Este curso é concebido com o propósito de habilitar profissionais de variadas áreas a enfrentar questões relativas à transição energéticas e suas implicações sociais, políticas e sociotécnicas. A pobreza e a justiça energética representam sem dúvida uma novidade relativamente recente para o país, no entanto que reconfiguram um conjunto de privações históricas ao interior de novos cenários de transformação climática e tecnológica.
Objetivos
O curso aspira a fornecer aos alunos um instrumental teórico e metodológico para a compreensão e a análise da pobreza e a justiça energética e suas implicações, identificando os atuais impasses e controvérsias com respeito as formas de acesso aos serviços energéticos no Brasil e na América Latina.
Diferenciais
Primeiro, a pobreza energética, sob a forma mais limitada de acesso universal e justo á energia elétrica entra, depois do 2015, no horizonte dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis, com o objetivo no. 7 e, portanto, se torna um objeto de atenção privilegiada para a política internacional, os estados e as comunidades e redes política, académicas, do mercado e da sociedade civil organizada. Segundo, à luz da recessão econômica mundial de 2008 a crise social teve o efeito de destacar a relevância da pobreza energética numa escala jamais alcançada antes.
Sobre o Curso
-
Categoria: Extensão
-
Público-alvo:
O curso destina-se a portadores de diploma de nível superior de qualquer área do conhecimento interessado em abordagem interdisciplinar da temática.
-
Duração: 30h
-
Local: On-line Síncrono
-
INSCREVA-SEna lista de interesse
Professor em Destaque
Prof. Dr. Andrea Lampis
Atualmente desenvolve sua pesquisa de pós-doutorado no Instituto de Energia e Ambiente da USP sobre A Governança da Energia na Macrometrópole Paulista. A pesquisa financiada pela FAPESP é parte do Projeto Temático Governança Ambiental da Macrometrópole Paulista face à variabilidade climática. Andrea Lampis possui doutorado em Social Policy da London School of Economics and Political Science (2009). Entre 2012 e 2018 autuou como professor associado do Departamento de Sociologia na Universidad Nacional de Colombia em Bogotá. Durante os anos entre 2014 e 2018 foi também diretor e editor da Revista Colombiana de Sociología.
Professor em Destaque
Profa. Dra. Raíssa Musarra
Pós-doutora pelo Programa de Pós-graduação em Ciência Ambiental (PROCAM), vinculado ao Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo (IEE/USP), na linha Governança, Impacto e Modelagem Socioambiental. É Mestre em Ciências Sociais (Sociologia e Antropologia) pelo Programa de Pós-Graduação de Ciências Sociais PPGCSoc-UFMA (2011) e Doutora em Ciências Sociais - Sociologia pelo programa de Ciências Sociais da Universidade Federal do Pará - PPGCS-UFPA com estágio doutoral na Universidade de Paris, Villetaneuse - Paris XIII no Departamento "Sociologie/Droit".
Dr. Andrea Lampis e Dra. Raíssa Musarra
- Aula 1
As Raízes da Pobreza Energética I: O Contexto Mundial e Regional
- Aula 2
Transição Energética e Pobreza Energética
- Aula 3
Demografia e Determinantes Socioeconómicos da Pobreza Energética
- Aula 4
Conceitos e Mensuração Da Pobreza
- Aula 5
Pobreza Energética: Conceptos e Indicadores
- Aula 6
Energia Accessível e a um Justo Preço: O Debate do ODS7
- Aula 7
Vulnerabilidade, Justiça e Pobreza Energética
- Aula 8
Pobreza Energética na América Latina
- Aula 9
Pobreza Energética no Brasil
- Aula 10
As Comunidades Energéticas e O Surgimento da Cidadania Energética: Experiencias Regionais
- Procedimentos de Matrícula:: após o preenchimento de sua inscrição será gerado automaticamente:
- Comprovante de Inscrição;
- Boleto bancário ou a opção por cartão de crédito para pagamento da matrícula;
- Em caso do responsável financeiro não ser o próprio aluno deverá ser assinado o TERMO DE ADITAMENTO AO CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS pelo efetivo responsável, cujo documento deverá ser solicitado pelo seguinte e-mail: contasareceber@fundasp.org.br e entregue pessoalmente nesse mesmo setor.
- Efetivação de matrícula: após o pagamento da primeira parcela do plano sua matrícula será efetivada.
Documentos
- Cópia do CPF, RG e comprovante de residência (com CEP)
- Cópia autenticada do Diploma de Graduação para graduados e cópia autenticada do Histórico Escolar para graduandos
- 1 foto 3x4 recente
Os documentos deverão ser anexados no ato da inscrição. O aluno responsabiliza-se pela absoluta exatidão e veracidade dos documentos anexados no Portal de Inscrições. (Você poderá verificar os documentos pendentes acessando a Central do Candidato). Regras para entrega de Diplomas de outros países: Os diplomas de Graduação obtidos no exterior, obrigatoriamente, serão aceitos somente após revalidação/reconhecimento no Brasil, seguindo a legislação vigente.
Observações Especiais
A REALIZAÇÃO DO CURSO ESTÁ SUJEITA A NÚMERO MÍNIMO DE MATRICULADOS.
Caso o curso não se viabilize, você será avisado (a) com antecedência à data prevista para o início das atividades. Somente neste caso, os valores pagos serão devolvidos.
Em caso de dúvidas entre em contato pelo e-mail: inscricaosaecontinuada@pucsp.br