I FESTIVAL UNIVERSITÁRIO DE GAMES
I CONGRESSO INTERNACIONAL DE ESTÉTICAS TECNOLÓGICAS
Dias 1, 2, 3 e 4 de junho de 2006
PUC-SP - Campus Consolação
Ao longo de quase todo o século 20, os games foram menosprezados como objetos de estudo, sendo largamente avaliados, por teóricos e críticos da cultura, de forma apocalíptica, sob o argumento de que são nocivos, sobretudo para crianças e jovens, por supostamente promoverem comportamentos violentos, entre outros alardeados males.
Em que pese continuem despertando controvérsias, neste início de século os games rompem a barreira dos preconceitos e ascendem como objetos de estudo e desenvolvimento em universidades do mundo inteiro, empurrados pela massiva popularização que conquistaram, bem como pelo notável crescimento da indústria do setor, colocando os games entre os temas mais intrigantes da cultura contemporânea.
Nas universidades brasileiras, o interesse pelos games não é diferente. Surgem pesquisas sobre o tema nas mais diversificadas áreas do conhecimento –computação, engenharia, design, artes, comunicação, educação, antropologia, semiótica –, e cursos de graduação, pós-graduação e extensão, além de disciplinas voltadas para eles em cursos dedicados às demais mídias e linguagens digitais, dando sinais de que os games constituem hoje um novo domínio de conhecimento.
Neste cenário, o I Festival Universitário de Games surge para conhecer e estimular esta tendência. O evento acontecerá nos dias 1, 2, 3 e 4 de junho de 2006, na PUC-SP, Campus Marquês de Paranaguá, em conjunto com o I Congresso Internacional de Estéticas Tecnológicas.
O I Festival Universitário de Games visa reunir experimentos em games desenvolvidos por estudantes de graduação e pós-graduação dentro das universidades, seja como trabalho para disciplinas, projetos de conclusão de cursos, inovação tecnológica ou ainda iniciativas de desenvolvimento de games realizadas por estudantes universitários fora do contexto de seus cursos, desde que não tenham sido realizadas no âmbito de empresas.
Serão aceitos games realizados nos últimos três anos (a partir de 1º. de janeiro de 2003), de todos os gêneros – aventura, ação, corrida, esportes, estratégia, arcade, RPGs, MMORPGs, webgames, advergames, jogos sérios, simulações, game art, gêneros híbridos e originais, entre outros –, que contemplem pelo menos uma das quatro categorias a seguir:
1 - Projetos em desenvolvimento - compreende etapas de criação que antecedem a programação do jogo, tais como:
- roteiro;
- story board, com roteiro e fases do jogo desenhadas, telas;
- modelagem de personagens e ambientes (screen shoots);
- produção sonora (vozes dos personagens, sons dos ambientes, efeitos
especiais, trilha);
- interface.
2 - Demo jogável – compreende jogos com pelo menos uma fase ou um tutorial realizado.
3 - Jogo – projeto de jogo concluído.
4 - Mods – compreende modificações em jogos que utilizem engines não alteradas.
A data limite para submissão de propostas se encerra em 10 de abril de 2006. As inscrições são gratuitas e deverão ser realizadas on line, no endereço http://www.pucsp.br/festivalgames. Para efetivar a inscrição on line, o proponente deverá enviar seu trabalho, pelos Correios, igualmente até o dia 10 de abril de 2006, para o seguinte endereço:
I Festival Universitário de Games – PUC-SP
A/C: Prof. Victor Emmanuel
Rua Marquês de Paranaguá, 111
CEP 01303-050, São Paulo, SP
Leia o regulamento completo, com todas as normas e especificações para o envio de trabalhos.
Os trabalhos selecionados serão exibidos durante o Festival, apresentados por meio de palestras por seus autores e avaliados por um júri, composto por pesquisadores, professores, profissionais e artistas com destacada atuação nas mais diversas áreas dos jogos eletrônicos e entretenimento digital, que serão convidados pela comissão organizadora do Festival. Caberá ao júri eleger os melhores trabalhos participantes.
Outras informações sobre o I Festival Universitário de Games podem ser obtidas pelo e-mail festivalgames@pucsp.br. Em breve será divulgado o hotsite do evento.
Idealizado pelo CS:Games, grupo de games da PUC-SP, o I Festival Universitário de Games é uma estratégia de pesquisa do projeto Mapa do Jogo, desenvolvido pelos pesquisadores do CS:Games.
Fomentado pelo CNPq, através do Edital Universal, o projeto Mapa do Jogo visa coletar, descrever, analisar e sistematizar a produção acadêmica e científica acerca dos games no Brasil. Dele resultará o primeiro portal brasileiro de referência sobre a pesquisa em games, inovação tecnológica em fase de construção na Incubadora Virtual da FAPESP, que apóia essa iniciativa.
Pesquisadores e estudantes interessados em divulgar e catalogar suas pesquisas no banco de dados do projeto Mapa do Jogo podem entrar em contato pelo e-mail csgames@pucsp.br.
I CONGRESSO INTERNACIONAL DE ESTÉTICAS TECNOLÓGICAS
O I Congresso Internacional de Estéticas Tecnológicas tem como tema as transmutações do corpo na Arte-Ciência, Computadores Vestíveis e Games, a partir de uma visão interdisciplinar. A programação do evento está estruturada em conferências, mesas redondas, sessões de comunicação e pôsteres. O prazo limite para o envio de propostas para o Congresso, em um de seus três subtemas (arte-ciência, computadores vestíveis e games), é 30 de março de 2006. Outras informações sobre a reunião científica podem ser obtidas em http://www.pucsp.br/pos/cos/estec ou através do e-mail estec@pucsp.br
I CONGRESSO INTERNACIONAL DE ESTÉTICAS TECNOLÓGICAS
Presidentes: Lucia Santaella e Priscila Arantes
Comissão científica e organizadora:
Cândida Almeida
Marcus Bastos
Mirna Feitoza
Rogério Ferraraz
Suzana Avelar
I FESTIVAL UNIVERSITÁRIO DE GAMES
Presidentes: Mirna Feitoza e Sergio Nesteriuk
Comissão organizadora:
Alexandre Braga
Ana Rabello
Fabrizio Augusto Poltronieri
João Ranhel
Marcus Bastos
Renata Gomes
Roger Tavares
Victor Emmanuel J. S. Vicente
Colaboradores do Festival
Carlos William Ferreira de Lima
David de Oliveira Lemes
Jean Tomceac
Thaís Gouveia
PROMOÇÃO
CIMID, Centro de Investigação em Mídias Digitais
(Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica da PUC-SP)
Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital da PUC-SP
ABET, Associação Brasileira de Estéticas Tecnológicas
CS:Games, Grupo de Pesquisa Semiótica sobre a Linguagem dos Games da PUC-SP
REALIZAÇÃO
PUC-SP
APOIO
APT – Assessoria de Políticas Tecnológicas da PUC-SP
topo | call for games | regulamento | ficha de inscrição | programação | imprensa | mapa de localização
© 2006, CS:Games – Grupo de Pesquisa Semiótica sobre a Linguagem dos Games da PUC-SP