Um dos mais significativos aspectos do trabalho de Albert Einstein foi o de dar natural unidade aos conceitos de eletricidade e magnetismo . Essa unificação está presente nas equações de Maxwell, mas a teoria da relatividade proporciona maneira nova de encará-la. Einstein demonstra que uma vez em movimento o elétron , a força elétrica se altera e, a par disso , o elétron passa a gerar força magnética. Em ouras palavras ,a eletricidade e o magnetismo são , em essência , o mesmo fenômeno, e o aspecto que recebe realce, depende da velocidade do observador relativamente ao elétron.
Em verdade , Einstein entreviu algo mais , que se revelou de grande importância para a verificação da teoria .
Dito de maneira simples: Qualquer elétron em movimento ou qualquer objeto em movimento passa a ter massa maior quando se desloca em relação a um observador do que quando se encontra em repouso relativamente a esse mesmo observador. Na medida em que a velocidade desse objeto se aproxima da velocidade da luz , sua massa se torna infinita. O leitor haverá talvez notado que não se mencionou o mais conhecido resultado da teoria da relatividade de Einstein , a fórmula que se tornou quase sinônima de seu nome E=mc2 .
A fórmula e sua interpretação correta figuram em notável trabalho de três páginas , intitulado : Depende a inércia de um corpo de seu conteúdo de energia ? O trabalho é modelo perfeito do melhor processo dedutivo aplicado à Física . Nesse caso , Einstein imaginou um átomo ou qualquer outra partícula que se desintegre radiativamente emitindo radiação eletromagnética. Aplicando o princípio segundo o qual energia e momento se conservam durante a desintegração e fazendo engenhoso uso da transformação de Lorentz , Einstein pôde sustentar que o átomo após a desintegração haveria de ter massa inferior à do átomo original . E mais , a quantidade de massa perdida era igual a energia total desprendida em virtude da radiação , dividida pelo quadrado da velocidade da luz ( m=E/c2 ).
Fundamentalmente , a equação de Einstein revelou uma nova e , até a época , insuspeitada fonte de energia . O mero fato de um objeto material ter massa , dota-o de energia , mc2 , que é significativa , já que é muito alta a velocidade da luz .