Educação de Jovens e Adultos - EJA
Através desta oficina buscamos sensibilizar os educadores (as) para:
- Compreender o histórico da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil e sua legislação específica;
- Conscientizar sobre as especificidades do papel do educador na EJA;
- Refletir sobre as diferentes concepções de Educação;
- Refletir sobre o perfil do educando na EJA;
- Conhecer o processo de alfabetização e letramento na EJA;
- Identificar os níveis de escrita na EJA;
- Conhecer o método Paulo Freire e sua contribuição para a leitura de mundo do educando;
- Estudar a matemática nas séries iniciais;
- Elaborar planejamento e sequencia didática na EJA;
- Construir jogos e criar atividades lúdicas na EJA.
Programa
- Apresentação dos participantes e Expectativa em relação a formação
- Linha do tempo sobre a Educação de jovens e adultos no Brasil
- Concepção de educação, Papel do educador e perfil do educando na EJA
- O que é o Método Paulo Freire? - Reflexões sobre alfabetização e letramento
- Psicogenese da língua escrita na educação de jovens e adultos
- Planejamento e avaliação na EJA
- Oficina de leitura, escrita e matemática - Jogos e brincadeiras
Coordenação
Profª Drª Sandra Machado Lunardi Marques
Coordenadora do Núcleo de Trabalhos Comunitários da PUC-SP
Professores:
Ms em Pedagogia: Carlos Alberto Daniel dos Santos (Tiziu)
Psicopedagoga: Ana Lucia Graciani
Dirigido à:
Educadores populares, Educadores Sociais, estudantes universitários, professores da rede e demais interessados nos temas
Carga horária: 8h às 17h (32 h)
Local: PUC/SP
Datas:
Investimento:
Inscrições
NTC-PUC-SP
Rua Bartira, 387 – Perdizes – SP
Horário: 8 às 18h
Informações com:
Carlos Dutra, Carlos Tiziu, Vilma, Denise
Fones: 3864 6503 – 3864 7377
pelo E-mail: ntc@pucsp.br