A relação entre arte e estrutura
é o ponto vital do conceito do projeto.
A estrutura acontece no momento da conscientização
do peso do prédio e sua "nova" estrutura.
Para que esta sensação seja limpa,
toda atitude que demanda composição artística
deve ser evitada.
Tudo é centrado na incisão da viga
em "I" no espaço retirado do pilar.
Os tamanhos devem se guir as distâncias entre
os pilares, as dimensões da viga, os pesos necessários,
etc... Em resumo, todas as soluções plásticas
posteriores à escolha entre as duas opções
apresentadas devem ficar subordinadas a esta sensação
primeira e a técnica estrutural.Neste trabalho a idéia
de peso é central.
Apesar de trazermos para o espaço somente
umas vigas (cerca de 500 kg), estaremos falando de uma escultura
de 200 a 300 toneladas. Ele é fruto de dois projetos anteriores,
as Lages do Arte/Cidade (97) e o Grande Budha (86). O primeiro pela
relação com a arquitetura e sua tentativa de reorganizá-la
pela nova tensão e deslocamento, e o segundo pela sensação
da incisão, só que agora não mais em elementos
naturais e sim estruturais. É o mesmo trabalho em nova situação
e contexto, ou melhor, campo.
|