Apresentação
Sobre o OVP-DH
O Observatório das Violências Policiais (OVP-SP) foi criado pela profa. Dra. Ângela Mendes de Almeida em 2002, constituindo-se como um banco de notícias coletadas na mídia impressa, quotidianamente, ao longo de vários anos. Seu objetivo foi o de demonstrar a continuidade das práticas ditatoriais utilizadas pelas forças policiais no trato com pessoas em situação de vulnerabilidade. Dedicou esse trabalho à memória de Luiz Eduardo da Rocha Merlino, morto sob tortura pela ditadura (link: https://www.coletivomerlino.org).
Com um acervo de cerca de 50 mil notícias (link https://www.pucsp.br/ovp-dh/banco-de-noticias), no ano de 2005, passou a integrar o Centro de Estudos de História da América Latina (CEHAL), da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), e pertencente ao Programa de Pós-graduação em História do Departamento de História da PUC-SP.
A partir daí foi incorporado ao CEHAL-PUCSP) recebendo a denominação de Observatório das Violências Policiais e Direitos Humanos (ovp-dh.org),
Tem como objetivo principal coletar dados sobre a violência praticada pelos Agentes do Estado, mapeando e disponibilizando informações georrefenciadas, que servirão de base para estudos a respeito do tema, além de subsidiar linhas de ação para a formação, por meio de cursos e oficinas, de Defensores de Direitos Humanos, que vivem em territórios vulneráveis. A dinâmica desse trabalho é realizada em parceria com Instituições Populares e Órgãos do Poder Público.
Nessa perspectiva, o OVP-DH promove um trabalho colaborativo e humanitário, ao oferecer para a população um canal direto de denúncias, com sigilo absoluto, de abusos e violações aos Direitos Humanos cometidos por Agentes do Estado, nos seus mais diversos espectros.
Pró-Reitoria de Pós-Graduação
Como um órgão de direção e supervisão da organização institucional a Pró-Reitoria de Pós-Graduação - PRPG da PUC-SP foi implementada em novembro/2009 e tem como objetivo principal administrar e coordenar as atividades realizadas no âmbito da Pós-Graduação, obedecendo a indissociabilidade entre o ensino a pesquisa e a extensão.
A equipe da Pró-Reitoria de Pós-Graduação é composta por
Pró-Reitor de Pós-Graduação
Prof. Dr. Márcio Alves da Fonseca
Assistente Especializado
Prof. Dr. Odair Furtado
Atendimento
- Dividiane Sá Gonçalves
Tel.: (11) 3670-8522 - Marcus Vinicius M. Rosa
Tel.: (11) 3670-8629 - Rosana Galdino
Tel.: (11) 3670-8378
Secretarias
-
PRPG - Secretaria de Administração Escolar de Pós-Graduação (SAE-PG)
Tel.: (11) 3670-8526
alunospos@pucsp.br -
PRPG - Secretaria de Bolsas
Tel.: (11) 3670-8416
bolsapos@pucsp.br -
PRPG - Expediente
Tel.: (11) 3670-8380
exppos@pucsp.br
Números da Pós-Graduação
Conceito Atual dos Programas
(Veja abaixo)
Média de Número de Alunos
A média semestral de alunos matriculados, no último ano, é de 3.300
Números de Defesas
Em Dez/2021 a PUC-SP atingiu o número de 33.323 dissertações e teses defendidas desde a criação de seus programas em 1969.
959 Defesas realizadas em 2021
603 Mestrado Acadêmico
284 Doutorado
72 Mestrado Profissional
Número de Bolsas concedidas
CAPES = 1.355 |
|
CAPES PROSUC: 1328 (ME: 614 / DO: 714) | |
CAPES/PNPD – 27 – pós-doutorado |
|
CNPq: 414 | |
(ME: 227 / DO: 187) |
|
FAPESP: 12 | |
(ME: 3 / DO: 9) |
Grupos de pesquisa
A Pós-Graduação possui 260 grupos de pesquisa
Conceito Atual dos Programas
Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia | Conceito CAPES Atual (quadriênio 2013-2016) |
Níveis oferecidos/ano de criação dos cursos |
Desenvolvimento de Jogos Digitais | 3 | Mestrado Profissional – desde 2017 |
Educação Matemática | 5 | Mestrado Acadêmico – desde 1975 Doutorado - desde 2001 |
História da Ciência | 4 | Mestrado Acadêmico – desde 1997 Doutorado – desde 2004 |
Tecnologia da Inteligência e Design Digital | 4 | Mestrado Acadêmico – desde 2006 Doutorado – desde 2011 |
Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde | Conceito CAPES Atual (quadriênio 2013-2016) |
Níveis oferecidos/ano de criação dos cursos |
Comunicação Humana e Saúde | 4 | Mestrado Acadêmico – desde 1979 Doutorado – desde 2009 |
Gerontologia | 2 | Mestrado Acadêmico – desde 1997 |
Psicologia Clínica | 4 | Mestrado Acadêmico – desde 1976 Doutorado – desde 1983 |
Psicologia Social | 4 | Mestrado Acadêmico – desde 1972 Doutorado – desde 1983 |
Psicologia Experimental: Análise do Comportamento | 4 | Mestrado Acadêmico – desde 1999 Doutorado – desde 2009 |
Faculdade de Ciências Sociais | Conceito CAPES Atual (quadriênio 2013-2016) |
Níveis oferecidos/ano de criação dos cursos |
Ciência da Religião | 5 | Mestrado Acadêmico – desde 1978 Doutorado – desde 2001 |
Ciências Sociais | 3 | Mestrado Acadêmico – desde 1973 Doutorado – desde 1982 |
Governança Global e Formulação de Políticas Internacionais | 3 | Mestrado Profissional – desde 2018 |
História | 4 | Mestrado Acadêmico – desde 1972 Doutorado – desde 1990 |
Relações Internacionais - Programa San Tiago Dantas (PUC-SP, UNESP e UNICAMP) | 4 | Mestrado Acadêmico – desde 2003 Doutorado – desde 2011 |
Serviço Social | 7 | Mestrado Acadêmico – desde 1972 Doutorado – desde 1981 |
Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde | Conceito CAPES Atual (quadriênio 2013-2016) |
Níveis oferecidos/ano de criação do curso |
Educação nas Profissões da Saúde | 4 | Mestrado Profissional – desde 2011 |
Faculdade de Direito | Conceito CAPES Atual (quadriênio 2013-2016) |
Níveis oferecidos/ano de criação do curso |
Direito | 4 | Mestrado Acadêmico – desde 1973 Doutorado – desde 1973 |
Faculdade de Economia, Administração, Contábeis e Atuariais | Conceito CAPES Atual (quadriênio 2013-2016) |
Níveis oferecidos/ano de criação dos cursos |
Administração | 3 | Mestrado Acadêmico – desde 1978 |
Ciências Contábeis, Controladoria e Finanças | 3 | Mestrado Acadêmico (1978 a 2019) Mestrado Profissional (desde 2019) |
Economia | 3 | Mestrado Acadêmico – desde 1977 |
Faculdade de Educação | Conceito CAPES Atual (quadriênio 2013-2016) |
Níveis oferecidos/ano de criação dos cursos |
Educação: Currículo | 5 | Mestrado Acadêmico – desde 1975 Doutorado – desde 1990 |
Educação: Formação de Formadores | 4 | Mestrado Profissional – desde 2012 |
Educação: História, Política, Sociedade | 5 | Mestrado Acadêmico – desde 1971 Doutorado – desde 1977 |
Educação: Psicologia da Educação | 5 | Mestrado Acadêmico – desde 1969 Doutorado – desde 1982 |
Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes | Conceito CAPES Atual (quadriênio 2013-2016) |
Níveis oferecidos/ano de criação dos cursos |
Comunicação e Semiótica | 4 | Mestrado Acadêmico – desde 1970 Doutorado – desde 1978 |
Filosofia | 5 | Mestrado Acadêmico – desde 1977 Doutorado – desde 2001 |
Língua Portuguesa | 5 | Mestrado Acadêmico – desde 1974 Doutorado – desde 1994 |
Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem | 5 | Mestrado Acadêmico – desde 1970 Doutorado – desde 1979 |
Literatura e Crítica Literária | 4 | Mestrado Acadêmico – desde 2001 |
Faculdade de Teologia | Conceito CAPES Atual (quadriênio 2013-2016) |
Níveis oferecidos/ano de criação do curso |
Teologia | 4 | Mestrado Acadêmico – desde 2000 Doutorado – desde 2018 |
Memória da Pós-Graduação
À guisa de recuperação da nossa memória, gostaríamos de enfatizar que a Reforma Universitária Nacional dos anos 70 trouxe no seu bojo para a PUC-SP a Criação do Curso Básico, hoje já extinto, e dos Cursos de Pós-Graduação.
Algumas pessoas foram pilares vigorosos na organização e preparação de todo o processo de instalação da Pós-Graduação na PUC-SP. O nosso saudoso reitor Dr. Joel Martins, entre outros, foi um dos mais dinâmicos mentores. Foi seu artífice e modelador. Ele a criou e a sustentou durante muitos anos, do ponto de vista acadêmico, sendo colaborador e presidente.
Em 1969 iniciaram-se os Programas de Pós-Graduação na PUC-SP. Eram 3 (três) programas ainda incipientes que, gradualmente, se fortaleceram e foram credenciados pelo Conselho Federal de Educação. Foram eles: Psicologia Educacional, Lingüística Aplicada de Línguas (LAEL) e Teoria Literária, que tiveram por coordenadores, respectivamente; Joel Camacho, Dra. Antonieta Celani e Dra. Lucrécia D'Alessio Ferrara. A Presidência à época foi do Dr. José Pastore, que foi substituído no final do ano pelo Dr. Joel Martins.
Além dos professores efetivos, os cursos mantinham nos seus quadros também professores contratados para cursos semestrais e professores visitantes, que pertenciam a outras Universidades estrangeiras.
Ainda nos anos 60, os licenciados pelos cursos de Graduação das nossas Faculdades organizaram um movimento para conseguir o curso de Pós-Graduação, pois a Legislação de 1965 permitia a possibilidade de Doutoramento para candidatos aprovados apenas pela Faculdade de origem e pelo Professor Orientador.
Nessa brecha de oportunidades para criação de uma massa crítica, formaram-se quadros para esse surgimento. Porém, o número de candidatos aumentou e pensou-se em cursos regulares, cujas instalações precederam a iniciativa do Ministério de Educação e Cultura (MEC), de implantar a Pós-Graduação. A PUC-SP, uma das Universidades pioneiras, implantou-a no auge da Reforma Universitária.
O Dr. Joel Martins agilizou de tal forma o Setor que, passados 10 anos, em 1979, já havia 13 Programas de Mestrado e 7 de Doutorado. Após essa data, a Universidade passou a investir em uma política de maior fomento à pesquisa, junto às Agências de Fomento, resultando num curto espaço em um crescimento para 30 Programas, sendo atualmente 26 com Mestrado Acadêmico, 23 com Doutorado e 04 com Mestrado Profissional, todos reconhecidos e aprovados pela CAPES/MEC, exigência da própria estrutura dos cursos de Pós-Graduação no Brasil. A cada 04 anos, os cursos de mestrado e doutorado passam por processo de avaliação realizado pela CAPES.
A Pós-Graduação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo cresceu, projetou-se em vários ramos do conhecimento, onde ocupa até hoje lugar de destaque. O impulso e a produção da Pós-Graduação da PUC-SP são, portanto, hoje, passados mais de 40 anos, muito respeitados e têm um significado ímpar entre as outras Universidades públicas ou privadas do Brasil.
Titular do Programa de Estudos Pós-Graduados em História
Maio/2011