Reflexão e debates sobre a produção artística contemporânea, questões da crítica e da curadoria, pesquisas e as tendências na arte. Reflexão e debate sobre as propostas dos setores educativos dos museus e instituições culturais. Reflexão e debates sobre colecionismo e gestão de equipamentos culturais.
Objetivos
Objetivo Geral
- Abordar temas da atualidade que enfocam o campo da História da Arte, da Crítica e da Curadoria, a partir de aulas geradoras de questões e debates sobre temas contemporâneos com profissionais da área, especialmente convidados para o curso.
- Conhecer processos que envolvem as questões da Arte, da Crítica e da Curadoria não contexto da Arte Contemporânea
Objetivos Específicos
Propiciar aos alunos e interessados entrar em contato com profissionais da área de Artes em diferentes modalidades de atuação: pesquisadores, curadores, críticos, galeristas, colecionadores, artistas, gestores de equipamentos e/ou gestores de diferentes setores culturais, representantes do setor educativo de museus, setor de divulgação e marketing de instituições culturais e museus, arquitetos etc., de modo a propiciar uma experiência diversa da adquirida em atividades acadêmicas.
Sobre o Curso
-
Categoria: Extensão
-
Público-alvo:
Profissionais das áreas de Artes, Comunicação, Design, Arquitetura, C. Sociais, História, Museologia, Relações Públicas, Publicidade, Jornalismo, Filosofia, Educação e profissionais interessados em atuar na área de Produção e Gestão Cultural, além de aprofundar conhecimentos na área da Crítica e Curadoria de Arte.
-
Duração: 24hs
-
Local: Online
-
INSCREVA-SEna lista de interesse
Professor em Destaque
Prof. Dr. Marcus Vinicius Fainer Bastos
Doutor em Comunicação e Semiótica (PUC-SP). Atualmente é professor vinculado ao Departamento de Artes e ao Programa de Pós-graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital. Tem experiência docente nas graduações em Comunicação e Multimeios, Arte: História, Crítica e Curadoria, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Tecnologias e Mídias Digitais, e na pós-graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital. Também é professor da pós-graduação em Música e Imagem, nas Faculdades Santa Marcelina. É autor de 15 artigos em periódicos e 21 capítulos de livro.
Saiba Mais
O curso se realiza em 08 semanas e terá a cada Semana um profissional convidado que será divulgado antecipadamente.
A cada semana um convidado ministrará uma aula-palestra que envolve as questões relativas à Arte, Crítica e Curadoria.
As temáticas de cada semana serão divulgadas a partir da confirmação dos profissionais convidados
- 1ª. semana – 13/03/2024 - Claudinei Roberto Silva – Curadoria de arte e educação: confluências e Intersecções na história.
- 2ª. semana – 20/03/2024 - Marcus Vinicius Fainer Bastos – O experimentalismo no Brasil: da poesia concreta à performance audiovisual
- 3ª. semana – 27/03/2024 – Larissa Macedo - Encruzilhadas: práticas artísticas e curatoriais nas redes sociais
- 4ª. semana – 03/04/2024 – Christine Greiner – Arte Contemporânea no Japão: o futuro da arte e as possibilidades de um Ecocentrismo
- 5ª. semana – 10/04/2024 – Ricardo Basbaum - Crítica de arte a partir dos anos 1980: alguns comentários
- 6ª. semana – 17/04/2024 – Ana Magalhães - Desafios de um museu universitário no século 21 - MAC USP
- 7ª. semana – 24/04/2024 - Marc Bogo - Os desafios de expor o design – (estratégias utilizadas pelos curadores para selecionar e apresentar objetos em exposição de design)
- 8ª. semana – 05/08/2024 - A confirmar
- Procedimentos de Matrícula: após o preenchimento de sua inscrição será gerado automaticamente:
- Comprovante de Inscrição;
- Boleto bancário ou a opção por cartão de crédito para pagamento da matrícula.
- Em caso do responsável financeiro não ser o próprio aluno deverá ser assinado o TERMO DE ADITAMENTO AO CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS pelo efetivo responsável, cujo documento deverá ser solicitado pelo seguinte e-mail: contasareceber@fundasp.org.br e entregue pessoalmente nesse mesmo setor.
- Efetivação de matrícula: após o pagamento da primeira parcela do plano sua matrícula será efetivada.
Documentos
- Cópia do CPF, RG e comprovante de residência (com CEP)
- Cópia autenticada do Diploma de Graduação
- 1 foto 3x4 recente
Os documentos deverão ser anexados no ato da inscrição. O aluno responsabiliza-se pela absoluta exatidão e veracidade dos documentos anexados no Portal de Inscrições. (Você poderá verificar os documentos pendentes acessando a Central do Candidato). Regras para entrega de Diplomas de outros países: Os diplomas de Graduação obtidos no exterior, obrigatoriamente, serão aceitos somente após revalidação/reconhecimento no Brasil, seguindo a legislação vigente.
Observações Especiais
A REALIZAÇÃO DO CURSO ESTÁ SUJEITA A NÚMERO MÍNIMO DE MATRICULADOS.
Caso o curso não se viabilize, você será avisado(a) com antecedência à data prevista para o início das atividades.Somente neste caso, os valores pagos serão devolvidos.
Em caso de dúvidas entre em contato pelo e-mail: inscricaosaecontinuada@pucsp.br