regulamento

1. ORGANIZAÇÃO

O CS:Games, Grupo de Pesquisa Semiótica sobre a Linguagem dos Games, promove, dentro do I Congresso Internacional de Estéticas Tecnológicas, a primeira edição do Festival Universitário de Games. O objetivo do Festival é incentivar e divulgar a produção nacional de games dentro do contexto universitário, abrindo novos horizontes para os jogos eletrônicos em seus mais diversos suportes e gêneros.



2. LOCAL E DATA DE REALIZAÇÃO

O I Festival Universitário de Games se realizará na PUC-SP, Campus Consolação, nos dias 1, 2, 3 e 4 de junho de 2006.



3. INSCRIÇÃO

3.1. A inscrição no Festival é gratuita e aberta a todos os jogos universitários produzidos e/ou finalizados no Brasil nos últimos três anos, a partir de 1º de janeiro de 2003.

3.2. Entende-se por “jogos universitários” games desenvolvidos por estudantes de graduação e pós-graduação dentro das universidades, seja como trabalho para disciplinas, projetos de conclusão de cursos, inovação tecnológica ou ainda iniciativas de desenvolvimento de games realizadas por estudantes universitários fora do contexto de seus cursos, desde que não tenham sido realizadas no âmbito de empresas.

3.3. Serão aceitos games de todos os gêneros (aventura, ação, corrida, esportes, estratégia, arcade, RPGs, MMORPGs, webgames, advergames, jogos sérios, simulações, game art, gêneros híbridos e originais, entre outros), que contemplem pelo menos uma das quatro categorias a seguir:

Projetos em Desenvolvimento: compreende etapas de criação que antecedem a programação do jogo, tais como:
- roteiro;
- story board (com roteiro e fases do jogo desenhadas, telas);
- modelagem de personagens e ambientes (screen shoots);
- produção sonora (vozes dos personagens, sons dos ambientes, efeitos especiais, trilha);
- interface.

Demo Jogável: compreende jogos com pelo menos uma fase ou um tutorial realizado.

Jogo: projeto de jogo concluído.

Mods: compreende modificações em jogos que utilizem engines não-alteradas.

3.4. Podem ser inscritos experimentos em games para plataformas que permitam ou explicitamente não impeçam desenvolvimento. São plataformas elegíveis: PC's com Linux ou Windows, Mac's, PDA's, Jogos em ambiente Linux para PlayStation 2, jogos para Celular (BREW ou J2ME), jogos para consoles, tais como Game Boy/Color/Advance, Master System, Mega Drive, entre outras.

3.5. Qualquer linguagem de programação será aceita.

3.6. Cada proponente poderá inscrever quantos trabalhos desejar, desde que estes tenham sido produzidos dentro das determinações apresentadas neste regulamento.

3.7. O prazo para submissão de propostas termina em 10 de abril de 2006.

3.8. As inscrições deverão ser realizadas on line, através do endereço http://www.pucsp.br/festivalgames. Para efetivar a inscrição on line, o proponente deverá enviar seu trabalho, pelos Correios, igualmente até o dia 10 de abril de 2006, para o seguinte endereço:

I Festival Universitário de Games – PUC-SP
A/C: Prof. Victor Emmanuel
Rua Marquês de Paranaguá, 111
CEP 01303-050, São Paulo, SP

3.9. Os trabalhos enviados deverão ser obrigatoriamente acompanhados de:

- 02 cópias do trabalho inscrito, em CD ou DVD Rom, devidamente identificadas;

- ficha de inscrição, preenchida e assinada pelo proponente;
- comprovante de matrícula evidenciando o vínculo acadêmico do(s) realizadores do trabalho proposto com a universidade;

- breve currículo dissertativo do(s) proponentes, com no máximo seis linhas;

- cenas (screenshots) dos games inscritos, em CD-Rom, nos formatos “TIF” ou “JPEG”, com pelo menos 300 dpi de resolução;

- material de divulgação do game (cartaz, release etc), quando possível;

- projeto completo do game, em versão impressa ou digital, para trabalhos inscritos na categoria “Projetos em Desenvolvimento”.

3.10. Os trabalhos que estiverem em desacordo com este regulamento não serão aceitos, bem como aqueles que apresentarem problemas técnicos. Certifique-se da qualidade das cópias antes de enviar seu trabalho.

3.11. Não serão aceitos jogos que não acompanharem os aplicativos necessários ao seu funcionamento, tais como emuladores.

Parágrafo único. A organização do Festival não se responsabilizará por qualquer tipo de dano físico que porventura venha a ocorrer no material inscrito, em decorrência de seu transporte e uso.



4. SELEÇÃO

4.1. A seleção dos games que farão parte do I Festival Universitário de Games ficará a cargo da comissão organizadora.

4.2. Os autores das propostas selecionadas serão notificados pelos organizadores do Festival. O resultado da seleção será divulgado a partir do dia 8 de maio, no endereço http://csgames.incubadora.fapesp.br/portal



5. JÚRI

5.1. A avaliação dos trabalhos selecionados ficará a cargo do Júri do Festival, composto por pesquisadores, professores, profissionais e artistas, com destacada atuação nas mais diversas áreas dos jogos eletrônicos e do entretenimento digital, que serão convidados pela comissão organizadora.

5.2. O Júri e a organização do Festival poderão, eventualmente, conceder Menções Honrosas, aos proponentes dos trabalhos participantes.

5.3. As decisões do Júri e da organização do Festival são irrevogáveis e irrecorríveis.

5.4. A divulgação dos vencedores premiados bem como a entrega dos prêmios será realizada às 19:00 horas do dia 04 de junho de 2006, em solenidade no auditório da PUC-SP Campus Consolação.



6. DISPOSIÇÕES GERAIS

6.1. Os trabalhos selecionados serão exibidos em microcomputadores P4. Caso haja a necessidade de uso de placas ou outros hardwares diferentes dos disponibilizados, os autores dos trabalhos selecionados deverão contatar a organização com antecedência.

6.2. As despesas de remessa de correio dos games inscritos ficarão a cargo dos realizadores dos trabalhos.

6.3. As imagens estáticas e as seqüências audiovisuais dos games inscritos poderão ser usados pela comissão organizadora para a divulgação do Festival nos meios de comunicação.

6.4. Os trabalhos inscritos passarão a fazer parte integrante do acervo do Festival Universitário de Games, podendo ser utilizados, sem fins lucrativos, para consultas e programações culturais.

6.5. Cabe aos realizadores e proponentes dos trabalhos inscritos toda a responsabilidade pelo direito de uso de imagens, sons, códigos e demais fontes utilizadas nos games, de acordo com a legislação autoral e intelectual vigente.

6.6. O material enviado através dos Correios não será devolvido.

6.7. A inscrição no I Festival Universitário de Games implica na plena aceitação por parte de seus participantes das condições expostas neste regulamento.

6.8. Os casos omissos neste regulamento serão resolvidos pela organização do Festival.




São Paulo, 15 de janeiro de 2006
Os Organizadores
I Festival Universitário de Games

topo | call for games | regulamento | ficha de inscrição | programação | imprensa | mapa de localização

© 2006, CS:Games – Grupo de Pesquisa Semiótica sobre a Linguagem dos Games da PUC-SP

bottom festival