Estudo das Histórias das Exposições, compreendendo as mostras mais significativas no Brasil e no exterior, como a Bienal de São Paulo e a Documenta de Kassel, a partir dos anos 1950, analisando as questões institucionais que grandes exposições ensejam, os modos como as obras de arte foram apresentadas, seu contexto expográfico, suas relações com a história da arte e a recepção da crítica
Objetivos
Objetivo Geral
Apresentar como é nas exposições que as obras de arte realizam sua função central de estar em contato com um público abrangente, e tudo que circunda essa relação: o papel das instituições, o mecenato, o financiamento público e privado, as mostras como espaço de experimentação, os desafios da curadoria.
Objetivos Específicos
Analisar as questões que envolvem grandes exposições a partir de estudos de caso que possibilitem entender o contexto da arte contemporânea, como algumas edições da Bienal de São Paulo e da Documenta de Kassel, assim como exposições que marcaram época como a Mostra do Redescobrimento, em 2000.
Sobre o Curso
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Categoria: Extensão
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Público-alvo:
Profissionais das áreas de Artes, Comunicação, Design, Arquitetura, Ciências Sociais, História, Museologia, Relações Públicas, Publicidade, Jornalismo, Filosofia, Educação e interessados em atuar na área de Produção e Gestão Cultural, além de aprofundar conhecimentos na área da Crítica e Curadoria de Arte.
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Duração: 24hs
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Local: Online
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Professor em Destaque
Prof. Dr. Fabio Cypriano
É professor com livre docência em Comunicação e Artes pela PUC-SP. Possui graduação em Comunicação Social - Jornalismo, mestrado e doutorado em Comunicação e Semiótica, ambos pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), e pós-doutorado pela USP com o tema A Bienal de São Paulo e a elite paulista, sob supervisão do professor doutor Jorge Schwartz. É líder do Grupo de Pesquisa DOC_ARTE - Práticas Documentais e Arte e diretor da Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da PUC-SP, onde, como professor associado, ministra aulas na graduação e no mestrado lato sensu. Viveu em Berlim (1997 - 2000) para a pesquisa do doutorado sobre Pina Bausch, com bolsa da Fundação Konrad Adenauer. Foi colaborador do jornal O Estado de S. Paulo, entre 1998 e 2000, repórter e crítico da Folha de S. Paulo, de 2000 a 2019. É ainda membro do Conselho Editorial de ARTE!Brasileiros (Brasil) e do Comitê editorial de South as a State of Mind (Atenas), além de colaborador das revistas Frieze (Inglaterra), Flash Art (Itália) e Atlántica (Espanha) É membro do Conselho Consultivo da Associação Cultural Videobrasil e Associado Efetivo do Goethe Institut São Paulo. É autor de Pina Bausch (Sesc, 2018), organizador de Histórias das Exposições. Debates urgentes (Estação, 2018) e co-organizador de Histórias das Exposições - Casos Exemplares (Educ, 2016), entre outros.
Saiba Mais
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Professor
Prof. Dr. Fábio Cypriano
Conteúdo Programático:
1ª. semana (11/03) – Porque estudar as Histórias das Exposições. O começo na Central Sain Martin. “When Attitudes become Form”, a mostra que determina o curador como parte essencial do sistema e seus desdobramentos.
2ª. semana (18/03) – A Documenta de Kassel – como uma mostra contra o nazismo se tornou a mais importante do circuito contemporâneo, a partir de um processo de seleção democrática e a valorização do experimental.
3ª. semana (25/03) – A Bienal de São Paulo: o contexto para o surgimento da mais importante exposição de arte do Brasil, na mesma época do MAM-SP e MASP. O papel dos mecenas Assis Chateaubriand e Ciccillo Matarazzo. As Bienais históricas – Guernica no Brasil.
4ª. semana (01/04) – A Bienal de São Paulo na era dos curadores: como Walter Zanini, Paulo Herkenhoff e Lisette Lagnado reformularam a instituição e criaram novas formas de ver a arte.
5ª. semana (08/04) – Manifesta na Europa: uma mostra feita para o contexto de distintas cidades. Zurique e Palermo como estudos de caso.
6ª. semana (15/04) – A Mostra do Redescobrimento (2000): espetacularização, gigantismo, internacionalização da arte brasileira.
7ª. semana (22/04) – seminários (Lina Bo Bardi, Emanoel Araujo, Frederico de Moraes)
8ª. semana (29/04) – seminários (Aracy Amaral, Nelson Brissac, Walter Zanini)
- Procedimentos de Matrícula: após o preenchimento de sua inscrição será gerado automaticamente:
- Comprovante de Inscrição;
- Boleto bancário ou a opção por cartão de crédito para pagamento da matrícula.
- Em caso do responsável financeiro não ser o próprio aluno deverá ser assinado o TERMO DE ADITAMENTO AO CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS pelo efetivo responsável, cujo documento deverá ser solicitado pelo seguinte e-mail: contasareceber@fundasp.org.br e entregue pessoalmente nesse mesmo setor.
- Efetivação de matrícula: após o pagamento da primeira parcela do plano sua matrícula será efetivada.
Documentos
- Cópia do CPF, RG e comprovante de residência (com CEP)
- Cópia autenticada do Diploma de Graduação
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Os documentos deverão ser anexados no ato da inscrição. O aluno responsabiliza-se pela absoluta exatidão e veracidade dos documentos anexados no Portal de Inscrições. (Você poderá verificar os documentos pendentes acessando a Central do Candidato). Regras para entrega de Diplomas de outros países: Os diplomas de Graduação obtidos no exterior, obrigatoriamente, serão aceitos somente após revalidação/reconhecimento no Brasil, seguindo a legislação vigente.
Observações Especiais
A REALIZAÇÃO DO CURSO ESTÁ SUJEITA A NÚMERO MÍNIMO DE MATRICULADOS.
Caso o curso não se viabilize, você será avisado(a) com antecedência à data prevista para o início das atividades.Somente neste caso, os valores pagos serão devolvidos.
Em caso de dúvidas entre em contato pelo e-mail: inscricaosaecontinuada@pucsp.br