TSE utiliza mídias digitais para enfrentar à desinformação
Por Esther Ursulino, especial para PUC CHECK
O TSE está se inserindo no mundo da tecnologia e das redes sociais para combater as notícias falsas que desestabilizam a democracia brasileira. A iniciativa também busca reforçar a confiança na Justiça Eleitoral, nas eleições e na urna eletrônica, que vêm sendo alvo constante de campanhas difamatórias. Em agosto de 2021 o Tribunal Superior Eleitoral instituiu o Programa Permanente de Combate à Desinformação, que tem como objetivo reduzir os efeitos negativos das notícias falsas relacionadas, especialmente, à Justiça Eleitoral e seus integrantes, às urnas eletrônicas e às diferentes fases do processo eleitoral.
As ações do programa estão baseadas em três eixos: Informar, Capacitar e Responder. O primeiro eixo promove o consumo de informações oficiais, confiáveis e de qualidade; o segundo é destinado à alfabetização midiática dos brasileiros; e o terceiro busca identificar casos de desinformação e respondê-los, de forma preventiva ou repressiva, para que seus efeitos negativos sejam contidos. Atualmente, a iniciativa mobiliza mais de 70 instituições, entre partidos políticos e entidades públicas e privadas.
Visando a efetividade do Programa Permanente de Combate à Desinformação, a Justiça Eleitoral viu a necessidade de se adaptar às plataformas digitais, que se tornaram o principal meio de informação no país. Segundo o estudo Digital News Report 2022 do Instituto Reuters, 64% dos brasileiros dizem receber notícias pelas plataformas. As principais são Youtube (43%), seguido pelo WhatsApp (41%) e Facebook (40%). O relatório também mostra a tendência dos mais jovens em privilegiar informações em formato de áudio e vídeo, características de redes como Instagram, Tik Tok e Spotify.
Tendo em vista este cenário, o TSE realizou parcerias com as plataformas citadas na pesquisa, além do Google, Kwai e Telegram. Vale ressaltar que o Tribunal é o primeiro órgão eleitoral no mundo a firmar parceria com este último aplicativo. Além de ser parceiro das plataformas, o TSE também se insere nelas. Em sua conta do Instagram @tsejus é possível encontrar publicações relacionadas à educação midiática, às eleições e à importância do voto – tudo isso feito de maneira leve, informativa e até mesmo bem humorada. E por falar em humor, o órgão não poderia ficar fora do Tik Tok. No app desde 2020, o perfil TSEjus posta conteúdos institucionais e informativos em formato de vídeos curtos, muitas vezes utilizando memes e elementos da cultura pop a fim de se comunicar melhor com a população mais jovem – principal público dessa rede. Em maio deste ano, o perfil oficial do Tribunal publicou uma paródia de uma das cenas da novela Pantanal, edição exibida pela TV Globo, em que Juma Marruá entrega um bilhete a Jove, seu par romântico na trama. Quando o moço abre o bilhete há os dizeres: “Não deixe de votar. Todo voto importa.”. Em outros vídeos, podemos encontrar referências aos Vingadores, a Star Wars, a Irmão do Jorel etc.
No YouTube, há o canal da Justiça Eleitoral. Nele, dentre outros conteúdos, há o quadro “Então é Isso!”, com vinheta que lembra a identidade visual dos games. O programa apresenta, toda sexta-feira, uma decisão da Justiça Eleitoral de forma simples e acessível. A presença do Tribunal Superior Eleitoral no WhatsApp se dá através de chatbot – assistente virtual – criado em parceria com o próprio aplicativo de mensagens. O robô virtual, como também é conhecido, foi criado para esclarecer dúvidas relacionadas às Eleições Gerais de 2022 e fornecer informações confiáveis aos usuários. As alianças não se limitam às plataformas.
O Tribunal também se uniu a nove agências de checagem: AFP, Agência Lupa, Aos Fatos, Boatos.org, Comprova, E-Farsas, Estadão Verifica, Fato ou Fake e UOL Confere. As notícias checadas pela coalizão são publicadas na página “Fato ou Boato”, disponível no Portal da Justiça Eleitoral. Claudir Segura, doutor na área de Processos Cognitivos em Ambientes Digitais, e professor dos cursos de multimeios e comunicação da PUC-SP, diz que os propagadores de fake news conseguem entender as maneiras pelas quais as pessoas compreendem algo, e por isso sabem como utilizar as plataformas digitais para influenciá-las de maneira errada. “A informação é uma arma, e infelizmente pode ser utilizada para o lado negativo.”, diz.
Entretanto, Segura ressalta que a tecnologia pode ser uma aliada no combate à desinformação, e cita a música “Nos Bailes da Vida”, de Milton Nascimento, para explicar a importância da inserção de um órgão governamental nas novas mídias: “Todo artista tem que ir aonde o povo está’. O artista é o TSE e onde o povo está ele tem que estar junto. (...) O importante é não deixar faltar informação”.