Processo Seletivo - 1º Semestre de 2025
O período de inscrições para o processo seletivo dos cursos de pós-graduação stricto sensu da PUC-SP, para início no 1º semestre de 2025, foram realizadas até às 16h00 de 28 de outubro de 2024.
Ex-alunos que concluíram graduação, especialização ou mestrado na PUC-SP tiveram isenção da taxa de inscrição, assim como também os alunos da PUC-SP que concluem seu curso no 2º semestre de 2024.
Todas as informações necessárias para participar do processo seletivo constam no edital de cada Programa. Para obter mais informações, consulte a página do Programa de seu interesse clicando no nome constante da tabela abaixo ou escreva para a Secretaria de Administração Escolar de Pós-Graduação (SAE-PG) pelo e-mail alunospos@pucsp.br .
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ATENÇÃO
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Após realizadas as duas etapas da Matrícula Acadêmica Online indicadas abaixo, a matrícula só será confirmada após o pagamento do boleto, o qual equivale à primeira mensalidade. O boleto estará disponível no link indicado na Etapa 1.
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A semestralidade será dividida em 5 (cinco) parcelas que vencem dia 5 de cada mês, sendo o vencimento da primeira delas em 31/07/2024.
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A Matrícula Acadêmica Online poderá ser realizada a partir das 10:00 do dia 30/07, encerrando no dia 31/07 às 17:00.
Após o encerramento do prazo não será possível realizar nenhuma etapa da Matrícula Acadêmica Online, implicando na desistência automática da vaga.
A Matrícula Acadêmica Online será realizada em duas etapas, conforme abaixo:
Etapa 1 – Inclusão de Documentos (Clique no botão "Etapa 1", na lista de Programas abaixo, para realizar esta etapa)
Para realizar a Etapa 1 da Matrícula Acadêmica Online, os candidatos aprovados deverão acessar a Central do Candidato clicando no botão “Etapa 1” relativo ao seu Programa (conforme lista dos Programas abaixo) e anexar os seguintes documentos obrigatórios:
- • Foto 3 x 4;
- • Cédula de Identidade (RG);
- • Registro Nacional de Estrangeiro (RNE), no caso de candidato estrangeiro;
- • Certidão de Nascimento ou Casamento;
- • CPF (Cadastro de Pessoa Física);
- • Comprovante de residência;
- • Diploma de Graduação registrado, quando expedido por instituição brasileira, ou reconhecido legalmente por instituição brasileira, quando expedido por instituição estrangeira*;
- • Diploma do Mestrado, expedido por Programa reconhecido pela CAPES (somente para candidatos aprovados para o doutorado)**;
- • Histórico Escolar da Graduação;
- • Histórico Escolar do Mestrado (somente para candidatos aprovados para o doutorado).
* Na falta do Diploma de Graduação, a matrícula pode ser feita com o Certificado de Colação de Grau acompanhado do atestado de reconhecimento do curso pelo MEC. Os alunos concluintes devem apresentar declaração original emitida pela sua Faculdade de origem com data de previsão de colação de grau (mesma declaração apresentada na inscrição). Nesses casos, será concedido o prazo de um semestre para a apresentação do diploma, sob pena de cancelamento retroativo da matrícula e desligamento do curso.
** Na falta do Diploma de Mestrado, a matrícula pode ser feita com a Ata de Defesa da Dissertação de Mestrado, acompanhada do Certificado de Reconhecimento do Curso pelo MEC/CAPES. Nesses casos, será concedido o prazo de um semestre para a apresentação do diploma, sob pena de cancelamento retroativo da matrícula e desligamento do curso.
Observação 1: caso a(o) candidata(o) aprovada(o) não possua algum dos documentos acima no momento da Matrícula Acadêmica Online (Etapa 1), deverá anexar na Central do Candidato o Termo de Compromisso de Entrega de Documentos que pode ser acessado clicando aqui e/ou o Termo de Compromisso de Entrega de Diploma/Revalidação clicando aqui.
Observação 2: caso o candidato aprovado constate a necessidade de realizar alguma alteração cadastral, poderá fazê-lo nesta etapa (ver orientações no manual).
Etapa 2 – Indicação das Disciplinas - 30 e 31/07 (clique aqui para realizar a Etapa 2)
Para realizar a Etapa 2 da Matrícula Acadêmica Online, as(os) candidatas(os) aprovadas(os) realizarão a inclusão das disciplinas indicadas pelas Coordenações dos respectivos Programas (ver orientações no manual).
A indicação destas disciplinas será enviada pelas Coordenações dos Programas por e-mail a cada candidato aprovado.
A Etapa 2 deverá ser realizada diretamente no Portal Acadêmico do Aluno.
Em caso de dúvida, a(o) candidata(o) aprovada(o) pode contatar o Programa através do telefone/e-mail que consta no edital/ página do Programa ou entrando em contato com a Secretaria de Administração Escolar da Pós-Graduação (SAE-PG) pelo e-mail alunospos@pucsp.br.
De todo modo, criamos uma Central de Dúvidas que poderá auxiliar os candidatos que tiverem alguma dificuldade para a realização das etapas da Matrícula Acadêmica Online relatadas acima.
A Central de Dúvidas atenderá por meio da Plataforma Microsoft Teams (chat) nos dias 30/07 a 31 de julho, das 10h às 18h.
O candidato aprovado poderá contatar a Central de Dúvidas por meio desse link (Sala Teams).