O curso busca apresentar discussões contemporâneas acerca dos processos de educação em museus, fundamentada pela historicidade e teoria acerca das práticas em diferentes épocas, instituições e contextos, bem como a análise de algumas práticas atuais.
Objetivos
· Apresentar e discutir a especificidade da educação museal, enquanto prática e campo de conhecimento, bem como o papel do educador museal nesse contexto.
· Compreender a importância e potencialidades dos processos educativos nos museus.
· Estabelecer parâmetros para o desenvolvimento de projetos de educação em museus e exposições.
· Apresentar critérios básicos de avaliação de processos educacionais e de estudos de público em museus e exposições.
· Apresentar e discutir a cultura digital como ferramenta para a educação museal
Sobre o Curso
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Categoria: Extensão
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Público-alvo:
O curso é destinado a pesquisadores e profissionais nas áreas de Educação, História, Jornalismo, Museologia, Artes, Ciências Sociais, Serviço Social, Relações Internacionais, profissionais da área de patrimônio, cultura, instituições de memória, museus, gestão e produção cultural e público em geral interessado na área e no tema, desde que portadores de diploma de curso superior.
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Duração: 30h
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Local: Online
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INSCREVA-SEna lista de interesse
Professor em Destaque
Profa. Dra. Valéria Peixoto de Alencar
Possui graduação em História pela Universidade de São Paulo (1998), Mestrado em Artes Visuais, linha de pesquisa: Ensino e Aprendizagem da Arte (2008) e Doutorado em Artes, área de concentração: Arte educação (2015), ambos pelo Instituto de Artes/UNESP. Realizou parte da pesquisa de Doutoramento em Londres com bolsa do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PSDE) - CAPES, por um ano, cujo tema é Mediação cultural em museus e exposições de História. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação em Museus e Mediação Cultural, e no Magistério Superior em cursos de Licenciatura. Atuou na supervisão e formação de mediadores na 32a. Bienal Internacional de São Paulo. Atualmente desenvolve trabalhos de formação, supervisão e coordenação de equipes educativas em exposições pelo Arteducação Produções e é professora em cursos livres de História da Arte, Arte Educação e Pedagogia. No ensino superior foi professora no Centro Universitário FMU no curso de Pedagogia, nas disciplinas: Corpo, movimento e Arte na Educação de crianças; Identidades e diversidades étnico-raciais; e Tecnologia na Educação; e no curso de Licenciatura em História, com a disciplina História da América Colonial. Também como professora colaboradora no curso de Mestrado Profissional em Artes no Instituto de Artes/UNESP e ministrou aulas na disciplina: Metodologia de Pesquisa.
(Aula 1)
Apresentação do curso e da disciplina.
Apresentação dos participantes e suas expectativas. Discussão da disciplina e dos métodos a serem desenvolvidos em sala de aula.
Definição dos Grupos de Trabalho para o trabalho final.
Museus e exposições como espaços.
(Aula 2)
A constituição da educação museal a partir da historicidade do fenômeno educacional nessas instituições.
As tendências pedagógicas e a sua influência nos serviços educativos dos museus.
(Aula 3)
A educação museal no Brasil e tendências da contemporaneidade.
(Aula 4)
Possibilidades de aprendizagem em museus e exposições.
A história dos objetos ou nos objetos?
Reflexões freireanas.
(Aula 5)
Estudo de campo – visita técnica ao Museu da Imigração. Obs: a data a confirmar
(Aula 6)
Políticas públicas de educação museal.
(Aula 7)
Os públicos e seus comportamentos: a experiência museal. Público escolar: características e políticas públicas.
(Aula 8)
A experiência museal para além das visitas escolares. Famílias, crianças e jovens, público idoso e com deficiência, quais as possibilidades para o chamado “público espontâneo”?
(Aula 9)
Estudo de campo - Visita técnica a uma exposição de Artes Obs: data e local a confirmar.
(Aula 10)
Políticas públicas e acesso aos acervos digitais no Brasil e no exterior.
Plataformas de acesso aos acervos culturais digitais no Brasil e no exterior.
(Aula 11)
Apresentar e discutir critérios básicos de pesquisa e avaliação de processos educacionais e de aprendizagem em museus.
(Aula 12)
Estudo de campo - Visita técnica a um museu de Ciências Obs: data e local a confirmar
(Aula 13)
A experiência museal.
Discussão e fechamento dos projetos de ação educativa.
(Aula 14)
Apresentação e discussão dos trabalhos em grupo: projetos de ação educativa.
(Aula 15)
Apresentação e discussão dos trabalhos em grupo: projetos de ação educativa.
- Procedimentos de Matrícula: após o preenchimento de sua inscrição será gerado automaticamente:
- Comprovante de Inscrição;
- Boleto bancário ou a opção por cartão de crédito para pagamento da matrícula.
- Em caso do responsável financeiro não ser o próprio aluno deverá ser assinado o TERMO DE ADITAMENTO AO CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS pelo efetivo responsável, cujo documento deverá ser solicitado pelo seguinte e-mail: contasareceber@fundasp.org.br e entregue pessoalmente nesse mesmo setor.
- Efetivação de matrícula: após o pagamento da primeira parcela do plano sua matrícula será efetivada.
Documentos
- Cópia do CPF, RG e comprovante de residência (com CEP)
- Cópia do Diploma de Graduação
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Os documentos deverão ser anexados no ato da inscrição. O aluno responsabiliza-se pela absoluta exatidão e veracidade dos documentos anexados no Portal de Inscrições. (Você poderá verificar os documentos pendentes acessando a Central do Candidato). Regras para entrega de Diplomas de outros países: Os diplomas de Graduação obtidos no exterior, obrigatoriamente, serão aceitos somente após revalidação/reconhecimento no Brasil, seguindo a legislação vigente.
Observações Especiais
A REALIZAÇÃO DO CURSO ESTÁ SUJEITA A NÚMERO MÍNIMO DE MATRICULADOS.
Caso o curso não se viabilize, você será avisado (a) com antecedência à data prevista para o início das atividades. Somente neste caso, os valores pagos serão devolvidos.
Em caso de dúvidas entre em contato pelo e-mail: inscricaosaecontinuada@pucsp.br