Avaliação Institucional
A Avaliação institucional tem por objetivo a melhoria da qualidade das atividades acadêmico-administrativas das Instituições Educacionais do Ensino Superior (IES). Definida pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES atua tanto na promoção da autoavaliação institucional como na interface com os processos de avaliação externa, realizada pelo MEC (INEP ou CAPES). Tem por objetivo fornecer insumos para a tomada de decisão da IES em busca da excelência acadêmico-administrativa. A avaliação institucional é de inteira responsabilidade da instituição, que tem autonomia para estruturar e definir prioridades do processo avaliativo.
A CPA produz relatórios anuais de Autoavaliação Institucional, considerando as seguintes dimensões: Planejamento e Avaliação Institucional, Desenvolvimento Institucional, Políticas Acadêmicas, Políticas de Gestão e Infraestrutura. Os dados produzidos, além de serem encaminhados ao MEC para os processos de regulação do Ensino Superior, tem por principal finalidade estimular a reflexão institucional sobre as suas práticas acadêmico-administrativas.