Checagem de Fatos e Comunicação com o Leitor

Checagem de Fatos e Comunicação com o Leitor

Nicho derivado do jornalismo, a checagem de fatos tem se adaptado aos meios de comunicação para contato direto com seu público

 

Por Kimberlly Ferreira Costa Ramos

 

Checagem de fatos e comunicação com o leitor

Foto: Reprodução Internet

 

As agências de checagens de fatos têm como principal objetivo a transparência, prezando por estabelecer e cumprir seu dever com a ética jornalística e com a veracidade das informações. Por isso, buscam manter da forma mais clara possível também uma relação mútua com seus respectivos leitores, baseada na comunicação e na abertura de espaços para sugestões.

Seja para indicar possíveis erros em suas checagens, para fazer recomendações de informações a serem averiguadas ou para expressar o desejo de apoiar financeiramente os sites checadores, as agências disponibilizam de redes como Instagram, Tik Tok, Whatsapp, Telegram, Messenger e várias outras para o contato agência-leitor.

A Aos Fatos, por exemplo, possui um mecanismo automático que atende prontamente qualquer pessoa que o acionar; basta clicar no ícone do aplicativo de mensagens Whatsapp no site da agência, que a robô "Fátima" irá responder

 

Checagem de fatos e comunicação com o leitor

Foto: Reprodução Internet

 

Já a agência de checagens Estadão Verifica, apesar de também utilizar de um meio automático para responder seus leitores no Whatsapp, investiu em uma inovação para melhorar a relação com o público e para tentar especificar de forma mais fácil o tipo de assunto ou dúvida a ser tratado pelo leitor. O robô oferece um menu com os temas que podem ser de interesse do público e passíveis de serem averiguados pelo Estadão Verifica. Caso seja um questionamento, por exemplo, itens como aúdios, fotos e vídeos podem ser adicionados para agregar ao contexto da pergunta.

Ao compreender também a importância do acesso de seus leitores a informações verídicas especialmente em épocas de eleições, a checadora Fato ou Fake, do Grupo Globo, elaborou uma série no Youtube (que contou com duas temporadas) voltada para as fake news que são criadas e espalhadas rapidamente nesse período de candidatura. A série conta com a participação de especialistas que alertam o eleitor e indicam modos de como identificar a veracidade ou não de uma informação, de como evitar cair nas notícias falsas, entre outros temas que servem de prevenção e cautela.

Menu
PUC-SP
J.PUC-SP
Sou PUC