Histórico
As atividades do NPPI se iniciaram em meados de 1995 com a proposição do projeto de informatização da Clínica Escola da PUC-SP. A meta original desse projeto era apenas facilitar a comunicação entre a Clínica e a Comunidade Acadêmica. Assim, a primeira proposta feita pelos professores Lorival de Campos novo e Rosa Maria Farah consistia apenas na criação de uma edição informatizada do "Boletim Clínico", publicação que na época estava sendo lançada pelo Prof. Dr. Efraim Boccalandro.
Concomitante à criação deste projeto chegava ao Brasil a Internet aberta. Rapidamente os professores se deram conta do caráter extremamente ágil e versátil que a interatividade - propiciada pela informatização - poderia imprimir ao diálogo Clínica-Comunidade, e essa percepção os levou a ampliar o projeto inicial.
Contando então apenas com o apoio informal da Chefia da Clínica, passaram à fase de elaboração e implantação da primeira versão do site da Clínica Psicológica da PUC-SP, versão essa que foi apresentada em julho de 1997 durante o XXVI Congresso Interamericano de Psicologia realizado na própria PUC-SP.
A partir do diálogo com a comunidade, estabelecido por meio desse site pioneiro, outras ampliações foram agregadas à proposta original da equipe, em especial o desenvolvimento e implantação de Serviços Psicológicos Mediados por computadores. Em paralelo, a estrutura da equipe de trabalho foi ganhando forma mais definida, dando origem ao NPPI – o Núcleo de Pesquisas da Psicologia em Informática -, núcleo esse inserido como um dos Serviços Multidisciplinares da Clínica Psicológica Ana Maria Poppovic. O principal serviço oferecido pelo NPPI ao longo de sua existência foi a Orientação Psicológica via e-mail.
Durante 20 anos o NPPI trabalhou na oferta, ampliação e aprimoramento dos Serviços Psicológicos mediados por computadores, no que diz respeito à organização de rotinas de trabalho e desenvolvimento de novas modalidades, em consonância com as demandas da população de internautas atendidos. Além disso, participou na promoção e organização de eventos e cursos de extensão, visando difundir as informações pertinentes à nova área da Psicologia que se ocupa das interfaces "Psicoinfo" junto aos profissionais interessados. Participou e ajudou na organização dos eventos “III Jornada do NPPI sobre Psicologia e Informática”, 2008; “III Psicoinfo Sem. Bras. de Psicologia e Informática e II Jornada do NPPI sobre Psicologia e Informática, em 2006”; “I Jornada de Psicologia e Informática do NPPI, 2005”.
Entre os anos de 2000- 2008 também ofertou, em parceria com a profa. Maria Elci Spaccaquerche, o programa “ Orientação Profissional on line” , por solicitação do Banco do Brasil, tendo atendido mais de 500 jovens.
Foram ofertadas diversas disciplinas eletivas sobre a área das interfaces Psicologia / Informática aos alunos da Graduação em Psicologia, da Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da PUC-SP. Disciplinas já oferecidas: 2003/2004 - "A informática na Formação do Psicólogo"; 2005/2006 - "O Psicólogo diante das novas tecnologias"; 2007/2008: Psicologia e Informática: a subjetividade atravessada pelas novas tecnologias; 2009/2010: "Relacionamentos na era digital: as vivências humanas no ciberespaço"; 2011/2012: "Cibercultura, indivíduo e sociedade: uma reflexão psicológica"; 2013/2014: "Psicologia e Tecnologia: um diálogo inevitável". Em 2012 foi oferecido também um núcleo aos alunos da graduação em Psicologia, sob a denominação "Homem e Tecnologia: Subjetividade na era digital".
Desde 2005 é ofertado o cursos de extensão “Psicologia e Informática: um Panorama sobre os Relacionamentos Virtuais e os Serviços Psicológicos Mediados por Computadores”, abertos aos psicólogos e profissionais de áreas afins.
O Núcleo concedeu inúmeras entrevistas a imprensa, visando estimular a reflexão e a orientação da população sobre temas da área de interface entre a Psicologia e a Informática no que se refere aos tipos de usos, riscos e benefícios gerados pela difusão das comunicações mediadas pela Internet.
Em 2017, com o falecimento da prof.a Rosa Farah, o núcleo passou por reformulações e foi transformado no atual Janus- Laboratório de Estudos de Psicologia e Tecnologias da Informação e Comunicação, sob a coordenação da profa. Dra. Ivelise Fortim.
Conheça os fundadores do NPPI, os professores Rosa Maria Farah e Lorival de Campos.