Produtos/Atividades
2012
2017
2020
Tema: Tecnologias para humanidades e causas sociais João Leopoldo e Silva - Historiador - OVP-DH 25-03-2022
1.Pandemia de Coisos e o Observatório da Violência Policial com a Profa. Vera Vieira 31/07/2020
Saiba MaisRelatório trimestral: maio de 2020
OVP-DH e Fundação Lauro Campos e Marielle Franco (FLCMF)
Saiba Mais1. O que fazer em caso de abordagem policial - algumas dicas.
2. Direito à moradia - onde e como recorrer.
Cursos
Em construção
2021
Vídeo explicativo a respeito da plataforma OVP-DH / CEHAL
Apresentação do curso de História da PUC-SP
1. Pandemia de coisos e o Observatório da Violência Policial e Direitos Humanos 31-07-2021 ACESSE AO VÍDEO
2. Jornadas ADHILAC - CEHAL - PUC-SP Tema: Relações nem sempre diplomáticas do cone sul: Brasil e Paraguai Dezembro de 2021
ACESSE AO VÍDEO2022
SEGUNDA OFICINA DE DIREITOS HUMANOS
No dia 03 de dezembro, foi realizada a 2a oficina de Direitos Humanos, contra a criminalização dos movimentos sociais, organizadas pelo OVP-DH em parceria com o coletivo Jardim D'abril em Movimento.
Para acessar as fotos e a cartilha utilizada na oficina, clique nos links abaixo:
Contra a criminalização dos movimentos sociais.
Estão abertas as inscrições para a Oficina de Direitos Humanos (2a versão), que será realizada no dia 03 de dezembro de 2022, no Jardim D"abril, em Osasco. Oficina terá 03 horas de duração e estará aberta a todos e todas interessado(s) no tema. OVP-DH e o D"abril em Movimento e demais parceiros são os responsáveis pela sua organização e realização. Para fazer a sua inscrição gratuitamente, clique no link abaixo.
Coordenação Geral Profa. Dra. Vera Vieira - OVP-DH - CEHAL - PUCSP REALIZADA NO DIA 08-10-2022 NA PUC-SP
Coordenação Geral Profa. Dra. Vera Vieira - OVP-DH - CEHAL - PUCSP REALIZADA NO DIA 08-10-2022 NA PUC-SP
DOSSIÊ
Subsídios para o encaminhando de caso sobre Crianças e Adolescentes em situação de rua na Praça da Sé, SP/SP
(Demanda ao OVP-DH pelo Escritório Modelo Don Evaristo Arns. 23/05/2022).
Este texto possui duas partes: na primeira demonstramos a recorrência histórico/recente do problema. Na segunda o relatório extraído dos registros existentes na PCVI do OVP-DH1
Coordenação Geral Profa. Dra. Vera Vieira - OVP-DH - CEHAL - PUCSP REALIZADA NO DIA 08-10-2022 NA PUC-SP
DOSSIÊ: FAVELA DO MOINHO
(Produção de subsídios para encaminhamentos advocatícios de defesa)
No dia 16 de maio de 2020 foi registrado na plataforma do OVPDH um relato de invasão armada na Favela do Moinho, por quatro policiais, sem mandado judicial, fortemente armados. Isso ocorreu por voltas das 11h.
Acesso ao dossiê completo. Saiba Mais2023
No dia 07/02/2023 , acompanhei R.H. que levou 2 (duas) testemunhas , R. a mãe no conselho tutelar de Brasilandia, após 4 meses de luta acirrada, e no dia 14/06 conseguimos fazer com que as crianças retornassem para casa".
O depoimento, acima, é da colaboradora do OVP-DH, Clara Sousa, ativista de Direitos Humanos, Coordenadora do Setorial de Direitos Humanos do Diretório Zonal da Penha PT-SP, que, juntamente com a Dra. Dra Rosa Cantal, demonstraram a importância da existência de um canal direto de comunicação entre a sociedade civil organizada e os orgãos de Direitos Humanos. Neste caso específico, uma avó denunciou que seus netos haviam ido parar num abrigo , após sua neta R. retirar a guarda da mesma é que após 2 (dois) anos que as crianças foram atendidas pelo Conselho Tutelar de Brasilândia, a conselheira tutelar resolveu ouvi-lá, R.H. bastante ansiosa e apreensiva , solicitou que eu a acompanhasse até o conselho . Além deste caso, Clara vem atuando com outras demandas que, em breve, serão relatadas e divulgadas no site do OVP-DH.O OVP-DH compartilha, nesta postagem, a participação da Profa. Dra. Vera Vieira, coordenadora deste Observatório, no I SEMINÁRIO "DITADURA, EMPRESA E VIOLAÇÕES DE DIREITOS" e "IV ENCONTRO INTERNACIONAL DA REDE DE PROCESSOS REPRESSIVOS TRABALHALHADORES (AS) E SINDICATOS NA AMÉRICA LATINA. O evento ocorreu entre os dias 05 e 07 de junho de 2023, nas dependências da UNIFESP.
A exposição da Professora Vera Vieira participou da seguinte mesa:
DIA 06 de junho, das 14h às 16h
Ditadura, Empresas e Violação de Direitos: Docas e CSN
Vera Vieira (PUCSP)
Alejandra Estevez (UFF)
Mediação: Adriana Gomes (UFRR)
Clique aqui para acessar algumas imagens do encontro.
O programa do encontro poderá ser acessado no link abaixo.PROGRAMAÇÃO COMPLETA
"No dia 03 de junho, das 13:00 às 14:30 horas, será realizada a Celebração Ecumênica, na Comunidade do Moinho".
O evento presencial acontecerá no seguinte endereço: Rua Dr. Elias Chaves, 20 - Campos Elíseos - São Paulo - Capital. O evento conta com o apoio da Pastoral da Moradia, Comissão da Pastoral da Terra de São Paulo
O Escritório Modelo é Parceiro do OVP-DH.
No dia 29-04, o OVP-DH, realizou, juntamente com seus Parceiros, a 4a. oficina de formação de Líderes Comunitários, com o objetivo de se tornarem multiplicadores, em seus territórios, das ferramentas de denúncia contra as violações de Direitos Humanos praticadas por Agentes do Estado, combatendo-se, dessa forma, a criminalização dos movimentos sociais.
Nessa oficina, participaram integrantes do movimento "Lideranças de Favelas do Butantã", com apoio do Programa "Hora do Social", representado pela advogada Dra. Rosana.
Também esteve presente Shaiene de Carvalho, colaboradora do OVP-DH, a quem agradecemos pela imagens registradas.
A organização geral ficou a cargo da Profa. Vera Vieira, Coordenadora do Observatório da Violências Policiais e Direitos Humanos.
A POLÍCIA É A POLÍTICA EM ARMAS E, POR ISSO, REQUER O CONTROLE CIVIL DO USO POTENCIAL E CONCRETO DA FORÇA COERCITIVA
"Compartilhamos com a Comunidade a publicação do artigo:
CLOROQUINAS DA SEGURANÇA PÚBLICA: “MAIS PREPARO, INTELIGÊNCIA E TECNOLOGIA”
A POLÍCIA É A POLÍTICA EM ARMAS E, POR ISSO, REQUER O CONTROLE CIVIL DO USO POTENCIAL E CONCRETO DA FORÇA COERCITIVA
O texto escrito por Herbert Bachett, doutorando e colaborador da equipe do OVP-DH, em parceria com a professora Jacqueline Muniz, apresenta uma temática de fundamental importância, quando nos diz:
Mais preparo, inteligência e tecnologia” virou uma receita mágica para os todos os males da polícia e da segurança pública no Brasil. Revela-se uma cloroquina retórica que faz mal à oferta de serviços equânimes de segurança à população, à institucionalidade das polícias, ao exercício democrático de governos eleitos e ao lastro científico das pesquisas aplicadas do campo. Ela é veiculada por um pensamento também mágico de expressivo contágio moral, de forte apelo midiático e de significativa serventia a uma lógica conservadora e tutelar de governança da ordem pública. Esta se faz mascarada por uma aparência fashion de modernidade high tech".
"Foi lançado, neste ano, o livro "Deficiência Visual e Modalização: construindo os sentidos em eventos audiodescritos", pela Amazon.com, do pesquisador Saulo César Paulino e Silva, colaborador do OVP-DH. Esta obra é o resultado de sua pesquisa de pós-doutorado na Universidade de São Paulo, que teve como principal objetivo investgar como a pessoa com deficiência visual constrói o sentido das informações em eventos audiodescritos. Neste momento em que a inclusão ganha novo impulso, a partir de novas perspectivas educacionais, torna-se uma referência importante para se compreender o processamento da linguagem por meio do emprego de verbos modalizadores./
Os interessados em conhecer a obra poderão solicitá-la, acessando o link abaixo.