conceito situações urbanas escala intervenções pesquisa arte/cidade - zona leste x


projeto de vito acconci

 


xx
x

projeto do büro schie

 

projeto de josé wagner garcia

 

x

Diante desta nova relação entre arte e desenvolvimento urbano, quais são as alternativas que se abrem para projetos de intervenção nas metrópoles em processo de reestruturação global? Esses projetos voltam-se para as vastas áreas, extraordinariamente complexas e dinâmicas, informes, excluídas dos processos de desenvolvimento urbano. Eles podem apontar para alternativas à ocupação, por megaprojetos de desenvolvimento imobiliário, adensadores e estruturantes, de áreas hoje desinvestidas. Indicando programas que correspondam à indeterminação dinâmica destes territórios intersticiais. Propostas de configurações e usos de infraestrutura que intensifiquem e diversifiquem as articulações na trama metropolitana.

Numa era de investimentos privados maciços no espaço urbano, projetos de intervenção poderiam se integrar a um novo padrão de políticas públicas. Um contraponto aos programas de desenvolvimento e revitalização, pautados em geral por investimentos em espaços tradicionais e consolidados. Projetos que podem proporcionar um repertório crítico e experimental, que a prática do planejamento não possui. Intervenções potencializadoras de situações urbanas, distintas de obras ditadas pelo desenho existente da cidade e pelos interesses econômicos e sociais dominantes. Uma possibilidade de introduzir novas estratégias urbanas.

No que a escolha de situações de intervenção pode indicar nesta direção? Esse procedimento não pode ignorar esta crescente complexidade, engendrada tanto pelo atual processo de restruturação das metrópoles quanto pela proliferação de estratégias de atuação no espaço urbano. Cada situação escolhida comporta não apenas sua configuração espacial concreta como tem de ser articulada em escala metropolitana e global, onde se revela o sentido das alterações na ocupação, usos e conexões destes locais. Dimensões sociais, políticas, econômicas e institucionais determinantes nem sempre visíveis espacialmente.

As estratégias de determinação destas situações têm portanto de atentar para os próprios processos que atualmente configuram as cidades. As relações de proximidade e afastamento, as diferenças e intervalos, entre as locações no espaço reestruturado da metrópole global. As contínuas rearticulações entre elementos e dinâmicas díspares, demandando uma sobreposição de escalas distintas na conformação destas situações complexas.

projeto de vergara

 

x

texto integral

1

2 3 4 5 6 7 8 9

voltar