FRONTEIRAZ
Publicação do Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária
DAS NORMAS GERAIS
1. FRONTEIRAZ receberá para publicação trabalhos redigidos em português, espanhol e inglês, cabendo aos autores a inteira responsabilidade pelos textos e imagens enviados para publicação.
2. Todos os trabalhos deverão ser inéditos e os direitos de publicação cedidos à Revista, que ficará obrigada a citar a autoria ou a fonte quando os textos forem utilizados em citação. Os termos "texto inédito" e "cessão de direitos de publicação" deverão acompanhar os trabalhos enviados.
3. Os trabalhos enviados serão submetidos ao Conselho Editorial de FRONTEIRAZ, que dispõe de plena autoridade para decidir sobre a conveniência de sua aceitação, podendo, inclusive, reapresentá-los aos autores com sugestões para que sejam feitas eventuais alterações necessárias.
4. Aos autores caberá a responsabilidade pelos trabalhos enviados, que não necessariamente refletirão a opinião do Conselho Editorial de FRONTEIRAZ, inclusive no que se refere às posições, conceitos e juízos emitidos.
NORMAS PARA ELABORAÇÃO DOS TRABALHOS
1. Os trabalhos deverão ser elaborados segundo as normas vigentes da ABNT em formato Word para Windows.
2. As ilustrações (fotografias, gráficos, desenhos, etc.) deverão ser apresentadas no corpo do texto e deverão estar legendadas.
3. ARTIGOS E ENSAIOS: deverão ser redigidos na ortografia oficial em tamanho A4, fonte Times New Roman, corpo 12, espaço 1,5 entrelinhas, espaço duplo entre texto e citações ou tabelas, margem de 2 cm de cada um dos lados, contendo entre 5 e 10 páginas, e deverão ser precedidos de uma folha de rosto com os seguintes elementos:
3.1 Título e subtítulo (se houver) - nome do autor com sua titulação e instituição de procedência, além de email e telefone para contato.
3.2 Resumo - deverá conter a apresentação concisa do trabalho com destaque das informações de maior importância, ou seja, os objetivos, os procedimentos metodológicos e as conclusões. Permite avaliar o interesse do artigo, prescindindo da sua leitura na íntegra. Deve-se dar destaque ao Resumo como tópico (250 palavras), digitado em parágrafo único.
3.2 Palavras-chave - descritores que identifiquem o conteúdo do artigo e que estejam, preferencialmente, no título do mesmo e também em Índex da área. Mínimo de três palavras e máximo de cinco.
3.3 Abstract - versão do resumo para a língua inglesa. Caso o trabalho seja escrito em inglês ou espanhol, a versão deverá ser em português.
3.4 Key words - palavras-chave em inglês; caso o trabalho seja escrito em inglês ou espanhol, a versão deverá ser em português.
4. RESENHAS: deverão ser redigidas na ortografia oficial, em tamanho A4, fonte Times New Roman, corpo 12, espaço 1,5 entrelinhas, espaço duplo entre texto e citações ou tabelas, margem de 2 cm de cada um dos lados, contendo até 5 páginas. Deverão, ainda, ser precedidas de uma folha de rosto com o nome do título do livro, objeto da resenha, o nome do autor e do tradutor, se houver, acrescido do nome da editora e do ano da edição. Ao final, deve-se incluir o nome do autor da resenha com sua titulação e instituição de procedência.
5. NOTAS DE RODAPÉ: deverão ser indicadas por números consecutivos e se limitar ao mínimo necessário, não devendo ser utilizadas para fornecer dados bibliográficos.
6. CITAÇÕES
6.1 Até 3 linhas: no corpo do texto entre aspas e com a referência correspondente: sobrenome do autor em caixa alta, seguida da data de edição e página.
6.2 Mais de 3 linhas: destacada do corpo do texto, obedecendo a:
recuo de 4 toques; tipo 10, espaço simples, sem aspas e referência correspondente: sobrenome do autor em caixa alta, seguida da data de edição e página.
7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: Todas as referências bibliográficas deverão estar ao final e de forma completa, conforme exemplos:
Livro
CORREIA, Marlene de Castro. Drummond: a magia lúcida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2002.
Artigo em periódico
BARRENTO, João. O astro baço: a poesia portuguesa sob o signo de Saturno. Revista ColóquioLetras, Poesia – perguntas e percursos, Lisboa, p. 157-168, jan/jun 1995.
Capítulo de livro
CALVÃO, Dalva. Oríon, de Mário Cláudio: ruína e escrita. In: DUARTE, Lélia Parreira (org.). As máscaras de Perséfone: figurações da morte nas literaturas portuguesa e brasileira contemporâneas. Rio de Janeiro/Belo Horizonte: Bruxedo/PUC Minas, 2006. p. 99-116.
Dissertações e teses
PIRES, Maria Tereza Ribeiro. Pés ateus: verdades rasgadas de Ana Cristina Cesar. Dissertação (Mestrado em Teoria Literária) – Faculdade de Letras, UFRJ, Rio de Janeiro, 2001.
Documentos eletrônicos
ALVES, M. M. Mundo dos loucos. O Globo, Rio de Janeiro, 20 dez. 2000. Disponível em http://www.oglobo.com.br/colunas. Acesso em: 20 dez. 2000.
8. ENCAMINHAMENTO:
Os trabalhos deverão ser encaminhados para revista Fronteiraz: revistafronteiraz@gmail.com
OBSERVAÇÃO:
Para a publicação, será necessário o envio de um ofício, citado no item 2 das Normas Gerais, conforme modelo abaixo:
O (s) autor (es) abaixo assinado (s) declara (m) que o texto "TÍTULO DO ARTIGO" trata-se de artigo original, não tendo sido publicado completo ou em parte, tanto no formato impresso como no eletrônico, e não será encaminhado para publicação em nenhum outro periódico científico ou jornalístico, caso seja aceito para publicação na Revista Eletrônica Fronteiraz – editada pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária (PUC-SP). Assim acordados, transfiro os direitos autorais do artigo em questão para a Revista FRONTEIRAZ do Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária (PUC-SP) , permitindo publicações posteriores, sempre com a citação da fonte.
Data: ________________________________________
Nome e assinatura: _____________________________
|