O curso fornece conceitos fundamentais da museologia, da constituição e difusão de objetos históricos e de arte. Compreender a estrutura histórica do sistema de exposição de arte, observando as rupturas bem como a estabilização de discursos da instituição do museu na sociedade
Objetivos
- Levantar e debater conceitos históricos sobre museus
- Discutir a epistemologia dos museus e seus desdobramentos
- Problematizar a condição narrativa das exposições e coleções
- Compreender a posição social do museu e seus desdobramentos
- Ampliar o debate sobre as experiências sociais individuais x a constituição de patrimônio
- Estimular o olhar crítico em seminários e debates visando o trabalho monográfico.
Sobre o Curso
-
Categoria: Extensão
-
Público-alvo:
O curso é destinado a pesquisadores e profissionais nas áreas de Educação, História, Jornalismo, Museologia, Artes, Geografia, Ciências Sociais, Economia, Administração, Serviço Social, Relações Internacionais, profissionais da área de patrimônio, cultura, instituições de memória, museus, gestão e produção cultural e público em geral interessado na área e no tema, desde que portadores de diploma de curso superior.
-
Duração: 30h
-
Local: Campus Monte Alegre
-
INSCREVA-SEna lista de interesse
Professor em Destaque
Prof. Me. Pedro Nery
Pedro Nery é Historiador, museólogo e curador. Mestre pelo programa de pós Interunidades em Museologia (2015), desenvolve pesquisa acadêmica voltada para história das instituições museais e formação de acervos. Curador em exposições de arte e história, foi curador da retrospectiva de Rosana Paulino “Costura da Memória” na Pinacoteca de São Paulo e no Museu de Arte do Rio de Janeiro e atualmente é museólogo do Museu de Arte Moderna de São Paulo.
Se você deseja obter informações sobre algum professor, clique no nome desejado para acessar seu Currículo.
Coordenação
Prof. Me. Pedro Nery
Professores
Prof. Me. Pedro Nery
Dados sujeitos a alterações.
Semana1: Apresentação do curso.
Semana 2: Museus coleções e narrativa.
Semana 3: Museologia, a sociomuseologia e o museu integral.
Semana 4: Debate.
Semana 5: Debate, texto 2.
Semana 6: Exposição de Arte 1: do século XIX ao XX.
Semana 7: Exposição de Arte 2: Do cubo Branco à Lina Bo Bardi.
Semana 8: Debate, texto 3.
Semana 9: Debate, texto 4.
Semana 10: Museus de Arte, perspectivas contemporâneas.
Semana 11: Visita a Museu (combinar com Vivian Sarraf).
Semana 12: Visita a Museu (combinar com Vivian Sarraf).
Semana 13: Estudo de caso / Seminário Alunos / discussões para monografia.
Semana 14: Estudo de caso / Seminário Alunos / discussões para monografia.
Semana 15: Estudo de caso / Seminário Alunos / discussões para monografia.
- Procedimentos de Matrícula: após o preenchimento de sua inscrição será gerado automaticamente:
- Comprovante de Inscrição;
- Boleto bancário ou a opção por cartão de crédito para pagamento da matrícula.
- Em caso do responsável financeiro não ser o próprio aluno deverá ser assinado o TERMO DE ADITAMENTO AO CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS pelo efetivo responsável, cujo documento deverá ser solicitado pelo seguinte e-mail: contasareceber@fundasp.org.br e entregue pessoalmente nesse mesmo setor.
- Efetivação de matrícula: após o pagamento da primeira parcela do plano sua matrícula será efetivada.
Documentos
- Cópia do CPF, RG e comprovante de residência (com CEP)
- Cópia do Diploma de Graduação
- 1 foto 3x4 recente
Os documentos deverão ser anexados no ato da inscrição. O aluno responsabiliza-se pela absoluta exatidão e veracidade dos documentos anexados no Portal de Inscrições. (Você poderá verificar os documentos pendentes acessando a Central do Candidato). Regras para entrega de Diplomas de outros países: Os diplomas de Graduação obtidos no exterior, obrigatoriamente, serão aceitos somente após revalidação/reconhecimento no Brasil, seguindo a legislação vigente.
Observações Especiais
A REALIZAÇÃO DO CURSO ESTÁ SUJEITA A NÚMERO MÍNIMO DE MATRICULADOS.
Caso o curso não se viabilize, você será avisado (a) com antecedência à data prevista para o início das atividades. Somente neste caso, os valores pagos serão devolvidos.
Em caso de dúvidas entre em contato pelo e-mail: inscricaosaecontinuada@pucsp.br