulação de políticas e tecnologias de segurança. Revelar as maneiras pelas quais os atores estão articulados às forças que demandam e legitimam essa provisão da segurança, ressaltando as relações desiguais de poder internacional e a sua inserção nas relações sociais capitalistas.
Pesquisadores responsáveis:
Paulo José dos Reis Pereira Acesse o perfil
Priscila Villela Acesse o perfil
Tomaz Oliveira Paoliello Acesse o perfil
Mariana Medeiros Bernussi Acesse o perfil