Programa inicia suas atividades de 2019 com aula inaugural de Juliano Garcia Pessanha

Evento reuniu alunos, ex-alunos e comunidade acadêmica em geral

O ano letivo de 2019 no Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária da PUC-SP teve início com a palestra do escritor e professor Juliano Garcia Pessanha, intitulada “O estado da arte na pós-história”. O evento aconteceu no dia 19 de fevereiro e reuniu estudantes e professores de várias áreas, além da comunidade externa. Pessanha abordou o papel da literatura em nossos dias e refletiu sobre a posição do escritor e suas funções diante da atual realidade. Provocador e bem-humorado, Juliano Pessanha levou a plateia a considerar novas perspectivas sobre a arte e sua criação.
Pessanha une literatura e filosofia, ensaio e memória para trazer à baila ideias inovadoras na chave da efetivação pela negação: sua literatura se faz na negação da literatura. O autor é graduado em filosofia pela Universidade de São Paulo, mestre em psicologia clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e doutor em Filosofia pela Universidade de São Paulo. Escreveu a trilogia Sabedoria do nunca (1999), Ignorância do sempre (2000) e Certeza do agora (2002), assim como publicou Instabilidade perpétua (2009), todos reunidos em nova edição sob o título Testemunho transiente (Cosac Naify, 2015), vencedor do Prêmio APCA, Grande Prêmio da Crítica, categoria Literatura. Suas reflexões estão alinhadas com Nietzsche, Heidegger e Sloterdijk, dialogando com as obras de Kafka, Musil, Gombrowicz, Blanchot e Cioran.
A professora doutora Maria Aparecida Junqueira, coordenadora do Programa, sobre a aula inaugural, afirmou que “o escritor e professor Pessanha trouxe reflexões fundamentais e sensíveis para se repensar a literatura e a crítica hoje, atualizando-as em um contexto multi e transdisciplinar que põe em xeque o que se nomeia como literatura e crítica, devolvendo, para este século, a inquietude do objeto, do escritor e do leitor”.

Aula inaugural
Corpo docente do programa de Literatura e Crítica Literária atento à fala de Juliano Garcia Pessanha; auditório 100A tomado pelo público formado por alunos e ex-alunos, bem como externos ao programa; coordenadora Maria Aparecida Junqueira realiza fala de abertura do semestre (da esquerda para a direita, de cima para baixo).