As Contribuições das Linguagens Artísticas como Metodologia de Ensino Aprendizagem: Atividades Práticas com Teatro, Bonecos, Música e Dança Popular
Através desta oficina buscamos sensibilizar os educadores(as) para:
Promover uma iniciação ao conhecimento produzido historicamente acerca das linguagens artísticas e refletir sobre sua contribuição como metodologia de ensino e aprendizagem para a pedagogia social;
Ressaltar o caráter preventivo das linguagens artísticas para a promoção e defesa dos direitos da criança e do adolescente;
Sensibilizar os participantes para a compreensão das contribuições da arte e da cultura popular como atividades metodológicas que propiciam uma ação transformadora de situações de vulnerabilidade;
Estabelecer um processo de reflexão crítica sobre o papel do Educador Social em relação às novas exigências de reivindicação e participação popular na atual conjuntura sócio-política e educacional.
Programa
Identidade e linguagem – Relações pessoais e interpessoais – Autonomia – Integração e Socialização; Cultura – Manifestações culturais, Introdução à Linguagem: Vygotsky, - Introdução a teoria da aprendizagem e importância da linguagem, Paulo Freire - dialogo e linguagem no processo de Alfabetização: oralidade, leitura e escrita, Educação X Metodologia, Introdução à Linguagem Corporal e Expressão: corporeidade e movimento corporal, ritmo, movimento individual e coletivo, Introdução a Linguagem do Teatro e metodologia do Teatro do Oprimido, Jogos e exercícios, Música e dança popular, Processos de criação e Corporeidade na Educação: Introdução a Linguagem do Teatro Clown, Máscara, Jogos e exercícios, Introdução a Linguagem do Teatro de Bonecos , Criação: Confecção de Bonecos (Bunraku;), Teatro de Bonecos, Exercícios de criação, improvisação e manipulação com bonecos de fantoche da Zazarte Produções, Introdução a Linguagem do Teatro de Sombras Chinesa Criação: Confecção de Bonecos de Sombra, Desafios e avanços na relação ensino e aprendizagem e relato de experiências acerca das contribuições das linguagens (temas transversais e ações de prevenção, etc). Introdução ao Planejamento Participativo Pedagógico (Criação de roteiro a partir das linguagens abordadas), Pesquisa e Produção, Ensaio, Produção, Apresentação como prática de mobilização e intervenção sócio educacional, Sistematização e Avaliação
Coordenação
Profª Drª Sandra Machado Lunardi Marques
Coordenadora do Núcleo de Trabalhos Comunitários da PUC-SP
Professor: Isaias José (Zazá) – Zazarte Produções
Dirigido à:
Educadores populares, Educadores Sociais, estudantes universitários, professores da rede e demais interessados nos temas
Carga horária: 8h às 17h (32 h)
Local: PUC/SP
Datas:
Investimento:
Inscrições
NTC-PUC-SP
Rua Bartira, 387 – Perdizes – SP
Horário: 8 às 18h
Informações com:
Carlos Dutra, Carlos Tiziu, Vilma, Denise
Fones: 3864 6503 – 3864 7377
pelo E-mail: ntc@pucsp.br