O curso tem como principal objetivo relacionar o esporte com formas de colonialismo praticadas, principalmente pela Europa, nos séculos XX e XXI. Extremamente popular e tido como um fenômeno sociocultural do mundo moderno, o esporte também foi uma importante área de atuação para o colonialismo, método de dominação de uma nação a base da força. Exemplos desta relação podem ser vistos através de diferentes figuras da estrutura esportiva, como federações, governos, dirigentes, atletas e eventos internacionais, como a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos. O curso focará tanto no século XX, período em que começa a ruir o colonialismo, quanto no século XXI através das novas formas de colonização, também conhecidas como neocolonialismo.
Objetivos
Discutir e analisar os efeitos e ações coloniais na sociedade através da ótica do esporte; compreender o esporte como campo de estudo para questões históricas, políticas e sociais; relacionar o esporte com momentos históricos do mundo moderno; incentivar novos estudos interdisciplinares que dialogam com o tema do curso.
Diferenciais
Este curso tem como diferencial estudar o colonialismo através da perspectiva do esporte. Elemento bastante presente na sociedade moderna, o esporte também foi um campo que sofreu e sentiu os efeitos do colonialismo ocidental durante o século XX e XXI, tanto em sua estrutura política e administrativa, quanto através de seus personagens e eventos internacionais. Desta forma se oferece uma oportunidade de análise diferenciada sobre esses períodos históricos e sociais.
Sobre o Curso
-
Categoria: Extensão, Curso Novo
-
Público-alvo:
Profissionais e estudantes das áreas das Ciências Humanas, Ciências Sociais, História, Sociologia, Comunicação, Relações Internacionais, Estudos do Esporte, Direito, além de que pessoas que queiram conhecer o assunto e os temas pesquisados.
-
Duração: 12h
-
Local: On-line Síncrono
-
INSCREVA-SEna lista de interesse
Professor em Destaque
Prof. Dr. Guilherme Silva Pires de Freitas
Guilherme Freitas: Doutor em Mudança Social e Participação Política e Mestre em Estudos Culturais ambos pela Escolas de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH/USP), especialista em Globalização e Cultura pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESP-SP) e bacharel em comunicação social/jornalismo pelo Centro Universitário FIAMFAAM.
Prof. Dr. Guilherme Silva Pires de Freitas
Aula 1: Introdução e colonialismo. Inicialmente na primeira aula será feita uma introdução e apresentação do tema de estudo deste curso de extensão. Em seguida a aula terá como objetivo discutir a questão e conceito do colonialismo, detalhando suas características políticas e históricas, os exemplos e modelos de colonialismo praticados e os impactos que ele causou nas populações onde foi implantado. A aula buscará ainda trazer exemplos das ações coloniais impostas no decorrer do século XX pelas potências ocidentais, principalmente na África e Ásia e mostrar como ele foi praticado em vários campos, dando um gancho para a próxima aula que abordará o esporte.
Aula 2: Esporte. Esta aula terá como objetivo estudar e analisar o campo do esporte, fenômeno sociocultural e parte da cultura de massas desde o século XX. Será explicado aqui o processo de popularização das práticas esportivas, o surgimento das entidades esportivas que ajudaram a fortalecer identidades nacionais, os impactos da globalização no esporte e o procedimento de espetacularização das modalidades na sociedade moderna. A aula também vai relacionar o campo do esporte com as áreas de estudo da sociologia e relações internacionais.
Aula 3: Relações entre esporte e colonialismo no século XX. Esta aula terá como objetivo relacionar os dois elementos principais do curso, o colonialismo e o esporte. A aula mostrará como ambos sempre caminharam próximos no decorrer do século XX. Grandes eventos internacionais como a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos foram algumas das vitrines para a ideologia colonial pode se exibir ao mundo. Dirigentes e entidades esportivas reforçaram comportamentos de opressão dentro do ambiente esportivos e exemplos de histórias de lutas anticoloniais por parte de atletas também serão trazidas aos alunos.
Aula 4: O neocolonialismo, o esporte no século XXI e encerramento. Após o fim dos impérios e das ocupações territoriais, os antigos algozes continuaram reproduzindo ações opressivas através do chamado neocolonialismo. Essa prática imposta pelas potências econômicas segue ocorrendo no século XXI em diferentes campos, como no caso do esporte. Seja nas controversas relações entre entidades esportivas e governos ou no mercado de transferência de jogadores de futebol do sul global para a Europa, por exemplo. Algumas histórias sobre esses gatos serão trazidas aos alunos e haverá um encerramento para sanar as últimas questões.
- Procedimentos para Matrícula: após o preenchimento da inscrição serão gerados automaticamente:
- Comprovante de inscrição;
- Boleto bancário ou a opção por cartão de crédito para pagamento da matrícula.
- Caso o responsável financeiro não seja o próprio aluno, é necessário que o responsável efetivo assine o Termo de aditamento ao contrato de prestação de serviços educacionais. Esse documento deverá ser solicitado pelo e-mail: contasareceber@fundasp.org.br e após preenchido, deverá ser entregue pessoalmente no Setor de Contas a receber.
- Efetivação de matrícula: a matrícula será efetivada após o pagamento da primeira parcela.
Documentos
- Cópia do CPF, RG e comprovante de residência (com CEP)
- Cópia do Diploma de Graduação ou cópia do Histórico Escolar para graduandos
- 1 foto 3x4 recente
Os documentos deverão ser anexados no ato da inscrição. O aluno responsabiliza-se pela absoluta exatidão e veracidade dos documentos anexados no Portal de Inscrições. (Você poderá verificar os documentos pendentes acessando a Central do Candidato). Regras para entrega de Diplomas de outros países: Os diplomas de Graduação obtidos no exterior, obrigatoriamente, serão aceitos somente após revalidação/reconhecimento no Brasil, seguindo a legislação vigente.
Observações Especiais
A realização do curso está sujeita a número mínimo de matriculados.
Caso o curso não se viabilize, você será avisado (a) com antecedência à data prevista para o início das atividades. Somente neste caso, os valores pagos serão devolvidos.
Em caso de dúvidas entre em contato pelo e-mail: inscricaosaecontinuada@pucsp.br