|
13 set, terça-feira, das 9 às 10h
|
Título da conferência:Desafios Ético-Políticos da Animação Sociocultural na Mobilização e Participação Cidadã
Conferencista: Carlos Nuñez
Hurtado
Universidade ITESO (México)
Sinopse: Os processos de construção da democracia exigem que estejamos atentos para análises concretas de situações concretas, variáveis no tempo e no espaço. Se a democracia representativa está hoje disseminada por todas as regiões do mundo, ela coloca enormes desafios. As definições de democracia ampliada, restrita, regulada, participativa, direta, semi-direta, etc., com acento centrado na esfera político-institucional, ampliam-se para outras esferas - econômica e social - e se afirmam como um modo de vida. A democracia é condicionada pela mundialização (econômico, política, social e cultural) que, ao lado de aspectos positivos, tem trazido, sobretudo efeitos perversos - aumento da pobreza, das injustiças, das desigualdades sociais, da exclusão, da violência, por exemplo, dentro de cada Estado-Nação e entre os estados. A democracia suscita questões ligadas à governabilidade e à governança, à cultura cívica, às novas relações entre governos e sociedade civil. O novo cenário mundial coloca em questão as práticas e concepções teóricas da animação social e sociocultural e dos diversos atores envolvidos. Nos defrontamos com novas perguntas e desafios. É um momento histórico, privilegiado para a criação e busca de reflexão a partir da própria experiência.
|
14 set, quarta-feira, das 9 às 10h |
Título da conferência: Perspectiva Socioeducativa da Animação Sociall
Conferencista: Jean-Claude Gillet
Université de Bordeaux 3 (França)
Sinopse: A animação sociocultural procura construir a competência profissional a partir das ciências sociais e humanas, conjugadas ao know-how prático. O autor questiona as noções de aprendizagem e de experiência que põem de maneira nova as relações entre a teoria e a prática na formação e na intervenção.
|
15 set, quinta-feira, das 9 às 10h
|
Título da conferência: Ampliação do impacto cultural da Animação social
Conferencista: José Teixeira Coelho Netto
Universidade de São Paulo, ECA (Brasil)
Sinopse: A intervenção sociocultural no contexto da globalização enfrenta processos complexos e contraditórios presentes na mundialização da economia, o esvaziamento da dimensão política e a americanização dos produtos culturais. Neste contexto, evidencia-se um conjunto de processos simultâneos de homogenização e fracionamento, que reordena as diferenças e as desigualdades sem suprimi-las. O conceito de cidadania, que toma como referência o consumo massivo de bens, impacta profundamente a produção sócio-cultural. É prioritário refletir acerca das mudanças culturais e das transformações sociais produzidas nas grandes cidades, da ênfase da produção cultural, do sentido da cultura popular, do papel dos mass media e da construção dos processos de criação e recepção dos bens simbólicos.
|
|
|