Coluna "Fonoaudiologia em Questão"
07/2022
Características da linguagem oral e linguagem escrita em crianças com altas habilidades/ superdotação (AH/SD)
* Tamara Silva Souza
Crianças diagnosticadas com altas habilidades/superdotação (AH/SD) conforme definição estabelecida pela portaria de Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, apresentam potenciais elevados em algumas das seguintes áreas, seja de maneira isolada ou combinadas: intelectual, acadêmica, liderança, psicomotricidade e artes, criatividade, envolvimento na aprendizagem e realização de tarefas em áreas de seu interesse. O desenvolvimento cognitivo destas crianças é atípico e apresenta domínios cognitivos em idade anterior à média e rápida progressão na aprendizagem, mas, em relação a maturidade emocional é possível que a criança não acompanhe o seu rápido progresso cognitivo, causando uma dessincronia em seu desenvolvimento.
As crianças com AH/SD constituem um grupo que é pouco compreendido e na maioria das vezes negligenciado, visto que raramente estas crianças são superdotadas em todas as áreas do conhecimento acadêmico, podendo apresentar grande desempenho em uma área especifica e déficits em outras áreas. Visto que no âmbito das habilidades linguísticas apresentam elevada habilidade de compreensão oral e escrita, rico vocabulário e interesse precoce pela leitura, torna-se necessário entender o desenvolvimento da linguagem destes sujeitos, pois, também, estas habilidades podem coexistir com deficiência em algum componente da linguagem, seja na linguagem oral ou na linguagem escrita mascarando possíveis dificuldades.
Vejamos o que é possível encontrar:
- No que se refere a linguagem oral, as crianças com AH/SD tendem a apresentar ótimos percentuais, sobretudo em vocabulário que se apresenta amplo para a idade, a capacidade narrativa de seus discursos ocorre de maneira típica das crianças dois anos mais velhas, as construções da estrutura linguística básica são mais ricas e sofisticadas, com histórias mais elaboradas e complexas do que as de seus colegas de mesma idade cronológica; já nas questões semânticas estas crianças apresentam dificuldades acerca dos significados; no que tange a consciência fonológica, são encontrados sinais claros de dificuldade, o que indica que a fonologia é um fator de risco para crianças com AH/SD, mas isto é moderado por outras habilidades, como
memória de trabalho, gramática e vocabulário, permitindo assim oportunidades para compensar o déficit cognitivo e mascarar as dificuldades de alfabetização.
- No âmbito da linguagem escrita estas crianças iniciam o processo de leitura de maneira precoce, e apresentam um nível avançado de habilidades de decodificação e compreensão na leitura, além de amplo interesse pelos aspectos linguísticos. Entretanto as crianças diagnosticadas com AH/SD podem mascarar alguns problemas de alfabetização, utilizando possíveis mecanismos compensatórios.
Ao observar os diferentes modos de apresentação da linguagem oral e linguagem escrita em crianças com AH/SD, conclui-se que existe uma maneira atípica ao fazer o uso da linguagem, sendo necessário investigar cada caso em sua singularidade.
* Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Comunicação Humana e Saúde.
Referências bibliográficas:
COSTA, M.M; BIANCHI, A.S; SANTOS, M.M. Características de Crianças com Altas Habilidades/ Superdotação: uma Revisão Sistemática1. Rev. Bras. Ed. Esp., Bauru,, [S. l.], p. 71-88, 5 set. 2021. DOI https://doi.org/10.1590/1980-54702022v28e0121. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbee/a/JHyhvxdYRZ4jnDs3JL3gHmG/?lang=pt. Acesso em: 4 maio 2022.
CAMARGO, R.G. Altas habilidades/superdotação inteligências múltiplas e linguagem: qual a sua relação?. Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial, [S. l.], p. 53-70, 12 abr. 2022. DOI 10.36311/2358-8845.2020.v7n1.05.p53. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/artic…. Acesso em: 6 maio 2022.
ATTONI, T; COELHO, R; MARTINS, R; LEMOS, L; FERNANDES, L; FRANCIS, T; FERNANDES, S; FIDELIS, K. Os aspectos da linguagem de crianças com altas habilidades/superdotação: revisão integrativa da literatura. CEFAC, [S. l.], p. 1-6, 1 out. 2020. DOI https://doi.org/10.1590/1982-0216/20202269320. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rcefac/a/jRGQNSGnH5VbsyvR8gfyXjy/?lang=en. Acesso em: 5 maio 2022.
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