Música e Educação

NTC - Núcleo de Trabalhos Comunitários

Música e Educação

Através desta oficina buscamos sensibilizar os educadores(as) para:
Refletir e ressignificar os conceitos de música, instrumentos musicais e escuta musical na cultura e na escola;
Possibilitar a vivência de práticas musicais para a construção de conhecimento sobre a linguagem musical, bem como sobre as diversas maneiras de utilizá-la;
Instrumentalizar o educador(s) para o exercício de sua potencialidade criativa pela descoberta sonora, e por práticas educacionais voltadas às necessidades dos educandos;
Enfatizar a importância música na educação infantil, diversificando e ampliando as ocasiões de utilizá-las;
Construir “cotidiáfonos” – termo utilizado pela educadora Judith Akoschky – instrumentos sonoros feitos com objetos do cotidiano.

Programa
Identidade e música – mapa sonoro interno, autoconhecimento, ativando o sentido da escuta; potencialidade humana em criar, ecologia acústica e descoberta dos sons, Ampliando o conceito de música– Reflexão sobre os diversos conceitos e o contexto histórico. As propriedades do som e a ampliação da relação com a escuta. Trabalho com a voz e o corpo, Percussão corporal, Objetivo da educação musical, Concepção de educação e música, Improvisação como ferramenta pedagógica, A música como jogo – relação de formas de atividade lúdica infantil – Piaget e as dimensões presentes na música. A expressão musical infantil. Etapas da construção de instrumentos: a escolha de materiais, pesquisa, acervo, estética, construção coletiva. Instrumentos e objetos que emitem sons, instrumentos para fazer e exercitar música. Aspectos importantes para a construção de instrumentos. Possibilidades e variedade, pesquisa, planejamento e criação de instrumentos. Construção de instrumentos e objetos sonoros – “Cotidiáfonos” (Judith Akoschky) – instrumentos feitos com objetos do cotidiano. Classificação dos instrumentos de acordo com o modo que são produzidos (1914 – Musicólogos Sachs e Horns Boestel): Idiofones, membranofones, cordofones, eletrofones. Metodologia - conexão com a cultura, diálogo com outras áreas do conhecimento. Universo cultural infantil: brinquedos, parlendas, acalantos e brincadeiras de roda. Paisagem Sonora. Registro sonoro e notação – criação de partituras gráficas. Escuta sonora e musical: apreciação musical. Planejamento/ criação em subgrupos para apresentação a partir de uma das opções importantes no trabalho de música na educação: Inventar canções; a canção/ repertório; elaboração de arranjos; integrar som e movimento - dançar, dramatizar e cantar; sonorização de histórias: voz, corpo e/ou objetos. Mostra com experimentação dos instrumentos construídos. Apresentação da produção dos subgrupos. Observação, registro e avaliação.

Coordenação

Profª Drª Sandra Machado Lunardi Marques
Coordenadora do Núcleo de Trabalhos Comunitários da PUC-SP

Professora: Carla Casado Silva

Dirigido à:

Educadores populares, Educadores Sociais, estudantes universitários, professores da rede e demais interessados nos temas

Carga horária: 8h às 17h (24 h)
Local: PUC/SP
Datas:
Investimento:
Inscrições

NTC-PUC-SP
Rua Bartira, 387 – Perdizes – SP
Horário: 8 às 18h

Informações com:
Carlos Dutra, Carlos Tiziu, Vilma, Denise
Fones: 3864 6503 – 3864 7377
pelo E-mail: ntc@pucsp.br

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