13ª Retomada Indígena
25/09/2021 às 14h
13ª Retomada Indígena: Luta pela Vida: As políticas anti-indígenas do governo federal e a resistência dos povos originários
Créditos da fotografia: Alass Derivas
@derivajornalismo
O Evento
Há 12 anos, o Programa Pindorama realiza a semana cultural denominada Retomada Indígena. Essa iniciativa partiu de um dos alunos, que viu a importância de se levar a questão indígena aos estudantes e professores, havendo sempre um tema específico. Já foram convidados indígenas de outros Estados (Kaiowá e Terena do MS e Pataxó da BA). É uma oportunidade também para uma devolutiva do Programa, com a participação de ex-alunos(as).
Retomada 2021
Neste ano, a Retomada indígena acontecerá dia 25 de setembro às 14h, promovido pelo Programa Pindorama, para dizer que: "Sim, existem indígenas na Universidade!".
Queremos ainda debater sobre a política anti-indígena do Governo Federal e a resistência dos povos originários neste contexto.
O evento tem o apoio do Núcleo de Gênero, Raça e Etnia do Curso de Serviço Social e da Pro-Reitoria de Cultura e Relações Comunitárias (PROCRC).
Programação
14h: Abertura
14h40: "A universidade como espaço de formação e luta no contexto atual"
Convidadas(os):
Vanuza Kaimbé
Formada em Serviço Social pela PUC-SP. Ex-bolsista do Programa Pindorama.
Técnica em Enfermagem, trabalhou por 10 anos na saúde indígena em São Paulo - CASAI-SP (Casa de Apoio à Saúde Indígena).
É liderança indígena do movimento, representante do povo Kaimbé e do Núcleo de Mulheres Indígenas do Brasil.
Paulo Karai Guarani M'byá
Estudante de Serviço Social pela PUC-SP, bolsista do Programa Pindorama.
15h10: "As políticas anti-indígenas do governo federal"
Convidadas(os):
Célia Tupinambá
Atualmente, é professora no Colégio Estadual Indígena Tupinambá Serra do Padeiro (CEITSP) e cursa a Licenciatura Intercultural Indígena junto ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA). Foi presidente também da Associação dos Índios Tupinambá da Serra do Padeiro (AITSP), sendo responsável pela aprovação e gestão de projetos voltados ao fortalecimento da aldeia. Atuou na Articulação dos Povos e Organizações Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo (Apoinme) e foi membro da Comissão Nacional de Política Indigenista (CNPI).
Demais convidados(as): Aguardando confirmação
16h: Debate e encerramento
Como apoiar:
-
Curta nossas redes sociais
-
Divulgue o evento
-
Participe
-
Se puder, adquira os produtos da Feirinha Indígena on-line (que será lançada em breve pelo Instagram)
Inscrições:
O evento é gratuito, 100% online e você pode fazer sua inscrição em: www.even3.com.br/retomadaindigena21/