Brasil Contra Fake: iniciativa do governo de combate à desinformação
A plataforma conta com diversas checagens, além de ensinar como denunciar uma fake news.
Fernanda Fernandes.
Projeto reforça a importância de checar os fatos antes de compartilhar uma informação.
Foto: Reprodução da plataforma Brasil Contra Fake
“É hora de frear o ódio, parar de repassar informações falsas, checar cada fato e sua fonte. Porque quem espalha fake news, espalha destruição”, essa foi a mensagem transmitida na propaganda de divulgação do mais novo programa contra a desinformação, que foi divulgado no final de março pelo governo federal.
Desenvolvida pela SECOM (Secretaria de Comunicação Social), a iniciativa ganhou o nome de Brasil Contra Fake, e visa combater desinformações a respeito da gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e seu governo.
O projeto conta com matérias desmentindo informações inverídicas sobre políticas públicas e ações governamentais que estão circulando nas redes sociais. Entre os conteúdos publicados, é possível encontrar muitas checagens sobre as vacinas, como por exemplo um texto explicando que as vacinas contra a covid 19 não causam infertilidade.
Outra checagem recente desmente que o Governo Federal confiscou 2,4 mil cabeças de gado no Amazonas, mostrando que o que de fato ocorreu foi a apreensão de gado criado em áreas já embargadas por desmatamento ilegal.
Ao acessar o site, logo na página inicial você encontra listadas todas as checagens em ordem de publicação. Mas além das matérias, de forma didática o portal também apresenta um passo a passo de como denunciar as fake news espalhadas nas principais redes sociais.
Descendo a página você encontra uma foto com a chamada “Clique aqui e descubra como denunciar uma notícia falsa nas redes sociais", ao clicar, você será direcionado para uma nova página, onde encontrará todas as instruções para denunciar uma fake news em diferentes plataformas, como Instagram, Facebook, WhatsApp, LinkedIn e TikTok.
Abaixo segue um dos exemplos, com o passo a passo para realizar essa ação no Instagram e Facebook.
Foto: Reprodução da plataforma Brasil Contra Fake
Em meio a elogios e críticas que surgiram após a divulgação do projeto, Lula comentou em seu Twitter que o Brasil sofreu muito com mentiras nas redes sociais nos últimos anos e que é preciso fortalecer uma rede da verdade. Para conhecer o site e ler os conteúdos, acesse: https://www.gov.br/secom/pt-br/fatos/brasil-contra-fake.