Apresentação da Coluna
06/2009
Coluna "Fonoaudiologia em Questão"
SITE, corruptela do inglês Web Site, significando sítio, espaço, lugar, posição...
Lugar de encontro de interesses, espaço de divulgação de pesquisas, sítio de discussão de temas, posição diante dos desafios que a Fonoaudiologia coloca ao pesquisador.
LINGUAGEM NA SUBJETIVIDADE, SUBJETIVIDADE DA LINGUAGEM
NOSSO COMPROMISSO à A linguagem, objeto de pesquisa, em qualquer modalidade de manifestação: oral, gestual, escrita, dialogal... na aquisição ou na patologia, mas sempre em foco. Linguagem de um sujeito falante, dividido e indivisível, singular no espaço clínico, universal na teoria da clínica fonoaudiológica.
NOSSO OBJETIVO à Estudar o campo clínico dos sintomas da/na linguagem de uma posição ética em que o fonoaudiólogo deixa-se questionar pelo enigma que a fala sintomática do paciente lhe endereça. Ética por pretender a circunscrição da clínica dos sintomas da/na linguagem a partir do assentamento da Fonoaudiologia como ciência de uma práxis, discurso que articula a teorização da experiência e a constituição de uma relação com a técnica em que esta seja a aplicação prática da ciência e a ciência seja a teoria da técnica.
RESUMINDO à O compromisso com a teorização escreve-se, daí os objetivos da Linha de Pesquisa Linguagem e Subjetividade. O compromisso com a experiência deriva da observação clínica, daí a valorização do fazer fonoaudiológico.
Por isso, o acolhimento e o convite para que venham fazer parte desta empreitada.
SEJAM BEM VINDOS!