Este curso tem como objetivo abordar os aportes, interpelações e contribuições das teorias feministas e de gênero para a reflexão no campo de conhecimento da Psicologia como ciência e profissão.
Diferenciais
Colaborar para a construção de uma epistemologia feminista na Psicologia.
Objetivos
- Abordar a historia do feminismo no ocidente articulando-a junto à história da Psicologia;
- Caracterizar a contribuição de psicólogas pioneiras neste campo, seu consequente apagamento e invisibilização;
- Refletir sobre as práxis feministas nas diversas atuações da prática psicológica;
Professor em Destaque
Prof.ª Dra. Carla Cristina Garcia
Graduada (1988), mestre (1991) e doutora (2000) em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), com pós-doutorado no Instituto Jose Maria Mora (México - DF) (2004). Professora assistente doutora na PUC-SP e professora titular na Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Tem experiência nas áreas de Sociologia de Gênero, Estudos Feministas e Lazer Urbano, atuando nos seguintes temas: gênero, mulheres, condição social, relações sociais e políticas sociais. É coordenadora do Inanna - Núcleo Transdiciplinar de Investigações de Sexualidades, Gênero e Diferenças da PUC-SP e autora de diversos livros, entre eles Ovelhas na Névoa: um Estudo sobre Mulheres e a Loucura; Produzindo Monografia; Sociologia da Acessibilidade e Breve História do Feminismo. Saiba mais
Saiba Mais
Professor em Destaque
Profa. Dra. Beatriz Borges Brambilla
Psicóloga (CRP-06/98.368). Doutora em Psicologia Social (PUC/SP). Mestra em Psicologia da Saúde (UMESP). Docente e Supervisora de Estágios em Psicologia na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Pesquisa o nó exploração-dominação-opressão e violência numa perspectiva interseccional, colaborando com pesquisas em Programas de Pós-Graduação na interface dos estudos interdisciplinares junto a Rede Africanidades (UFBA), ào Laboratório de Estudos de Saúde e Sexualidade (Lessex) e ao Núcleo Inanna de pesquisa e investigação de teorias de gênero, sexualidades e diferenças, ambos na PUC SP. Atua na assessoria e supervisão de diferentes projetos e organizações sociais na interface entre Psicologia, Políticas Públicas e Direitos Humanos, com destaque à política de Assistência Social, Segurança Pública, Justiça e Direitos Humanos, desenvolvendo pesquisa e assistência com mulheres, crianças, adolescentes, famílias e pessoas LGBTI+ e comunidades em situação de violência. Coordena o curso de Aprimoramento Clínico-Institucional na Clínica da Sexualidade e Gênero (PUC/SP).É tutora do Programa de Educação Tutorial, PET/PSICOLOGIA, sendo bolsista do FNDE/MEC. Atualmente tem colaborado com o Ministério da Justiça, junto à Secretaria Nacional de Segurança Pública no Curso Nacional de Atendimento à Mulher em Situação de Violência no âmbito do Sistema Único de Segurança Pública
Saiba Mais
O curso inicia-se analisando a situação das mulheres em psicologia (como sujeitos e objetos de conhecimento); no segundo encontro abordará como o feminismo, como teoria crítica e movimento social, transformou a psicologia discutindo como as psicólogas pioneiras usaram seu conhecimento científico para desmascarar mitos sobre a inferioridade das mulheres e os efeitos em sua saúde. No terceiro encontro analisará como os feminismos dos anos 70 denunciaram o androcentrismo em saúde mental e criaram grupos de autoconsciência como formas coletivas de politizar os desconfortos com efeitos terapêuticos. No último encontro analisará como as psicólogas feministas criticaram a essencialização das diferenças e dualismos sexo/gênero e a patologização da diversidade. O curso termina com uma reflexão sobre as relações entre feminismo e psicologia hoje. Os temas estão distribuídos da seguinte forma:
- 1 aula: A teoria crítica feminista como corretivo epistêmico em psicologia
- 2 aula: A exclusão histórica das mulheres como sujeito de conhecimento em psicologia
- 3 aula: O conhecimento científico das psicólogas pioneiras como resistência feminista
- 4 aula: Da psicologia que constrói o feminino ao feminismo que reconstrói a psicologia
- Procedimentos de Matrícula: após o preenchimento de sua inscrição será gerado automaticamente:
- Comprovante de Inscrição;
- Boleto bancário ou a opção por cartão de crédito para pagamento da matrícula.
- Em caso do responsável financeiro não ser o próprio aluno deverá ser assinado o TERMO DE ADITAMENTO AO CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS pelo efetivo responsável, cujo documento deverá ser solicitado pelo seguinte e-mail: contasareceber@fundasp.org.br e entregue pessoalmente nesse mesmo setor.
- Efetivação de matrícula: após o pagamento da primeira parcela do plano sua matrícula será efetivada.
Documentos
Documentos
- Cópia do CPF, RG e comprovante de residência (com CEP)
- Cópia autenticada do Diploma de Graduação para graduados e cópia autenticada do Histórico Escolar para graduandos
- 1 foto 3x4 recente
Os documentos deverão ser anexados no ato da inscrição. O aluno responsabiliza-se pela absoluta exatidão e veracidade dos documentos anexados no Portal de Inscrições. (Você poderá verificar os documentos pendentes acessando a Central do Candidato). Regras para entrega de Diplomas de outros países: Os diplomas de Graduação obtidos no exterior, obrigatoriamente, serão aceitos somente após revalidação/reconhecimento no Brasil, seguindo a legislação vigente.
Observações Especiais
A REALIZAÇÃO DO CURSO ESTÁ SUJEITA A NÚMERO MÍNIMO DE MATRICULADOS
Caso o curso não se viabilize, você será avisado(a) com antecedência à data prevista para o início das atividades. Somente neste caso, os valores pagos serão devolvidos.
Em caso de dúvidas entre em contato pelo e-mail: inscricaosaecontinuada@pucsp.br