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Carlos Nuñez Hurtado
Arquiteto, especialista em cooperativismo, desenvolvimento comunitário, auto-gestão e educação popular. Coordenador da Cátedra Paulo Freire na Universidade de ITESO Ex_Presidente do Conselho de Educação de Adultos de América Latina (CEAAL), e Fundador e ex-integrante da Equipe Coordenadora de ALFORJA.
México
Jean-Claude Gillet
Pedagogo, professor e pesquisador em Ciências da Educação. Professor emérito em Ciências da Educação da Universidade Michel de Montaigne (Bordeaux 3- França), diretor do Instituto Superior de Animadores Territoriais, diretor da Coleção Animação e Territórios, da editora L’Harmattan, de Paris. Membro do Laboratório de Pesquisa Social em Educação e Formação (LARSEF), da Universidade de Victor Segalen, Bordeaux 2. Autor de várias publicações na área. Bordeaux , França
José Teixeira Coelho Netto
Crítico de arte e professor titular de Política Cultural na Universidade de São Paulo (USP). Coordenador do Observatório de Políticas Culturais na Escola de Comunicação e Arte (ECA) da USP. Foi diretor do Museu de Arte Contemporânea de São Paulo (MAC-USP) de 1998 a 2002. Colaborador do jornal “Folha de São Paulo” e da revista “Bravo!”. Dentre seus livros de teoria, crítica e ficção temos: “Arte e utopia”, “Moderno e pós-moderno”, “Niemeyer: um romance” e “Fúrias da mente”.
São Paulo, Brasil
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Américo Nunes Peres
Doutor em Educação e Sociologia, professor da Universidade de Trá-os-Montes e Alto Douro (UTAD). Coordenador Científico do Centro de Estudos de Educação e Psicologia da UTAD.
Claudine Offredi
Doutora em Ciências Sociais e professora da Universidade Pierre
Mendès France, Grenoble, França.
Jocelyne Lamoureux
Professora do Departamento de Sociologia da Universidade de Quebec, em Montreal, diretora do Módulo de Animação e Pesquisa Cultural da Universidade de Quebec, professora convidada da Escola Libanesa de Formação Social e da Faculdade de Letras e Ciências Humanas da Université Saint-Joseph Beyrouth, do Líbano. Membro do comitê de redação do “Cahiers de Recherche Sociologique” e membro da Secretaria de Ação Comunitária Autônoma de Quebec.
Pedro Pontual
Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Fundador e membro do Centro de Educação Popular do Instituto Sedes Sapientiae (CEPIS), em São Paulo, e do Instituto Cajamar, no Brasil. Participou na fundação da Central de Movimentos Populares no Brasil, trabalhou com Paulo Freire na Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, coordenando o Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos (MOVA). Foi assessor do Programa Integrado de Educação Popular (PIEP), participou na criação do Fórum Nacional de Participação Popular nas Administrações Democráticas e do desenvolvimento do Orçamento Participativo em Santo André, São Paulo. Fundou a Rede de Poder Local (REPPOL) do Conselho de Educação de Adultos da América Latina. Atualmente é presidente da Ação Educativa e do Conselho de Educação de Adultos da América Latina (CEAAL).
Pilar Filgueras Bellot
Professora licenciada em Música e Psicologia. Secretaria Geral da Associação Internacional de Cidades Educadoras, de Barcelona. Diretora da Escola de Formação de Professores da EGB, da Universidade Autônoma de Barcelona. Membro do Conselho de Música do Ministério de Cultura e do Board of Directors da Sociedade Internacional de Educação em Música. Orientadora e coordenadora das publicações de Cidades Educadoras.
Sérgio Haddad
Professor do Programa de Estudos Pós-graduados em Educação, da Pontifica Universidade Católica de São Paulo, e presidente da Associação Brasileira de Organizações Não-Governamentais (ABONG). Secretário Executivo da Ação Educativa e membro do Comitê Organizador do Fórum Social Mundial, desde a sua primeira versão. Participa como representante de várias organizações não governamentais: Transparência Brasil, Comissão de Justiça e Paz de São Paulo, Conselho Internacional do Greenpeace, High Level Group Unesco - Paris etc. Integrante dos conselhos editoriais de diversas revistas nacionais e internacionais, e pesquisador/consultor da FAPESP, CNPq e CAPES.
Silvio Caccia Bava
Sociólogo e Mestre em Ciências Políticas pela Universidade de São Paulo. Coordenador do Instituto Pólis. Presidente da Associación Latino Americana de Organizaciones de Promoción - Alop (triênio 2005-2008), Membro do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional - CONSEA. Foi Presidente da Associação Brasileira de ONGs durante dois mandatos (1994/1998). Coordenador Latino-americano do International Forum on Capacity Building (1998-2002). Consultor em políticas públicas e gestão municipal; avaliação institucional e de programas; planejamento estratégico.
Newton Oliveira da Cunha
Animador Sociocultural de São Paulo desde 1972, assessor da gerencia e desenvolvimento. Formado em jornalismo (ECA-USP) e pós-graduação em filosofia (PUC-SP). Fez o curso de "Educação dos Adultos e do Lazer", Sorbonne,Paris (1979-1980). Obras escritas e publicadas:A Felicidade imaginária (relações entre os conceitos de lazer e trabalho), Ed.Brasiliense, 1987; Dicionário Sesc, A Linguagem da Cultura, Ed. Perspectiva, 2003; co-autor de Ética e Cultura, organização de Danilo S. de Miranda,Ed. Perspectiva, 2004; tradutor de Ética contra estética, de autoria da filósofa espanhola Amélia Valcárcel, Ed. Perspectiva, 2004; co-autor de Surrealismo (coleção Stylus), com o ensaio "Surrealismo e Filosofia", Ed. Perspectiva, no prelo.
Luiz Eduardo W.Wanderley
Mestre e doutor em Ciências Sociais (Sociologia) pelo FFLCH da USP e livre docente em Sociologia da Educação pela FEUSP. Professor titular do Departamento de Sociologia da PUCSP. Ex Reitor desta universidade (1984 - 1988). Foi coordenador do Instituto de Planejamento Regional e Urbano (URPLAN) e do Instituto de Relações Latino-Americano (IRLA). Coordena núcleo de estudos latino-americano do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da PUCSP. Vice-Presidente do Centro Ecumênico de Serviços à Evangelização e Educação Popular (CESEP). Assessor de ONGs e Movimento Social. Publicou vários livros (entre os quais "O que é a Universidade"; "Educar para transformar"; "Relações Internacionais e Governos Sub-Nacionais"), além de inúmeros capítulos de livros e artigos em revistas especializadas .
María del Pilar Ubilla
Licenciada em Serviço Social pela Universidade da República de Uruguai, Diretora da Maestria de Educação Popular da América Latina, com sede em Montevidéu, e integrante do Conselho editorial da Revista de Animação social e Educação Popular.
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