Autor do Tema do Encontro
O aluno ALLAN KENJI TASAKA , do curso de Direito da Faculdade de Direito da PUC/SP, bolsista CEPE, foi orientando do Prof. Pietro de Jesus Lora Alarcon na vigência agosto/2018 a julho 2019.
FOI O VENCEDOR DO CONCURSO PARA A ESCOLHA DO TEMA DO 28º EIC,
“Política, solidariedade e o papel da pesquisa no desenvolvimento social”
DISCURSO – ABERTURA DO 28º ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA PUC-SP: “POLÍTICA, SOLIDARIEDADE E O PAPEL DA CIÊNCIA NO DESENVOLVIMENTO SOCIAL”
Em um primeiro momento, cumprimento a Reitoria, as alunas e alunos da PUC e os demais docentes aqui presentes. Agradeço, inicialmente, ao Prof. Dr. Pietro de Jesús Lora Alarcón pela orientação durante o desenvolvimento do meu projeto de iniciação científica, assim como à Fundação São Paulo e a PUC/SP pela bolsa CEPE concedida no âmbito deste programa de pesquisa.
Nessa oportunidade de inestimável valor, acredito que não me cabem maiores feitos se não agradecer por todo o estímulo e empenho desta Universidade no desenvolvimento da pesquisa e na disseminação do conhecimento, a qual, se posicionando no contrafluxo deste cenário tão preocupante de desinvestimentos na educação nacional, emprega contínuos esforços para a expansão da produção científica universitária.
O tema sugerido para este encontro e que fora acolhido pela Reitoria da PUC/SP: “Política, Solidariedade e o Papel da Pesquisa no Desenvolvimento Social”, foi elaborado a partir de certos questionamentos que me surgiram durante estes quase quatro anos de graduação, como: “quais são os reflexos do desenvolvimento científico? Qual o papel fundamental da pesquisa? É possível dissociar a política da narrativa acadêmica, principalmente em certas searas do conhecimento, como no universo do Direito?”.
Entendo que estas são apenas algumas das provocações fundamentais que devem guiar nosso pensamento no presente encontro. Apesar de entender que, certamente, para cada um aqui presente essa relação com a pesquisa científica se apresente de forma inconfundível, mantenho a certeza de que, para muitos, representa o primeiro passo de uma longa caminhada em direção ao aprimoramento científico e à disseminação do saber.
É, justamente, em razão disso que a relevância de programas como este não se esgota no evento que hoje se realiza. Seus reflexos, desde já, ultrapassam as barreiras dos campus dessa Universidade. Muitas das mais de 370 pesquisas desenvolvidas durante este um ano de esforços, com certeza, contribuirão para o desenvolvimento da sociedade em suas variadas esferas, seja debatendo, problematizando ou explorando questões de extrema relevância que certamente clamam por atenção.
Hoje, amigas e amigos, podemos nos orgulhar de fazer parte de algo maior, cuja repercussão ficará marcada em nossas memórias pessoais. Espero que, em meio às infindáveis curvas de nossas vidas, não nos esqueçamos nunca da tamanha importância da pesquisa e do aprimoramento da ciência para a construção de uma sociedade verdadeiramente democrática e justa.
Que não nos esqueçamos também que o conhecimento é um instrumento poderoso e que todos nós, lado a lado, como aqui estamos no dia de hoje, devemos seguir caminhando juntos rumo à construção de um cenário melhor, demarcado pelo respeito mútuo, pela dignidade e pela igualdade.
Feitas estas breves considerações, reitero meus agradecimentos pela riquíssima oportunidade proporcionada pela PUC, em conjunto com a FUNDASP e a Coordenadoria do PIBIC, a todos os alunos pesquisadores desta Universidade de se desenvolverem academicamente e poderem contribuir efetivamente para a construção de uma realidade melhor.
Desejo a todos um excelente Encontro!
Muito obrigado.
Allan Kenji Tasaka
(Aluno autor do tema do 28º Encontro de Iniciação Científica, acolhido pela Reitoria da PUC/SP)